Código: 8619
Objetivo

O curso ocorrerá em plataforma online

Apresentar as noções teóricas e práticas que demonstram as possibilidades e as utilizações da MIF como instrumento de avaliação capaz de nortear propostas de intervenção que visam a recuperação ou a manutenção da capacidade funcional do indivíduo para realizar tarefas motoras e/ou cognitivas.

Corpo Docente

Bernadete Oliveira (Fisioterapeuta, experiência com equipe multiprofissional nas áreas clínica, domiciliar, hospitalar, na Rede de Reabilitação Lucy Montoro e no Ônibus de Fisioterapia Itinerante. Fisiologista do Exercício. Mestre em Gerontologia Social. Doutora em Ciências Sociais/Antropologia. Coordenadora do curso de Gerontologia Social do Instituto Sedes Sapientiae).
André Tadeu Sugawara (Mestre em Ciências da Saúde. Médico Fisiatra e Coordenador do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas, São Paulo (Rede Lucy Montoro). Especialista em Clínica Médica, Medicina Física e Reabilitação, Acupuntura e Dor. Diretor de Ensino e Treinamento da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação - gestão 2018-2020).

Conteúdo Programático
  • Apresentação das Avaliações funcionais: Medida de Independência Funcional (MIF) e Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF).
  • Introdução ao estudo da funcionalidade e do cuidado – fatores ambientais e fatores pessoais.
  • Capacidade funcional: paradigma voltado à visão humanista em saúde.
  • Discussão de casos reais que caracterizam a capacidade funcional, a funcionalidade, a autonomia, a dependência e a incapacidade, o desempenho funcional e a relação de ajuda.
  • Exercícios dirigidos para aprender como aplicar a MIF e avaliar o desempenho do indivíduo quanto à atividades motoras e também quanto à capacidade de comunicação ou cognitiva.
  • Qual a necessidade de ajuda requerida? Níveis de funcionalidade para reforçar estratégias de conduta que visam a vida diária independente com segurança.
  • A filosofia e o exercício da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF).
  • Comparativo da MIF e CIF, definindo capacidade e desempenho – vantagens e desvantagens.
  • Considerações sobre as variáveis tempo, ambiente e efeito teto e discussão de casos reais.
  • Condutas em casos reais orientadas pela MIF e CIF.

ESTRATÉGIAS: Apresentação de material teórico relativos a MIF e a CIF
Aulas teóricas e práticas, interativas, com apresentação de casos reais e exercícios dirigidos.
Para que o profissional seja considerado apto a aplicar a MIF, deverá realizar e entregar até o final do curso a avaliação prática de 10 (dez) pessoas com algum problema no desempenho para realizar atividades motora e/ou de comunicação e/ou cognitiva. No último dia do curso serão realizadas pelos alunos apresentações individuais para apreciação do professor.

Destinado a

Profissionais graduados e alunos do último ano de graduação das diversas áreas que tenham interesse em se habilitar para aplicar Medida de Independência Funcional (MIF).

Duração/Horário

Duração:

30/05/2020 a 15/08/2020.

Horário

sábados, das 09h00 às 13h00.

Informações para inscrições

Os cursos de Expansão Cultural 1º semestre 2020 no formato online do Instituto Sedes serão ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. (Google Meet). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 40 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 28 de maio de 2020.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 1.500,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Inscrições encerradas.



Share on FacebookTweet about this on Twitter