Código: 149
Objetivo

Fornecer base teórico-prática que instrumentalize o aluno para o atendimento de pacientes em Psicoterapia Breve.
A Psicoterapia Breve, embora se encaixe perfeitamente no padrão de velocidade exigido pela modernidade, deve ser evitada enquanto panacéia de resolução rápida de problemas superficiais.
Quando corretamente indicada, a Psicoterapia Breve torna-se uma alternativa útil e coerente com as necessidades de muitos pacientes.
O Curso, portanto, não entende a Psicoterapia Breve como solução breve (no tempo) e superficial para conflitos atuais, mas se propõe a refletir e trabalhar com a complexidade do ser humano em toda a sua profundidade, segundo os preceitos da teoria e da clínica psicanalíticas.

Corpo Docente

Mauro Hegenberg - coordenador, Gislaine Mayo De Dominicis, Marcia Barone, Renata Kerbauy e professores convidados.

Conteúdo Programático
Psicoterapia Breve Individual:
– Histórico. – As quatro tarefas. – A escuta da demanda. – Indicação e contra-indicação. – Planejamento e resultados. – A PB psicanalítica (Gilliéron, Winnicott). – A PB egóica (Fiorini). – Enquadre. – Temporalidade (Malan). – Focalização (angústias: Freud/ Bergeret/Hegenberg). – Término.
Fundamentos de Psicanálise:
– A escuta analítica. – Inconsciente. – Sexualidade. – Sintoma. – Transferência e contratransferência. – Interpretação. -Intersubjetividade. – Freud, Ferenczi e Winnicott. – Consultas terapêuticas. – Relação terapeuta/ paciente (Winnicott).
ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas, seminários e supervisões de caso.
Destinado a

Psicólogos, psicanalistas e médicos.

Duração/Horário

Duração:

um anos. Carga horária do curso: 105 horas.

Horário

terças-feiras das 09h00 às 12h00 e um sábado por semestre das 9h00 às 15h00.

Share on FacebookTweet about this on Twitter