Código: 9280
Objetivo

O curso ocorrerá no formato presencial

  • vivenciar e aprender a ser movedor e a testemunhar;
  • promover a percepção de si em movimento e na fala, e com isso a consciência corporificada;
  • desenvolver a linguagem verbal da experiência sensorial e relacional;
  • aprender a linguagem perceptiva (verbal), favorecendo a diminuição das interpretações, e criando um campo compreensivo.
Corpo Docente

Mara Castro (Psicóloga junguiana (PUC-SP), doutora em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos Junguianos (PUC-SP), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), professora do curso de especialização em Jung e Corpo (Instituto Sedes Sapientiae - SP), formação em Movimento Autêntico (CIMA - RJ)).

Conteúdo Programático

O Movimento Autêntico é uma abordagem somática criada pela dança-terapeuta e bailarina norte americana, Mary Whitehouse (1911- 1979), em meados da década de 1950. Duas alunas de Mary deram continuidade ao aprofundamento e desenvolvimento dessa abordagem, são elas a analista junguiana, Joan Chodorow, e a dança-terapeuta, Janet Adler.
Esse curso percorre, de maneira introdutória, essa trajetória do próprio método e suas implicações na teoria e na prática.
Importante dizer que essa prática surge a partir da dança, mas ganhou contornos próprios, tratando-se atualmente, do que genericamente podemos nomear como movimento corporal e não especificamente dança.
Trabalharemos principalmente a partir da experiência de como temos praticado e estudado o Movimento Autêntico aqui no Brasil, onde foi introduzido por Soraia Jorge (aluna de Janet Adler) que o entende como “…uma abordagem somática relacional, uma prática do testemunho, que se dá por uma pesquisa-prática do movimento, do gesto, da palavra e da relação com o outro” (Jorge, 2018).
A prática do Movimento Autêntico oferece um campo interativo propício para a percepção, experimentação e criação de si, bem como para a percepção de si na relação com o outro, favorecendo uma diminuição das projeções, dos julgamentos e das interpretações nas relações interpessoais.

ESTRATÉGIAS: É um curso prático e teórico, portanto haverá a prática-vivencial de movimento corporal, bem como discussões sobre textos que embasam a prática, principalmente das autoras citadas no conteúdo programático.

Destinado a

Público em geral, que tenha interesse e disponibilidade para perceber-se em movimento e na relação com o outro. Não é necessário experiência prévia em dança e/ou práticas somáticas.

Duração/Horário

Duração:

19/03/2024 a 14/05/2024.

Horário

Terça-feira, das 09h30 às 11h30.

Informações para inscrições

O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.

Carga horária: 18 horas.

Nº vagas: 20 (vinte).

Matrícula até: 17 de março de 2024.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 702,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Compartilhar com: