Código: 9266
Objetivo

O curso ocorrerá no formato presencial

O curso busca articular conceitos psicanalíticos e de saberes correlatos à prática profissional no campo das Políticas Públicas da Saúde Mental e da Assistência Social, fornecendo subsídios para atuação profissional no SUS (Sistema Único de Saúde) e no SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Corpo Docente

Flávia de Almeida Prado Cézari (Psicóloga graduada pelo IPUSP; Psicanalista membro e atual Acompanhante Clínica dos alunos do primeiro ano do curso Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UNIFESP, já atuou nos campos da Assistência Social e da Saúde Mental. Atualmente, trabalha na clínica com crianças, adolescentes e adultos e em supervisão de profissionais em contexto clínico e institucional. Acompanhante Terapêutica (AT) pelo Curso Contato de Formação em Acompanhamento Terapêutico).

Giovana Telles Jafelice (Psicóloga graduada pelo IPUSP; Psicanalista membro aspirante do Departamento Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Especialista em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós graduada em Gestão Pública em Saúde pela UNICAMP. Atua no CAPS II Bem Viver de Jundiaí - SP e em consultório particular em São Paulo - SP. Trabalhou como gerente do CAPS III Adulto - Sem Fronteiras de Jundiaí/ SP. Acompanhante Terapêutica (AT) pelo Curso HabitAT de Formação em Acompanhamento Terapêutico).

Conteúdo Programático
  • Sistema Único de Saúde (SUS), Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica, Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Proteção Social.
  • Sujeito de direitos e sujeitos de desejo: a atuação do psicanalista na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
  • Infância e Adolescência: processos de subjetivação no contexto brasileiro contemporâneo.
  • Projeto Terapêutico Singular e (PTS), Plano Individual de Atendimento (PIA) e dispositivos grupais em Psicanálise.

ESTRATÉGIAS: Discussões de textos e filmes, dinâmicas de grupo, apresentação de slides, discussão de casos clínicos e situações -problemas.

Destinado a

Psicólogos, psicanalistas, profissionais da saúde e da assistência social, bem como estudantes dos mais diversos níveis nestas áreas do conhecimento ou áreas concernentes.

Duração/Horário

Duração:

06/04/2024 a 11/05/2024.

Horário

Sábado, das 09h00 às 12h00.

Informações para inscrições

O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.

Carga horária: 18 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 04 de abril de 2024.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 702,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Compartilhar com: