Código: 9265
Objetivo

O curso ocorrerá em plataforma online

Este curso visa apresentar os elementos de base do pensamento de Christopher Bollas, um dos mais criativos psicanalistas da tradição independente britânica, que tem feito um trabalho inestimável de retomada do cerne do método analítico, à luz das teorizações contemporâneas sobre a intersubjetividade. Reelaborando e ampliando a rede conceitual psicanalítica - com as ideias fundamentais de inconsciente receptivo, associação livre ampliada e articulação do idioma singular como meta da análise -, Bollas nos fornece um instrumental clínico e de reflexão ética e política muito potente para os desafios com que nos defrontamos na contemporaneidade.

Corpo Docente

Lia Pitliuk (Psicóloga e psicanalista. Membro do “Departamento de Psicanálise”, do “Espaço Potencial Winnicott” e do “Departamento de Psicanálise com Crianças” do Instituto Sedes Sapientiae, onde é docente no curso de formação de analistas. Docente também no curso de pós-graduação e em cursos livres do Instituto Gerar, do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro e do EFESP).

Conteúdo Programático
  • A função transformacional.
  • Lugares e funções do objeto / outro.
  • A dimensão estética.
  • O inconsciente receptivo.
  • Genera.
  • Self – idioma – character.
  • Fado – destino – futuros.

ESTRATÉGIAS: As aulas serão compostas por exposições pelo professor e discussão dos textos.

Destinado a

Interessados no pensamento de Christopher Bollas.

Duração/Horário

Duração:

16/04/2024 a 25/06/2024.

Horário

Terça-feira, das 20h30 às 22h00. (quinzenal).

Informações para inscrições

curso será no formato online, ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 09 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 12 de abril de 2024.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 351,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Compartilhar com: