Código: 129
Objetivo

Formar psicanalistas e transmitir a psicanálise com o apoio dos três elementos essenciais da formação: análise pessoal, estudo crítico da teoria psicanalítica e supervisão de casos clínicos. Desenvolver a escuta psicanalítica a partir do sólido estudo da metapsicologia freudiana e de sua ampliação para os aportes das escolas inglesa e francesa.

Corpo Docente

Ana Carolina Campos Gebrim -acgebrim@gmail.com
Ana Karina Fachini Araujo – karinafachini@uol.com.br
Cecilia Noemi Morelli Ferreira de Camargo - mormicam@gmail.com
Eliane Michelini Marraccini- eliane.marraccini@gmail.com
Gina Tamburrino - ginatamburrino@uol.com.br
Ligia Valdés Gomez - lizgomez@uol.com.br
Lívia Santiago Moreira - livitita@gmail.com
Maria Beatriz Romano de Godoy– biaromagodoy@uol.com.br
Maria Cristina Perdomo - perdomo.cristina@gmail.com
Maria Helena Saleme - sa-leme@uol.com.br
Maria Luiza Scrosoppi Persicano - mlspersicano@gmail.com
Maria Teresa Scandell Rocco - mterezarocco@gmail.com
Mariangela Bento – mariangela.bento@yahoo.com.br
Marta Quaglia Cerruti - marta.cerruti@terra.com.br
Nora Beatriz Susmanscky de Miguelez - noramig@uol.com.br
Oscar Miguelez - oscarmig@uol.com.br
Paulo Marcos Rona - paulo.rona@terra.com.br
Rogéria Coutinho Brandani – robrandani@uol.com.br
Suzana Alves Viana – suzanaviana@gmail.com
Talita Dias Somensi - talita.somensi@gmail.com
Wilson de Albuquerque C. Franco - wilsondeacfranco@gmail.com

Conteúdo Programático
A FORMAÇÃO COMPREENDE:
1) Seminários Teóricos – Formações do Inconsciente. O Inconsciente. Pulsões. Narcisismo e as Identificações. Neurose Obsessiva. Histerias. O Complexo de Édipo. Melanie Klein e as Raízes do Pensamento Arcaico. Angústia, Superego e Édipo Kleinianos. Teoria das Posições e Inveja I e II. Perversão em Freud e Pós Freudianos. Psicose em Melanie Klein e Pós Kleinianos. Perversão em Melanie Klein e Pós Kleinianos. Psicose em Freud e Pós Freudianos.
2) Seminários Clínicos – Atividade realizada em grupo de aproximadamente 8 alunos que apresentam casos clínicos atendidos por eles. São supervisionados por um professor do curso. Por meio dessas discussões à luz da teoria psicanalítica, busca-se expandir e aprimorar a escuta e o manejo clínico.
3) Supervisão Individual – Ocorre no 4º ano. O Supervisor acompanha um mesmo caso atendido pelo aluno ao longo do ano letivo, visando aprofundar a escuta clínica.
4) Trabalho de conclusão do curso – Elaboração de monografia realizada pelo aluno: há 8 encontros de orientação, feita por um professor do curso e apresentação à banca de dois professores, ou: – escrito psicanalítico realizado pelo aluno, sem orientação, avaliado por dois professores, sem apresentação à banca.
5) Atividade prática opcional na clínica psicológica do Instituto Sedes Sapientiae – A atividade implica em processo seletivo conduzido por professores do ISS e profissionais da Clínica. Compreende inserção em equipes clínicas da Clínica do ISS e supervisão específica realizada por professor do curso.
6) Acompanhamento Clínico (AC) – Atividade opcional, para os alunos do 1º ano, realizada em pequenos grupos, visando favorecer a articulação da escuta clínica com os artigos de técnica psicanalítica na teoria freudiana. Acompanhamento clínico (AK) oferecido aos alunos do 2º ano, com os mesmos objetivos, a partir do referencial teórico kleiniano.
7) Formação expandida: Atividades extracurriculares oferecidas pelo Departamento Formação em Psicanálise. São atividades como grupos de estudo de diversos autores das várias linhas da psicanálise, grupos temáticos, minicursos e eventos.
Destinado a

Psicólogos, médicos e profissionais com formação universitária que desejem vir a ser psicanalistas. É imprescindível análise pessoal, e desejável algum conhecimento dos fundamentos da teoria psicanalítica e alguma experiência em prática clínica.

Duração/Horário

Duração:

O curso tem duração de quatro anos, mais o tempo da elaboração e apresentação da monografia ou realização do escrito psicanalítico. Carga horária do curso: 739 horas.

Horário

Seis horas semanais de seminários teóricos e clínicos, realizados às quartas-feiras.

Share on FacebookTweet about this on Twitter