Código: 9301
Objetivo

O curso ocorrerá no formato presencial

Oferecer um lugar seguro para que cada um possa falar de suas dificuldades em relação à escrita dos textos acadêmicos-científicos-técnicos e encontrar formas de dissipá-las.
Fornecer subsídios teóricos e práticos para que sejam criados textos bem planejados, que estabeleçam um diálogo consistente com a teoria, que comuniquem de forma clara e bem encadeada as ideias de cada autor.
Fazer com que cada um encontre uma voz autoral com a qual se identifique e sinta-se confortável escrevendo. Assim, é possível ter mais prazer na produção textual e isso estimula o desejo de continuar sempre produzindo.

Corpo Docente

Victoria Cherniavsky - psicóloga (PUC-SP), longa trajetória escrevendo relatórios técnicos para pesquisas de comportamento. Idealizadora da oficina de escrita Memória de mim, que propõe um encontro com as memórias e a ressignificação da biografia. Cofundadora dos Narradores afetivos, grupo que elabora narrativas com alma para empresas e pessoas. Desde 2018, trabalha com Escrita acompanhada, ajudando pessoas a escreverem seus textos de forma mais potente e com menos sofrimento no processo.

Conteúdo Programático

Conectar-se com a escrita: – Dores e delícias do ato de escrever. O que aflige? O que dá medo? O que é prazeroso? – Escrita como ato criativo e práxis: a importância de aguçar a percepção e colocar as palavras para circular no papel. – Técnicas para destravar a escrita e fazê-la avançar. As primeiras versões, a edição, a lapidação.
O tema e seus contornos: – O melhor tema para cada autor: Um tema pelo qual o autor sinta-se afetado, atravessado. – A arte de delimitar o tema: nem tão geral, nem tão particular – a justa medida do alcance que o texto pretende ter. – O tema como tabuleiro: quais peças o autor pode movimentar para jogar o jogo desse tema? Quais pensadores teóricos? Quais interlocutores de outras formas de expressão? Quais experiências vividas na prática? – Como fazer boas perguntas e testar se o tema funciona.
Planejamento: precursor de um bom texto: – Do caos à ordem: como compor as ideias de forma coerente e organizada – Mapa conceitual, curadoria de ideias, subtemas, capítulos… – Formas de pavimentar o caminho para que nem o autor nem o leitor se percam.
Estruturas textuais e suas possibilidades: – A montagem das partes de cada texto em particular – reflexões sobre a forma mais adequada de um texto nascer e se desenvolver. – Diferentes maneiras de estruturar o texto sem nunca perder de vista o fio condutor e a lógica interna.
O diálogo entre o autor e a teoria de referência: – Voz autoral: como se descobrir na escrita e escrever “de dentro para fora”, com uma voz na qual o autor se reconheça e sinta prazer escrevendo. – Diálogo com a teoria – O texto permite que o autor se coloque ou requer um distanciamento científico? Até que ponto o autor pretende se revelar através das relações teórico-práticas que estabelece?

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas, discussão dos temas com o grupo, exercícios práticos de produção textual.

Destinado a

Todos aqueles que sentem alguma dificuldade em expressar suas ideias por escrito ou que gostariam de melhorar a qualidade de seus textos (monografias, casos clínicos, relatórios, artigos). Estudantes e profissionais nas áreas de psicologia, educação, ciências sociais e demais interessados.

Duração/Horário

Duração:

01/04/2024 a 27/05/2024.

Horário

Segundas-feiras, das 19h00 às 20h30.

Informações para inscrições

O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.

Carga horária: 13 horas e meia.

Nº vagas: 20 (vinte).

Matrícula até: 26 de março de 2024.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 526,50 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Compartilhar com: