Código: 9227
Objetivo

O curso ocorrerá em plataforma online

O objetivo deste curso é refletir sobre o direito à hospitalidade na sociedade contemporânea. Para tanto, parte do conceito de hospitalidade incondicional proposto por Derrida (2003), discute a ética da hospitalidade desenvolvida por Innerarity (2001) e a abordagem política da hospitalidade de Boudou (2017), para centrar-se na reflexão sobre o direito à hospitalidade (GAILLE-NIKODIMOV, 2011).
Com o propósito de problematizar os movimentos sociais e o exercício da cidadania a partir de exemplos do contexto paulistano, o curso se inicia com a constituição dos laços sociais fundamentada na teoria da dádiva de Marcel Mauss, atualizada para a sociedade contemporânea por Caille e Godbout (1999). Segue-se a problematização da inclusão, exclusão e hostilidade fundamentada no acolhimento e nas leis da hospitalidade, centrando-se a partir de então na hospitalidade incondicional, na ética, na política e no direito à hospitalidade. Finalmente, o curso apresenta uma visão prática da aplicação dos conceitos da hospitalidade na vida e nas organizações.

Corpo Docente

Gilberto Guimaraes - coordenador (Doutor em hospitalidade, Mestre em filosofia, Psicanalista. É palestrante e consultor, abordando temas como hospitalidade, motivação e empatia).
Professores convidados: Senia Bastos (Mestre e Doutora em História pela PUC-SP. Pesquisadora do CNPq, docente e líder do Grupo de Pesquisa Dimensões e Contextos da Hospitalidade, da Universidade Anhembi Morumbi).
Laura Castelhano (Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-SP. Docente e pesquisadora do Núcleo de Psicologia do Trabalho e das Organizações da PUC-SP).

Conteúdo Programático
  • Teoria da dádiva.
  • Acolhimento.
  • Leis da hospitalidade.
  • Hospitalidade incondicional.
  • Ética da hospitalidade.
  • Política da hospitalidade.
  • Direito à hospitalidade.
  • Hospitalidade na área da saúde.
  • Hospitalidade na área de serviços.
  • Hospitalidade nas organizações.

ESTRATÉGIAS: Métodos e técnicas de aprendizagem: Leitura de textos veiculados na imprensa e de pesquisadores especialistas na temática; Análise de imagens, documentários e filmes; Aula expositiva. Habilidades e competências desenvolvidas para que os educandos sejam capazes de: Relacionar a teoria da dádiva com a constituição dos laços sociais e dos movimentos sociais. Problematizar a cidadania e o direito à hospitalidade.

Destinado a

Psicólogos, psicanalistas, educadores, assistentes sociais, jornalistas e todos aqueles que trabalhem com acolhimento, cidadania, direito e hospitalidade.

Duração/Horário

Duração:

13/04/2024 a 18/05/2024.

Horário

Sábado, das 09h00 às 12h00.

Informações para inscrições

curso será no formato online, ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 18 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 11 de abril de 2024.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 702,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Compartilhar com: