Código: 129
Objetivo

Formar psicanalistas e transmitir a psicanálise com o apoio dos três elementos essenciais da formação: análise pessoal, estudo crítico da teoria psicanalítica e supervisão de casos clínicos. Desenvolver a escuta psicanalítica a partir do sólido estudo da metapsicologia freudiana e de sua ampliação para os aportes das escolas inglesa e francesa.

Corpo Docente

Ana Karina Fachini Araujo, Cecília Noemí Morelli Ferreira de Camargo, Eliane Michelini Marraccini, Gina Tamburrino, Ligia Valdés Gomez, Mariangela Bento, Maria Beatriz Romano de Godoy, Maria Cristina Perdomo, Maria Helena Saleme, Maria Luiza Scrosoppi Persicano, Maria Teresa Scandell Rocco, Marta Quaglia Cerruti, Nora Beatriz Susmanscky Miguelez, Oscar Miguelez, Paulo Marcos Rona, Rogeria Coutinho Brandani, Suzana Alves Viana.

Conteúdo Programático
A FORMAÇÃO COMPREENDE:
1) Seminários Teóricos – Formações do Inconsciente. O Inconsciente. Pulsões. Narcisismo e as Identificações. Neurose Obsessiva. Histerias. O Complexo de Édipo. Melanie Klein e as Raízes do Pensamento Arcaico. Angústia, Superego e Édipo Kleinianos. Teoria das Posições e Inveja I e II. Perversão em Freud e Pós Freudianos. Psicose em Melanie Klein e Pós Kleinianos. Perversão em Melanie Klein e Pós Kleinianos. Psicose em Freud e Pós Freudianos.
2) Seminários Clínicos – Atividade realizada em grupo de aproximadamente 8 alunos que apresentam casos clínicos atendidos por eles. São supervisionados por um professor do curso. Por meio dessas discussões à luz da teoria psicanalítica, busca-se expandir e aprimorar a escuta e o manejo clínico.
3) Supervisão Individual – Ocorre no 4º ano. O Supervisor acompanha um mesmo caso atendido pelo aluno ao longo do ano letivo, visando aprofundar a escuta clínica.
4) Trabalho de conclusão do curso – Elaboração de monografia realizada pelo aluno: há 8 encontros de orientação, feita por um professor do curso e apresentação à banca de dois professores, ou: – escrito psicanalítico realizado pelo aluno, sem orientação, avaliado por dois professores, sem apresentação à banca.
5) Atividade prática opcional na clínica psicológica do Instituto Sedes Sapientiae – A atividade implica em processo seletivo conduzido por professores do ISS e profissionais da Clínica. Compreende inserção em equipes clínicas da Clínica do ISS e supervisão específica realizada por professor do curso.
6) Acompanhamento Clínico (AC) – Atividade opcional, para os alunos do 1º ano, realizada em pequenos grupos, visando favorecer a articulação da escuta clínica com os artigos de técnica psicanalítica na teoria freudiana. Acompanhamento clínico (AK) oferecido aos alunos do 2º ano, com os mesmos objetivos, a partir do referencial teórico kleiniano.
7) Formação expandida: Atividades extracurriculares oferecidas pelo Departamento Formação em Psicanálise. São atividades como grupos de estudo de diversos autores das várias linhas da psicanálise, grupos temáticos, minicursos e eventos.
Destinado a

Psicólogos, médicos e profissionais com formação universitária que desejem vir a ser psicanalistas. É imprescindível análise pessoal, e desejável algum conhecimento dos fundamentos da teoria psicanalítica e alguma experiência em prática clínica.

Duração/Horário

Duração:

O curso tem duração de quatro anos, mais o tempo da elaboração e apresentação da monografia ou realização do escrito psicanalítico. Carga horária do curso: 739 horas.

Horário

Seis horas semanais de seminários teóricos e clínicos, realizados às quartas-feiras.

Share on FacebookTweet about this on Twitter