Código: 8469
Objetivo

O desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais colabora para o indivíduo ter uma vida saudável. Vivemos sempre em contato com outras pessoas e é exatamente nessas relações concretas que aparecem os conflitos. Nos desentendemos, nem sempre sabemos o motivo, e muitas vezes não conseguimos ter consciência de nós nem do outro, porque temos reações diferentes e agimos de maneira diferente. O desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais se apoia no autoconhecimento. Ter consciência de como estamos atuando é o primeiro passo para a mudança e assim conseguirmos uma vida harmoniosa (mesmo com as diferenças individuais). Uma das organizações que sistematiza a aprendizagem Socioemocional é a “Casel.org”.
Objetivos:

  • Sensibilizar as pessoas para a importância do desenvolvimento socioemocional e oferecer ferramentas para sua aprendizagem.
  • Apresentar um panorama e refletir sobre a aprendizagem socioemocional.
  • Introduzir a proposta da “Casel.org”.
  • Fornecer material para reflexão sobre as áreas mencionadas acima bem como empatia.
  • Propor atividades práticas que poderão ser utilizadas pelos alunos em suas relações familiares ou profissionais proporcionando ambiente harmonioso.
  • Ampliar o repertório dos alunos apresentando outras ações que já estão sendo realizadas em diversos ambientes.
  • Ampliar a atuação do aluno com a aprendizagem socioemocional.
Corpo Docente

Ana Luísa Colagrossi, Cristiane Tacla, Francila Novaes, Georgia Vassimon, Marcela Almeida, Maria Christina M. Silvestre - coordenadora, Maria de Betânia Paes Norgen, Valéria Carelli e professores convidados.

Conteúdo Programático

Definição de aprendizagem socioemocional. Apresentação das principais áreas abordadas pela Casel.org: autoconhecimento; autorregulação, habilidades de relacionamento, consciência social e decisões responsáveis. Atividades práticas para o desenvolvimento das áreas citadas no item acima.

ESTRATÉGIAS: O curso está dividido em oito módulos, que oferecem aos participantes: alguns vídeos ou atividades introdutórias com orientações, textos complementares e de apoio, comentários de temáticas e abordagens do tema correspondente ao módulo, além de propostas de interlocução e problematizações através de fóruns, inserções de imagens e exercícios.

Destinado a

A educadores, psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, cientistas sociais, pessoas da área de marketing e da saúde que trabalhem com crianças, jovens e adultos em programas de formação e treinamento, ou capacitação de pessoas.

Duração/Horário

Duração:

06/04/2020 a 08/06/2020.

Horário

FORMA DE PARTICIPAÇÃO:
Os alunos acessarão uma plataforma on-line de estudos, na qual terão contato com os professores por meio de comentários nos fóruns de discussão. A cada semana um novo módulo é disponibilizado ao grupo. Uma vez liberado, o módulo permanecerá aberto até o término do curso, permitindo que os alunos retornem livremente ao conteúdo das aulas, acessando os materiais nos horários que desejarem. Recomendamos aos participantes que reservem de duas a três horas semanais para um bom aproveitamento do curso.
Os materiais foram produzidos exclusivamente para a modalidade on-line pelas próprias professoras do curso.

Share on FacebookTweet about this on Twitter