Código: 5168
Objetivo

Brincar livremente é preciso. (Cilô Lacava).

  1. O CONHECIMENTO EXPERIENCIAL de Fundamentos do Sistema Laban de Análise do Movimento.
  2. Conhecimento dos processos cognitivos, lúdicos e artísticos implicados, potencializando a singularidade/diferencial de cada pessoa no grupo, ampliando a diversidade das trocas de experiências.
  3. Orientar a aplicação da Análise de Movimentos/Laban, em diferentes circunstâncias e realidades de trabalho pessoal e/ou profissional dos alunos, nos campos das artes cênicas (dança, teatro e circo), da educação, da terapia ocupacional, da arte/educação, da saúde, das diferentes abordagens na psicoterapia e em outros campos de atuação dos participantes.
  4. Considerar com Laban, que “O Movimento é a experiência básica da existência” dando fundamentos, suporte e referências práticas na operacionalização das relações, ações, e atividades em todos os fazeres humanos.
Corpo Docente
Maria Cecília CILÔ P. Lacava - coordenadora.
Professores convidados: Márcio Silva e Romeu Rodrigues de Souza.
Conteúdo Programático
Rudolf Laban. Maria Duschenes. Coreosofia. Coreologia. Leis da harmonia espacial do Movimento (corêutica); qualidades do movimento (eucinética) e funções da mente (pensamento, sentimento, sensação, intuição). Temas de Movimentos da Dança Educativa. Movimento: inteligência e prazer cinestésicos. Sinestesia. O Jogo de Movimentos. O Jogo Dramático Infantil: primeiras construções, mapeamentos e reinvenções nos espaços para brincar livremente, criando, pensando e investigando na paixão de conhecer o mundo; Experimentações lúdicas (conexões Laban / Eutonia (Gerda Alexander), Eutonia no Brincar. Os conceitos de Umwelt e de Criatividade. A Força da Gravidade. Propriocepção (consciente e inconsciente), Esquema corporal, Imagem corporal, Sistema límbico. Ontologia do presente: uma reflexão a partir do pensamento da desconstrução (Nietzsche e Foucault). “Rudolf Laban e as modernas ideias científicas da complexidade”. (Jorge de Albuquerque Vieira) Estão incluídas na carga horária do curso, 04 (quatro horas) para aulas individuais com atendimento de necessidades dos Estudos de Movimento.
ESTRATÉGIAS: Atividades prático-teóricas.
Destinado a

Pessoas (com ou sem graduação), que desejam dedicar-se ao conhecimento prático da Arte do Movimento; pessoas que desejam conhecer em si mesmas (CorporalMente), os Princípios Básicos do Movimento estudados e organizados por Rudolf Laban para aplicação em sua vida pessoal e/ou profissional.

Duração/Horário

Duração:

um ano. Carga horária: 64 horas.

Horário

aulas mensais aos sábados, das 08h00 às 16h30, com intervalo para almoço. Datas: 14/03; 18/04; 16/05; 20/06; 08/08; 12/09; 17/10 e 14/11/2020.

Share on FacebookTweet about this on Twitter