Código do Evento: 9310

Data

Sábado

09 de Março de 2024

09h00 - 18h00

Organização: Departamento – Gestalt-Terapia

Evento ONLINE

Data: 09 de março de 2024, das 09h00 às 18h00

Carga horária: 08 horas

Faça sua inscrição online clicando aqui…


 

Angela Schillings : Psicóloga clínica, Gestalt -terapeuta pelo CEG -SP e especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), é mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde é professora do Departamento de Psicologia. Fundadora, diretora e responsável técnica da Comunidade Gestáltica – Clínica e Escola de Psicoterapia em Florianópolis, é coordenadora, professora e supervisora de cursos de formação, especialização e atualização em Gestalt- terapia. Autora de artigos e capítulos de livros sobre essa abordagem, é editora-geral da revista eletrônica AW@RE e atua como psicoterapeuta de adultos, casais, famílias e grupos

Objetivos do curso: Este curso tem como objetivo dar uma visão das quatro clínicas da Gestalt-terapia e mais especificamente na clínica dos Sofrimentos Emocionais Agravados, usualmente nomeados de Transtornos pela psicopatologia tradicional, através do constructo teórico/metodológico da Gestalt-terapia.

Utilizando a perspectiva do sistema self de contato, com o foco no fluxo figura fundo e suas formas interruptivas, buscamos a compreensão destas formas de defesa mais acirradas que são desencadeadas por uma fixidez no self impossibilitando a atualização necessária ao processo de ajustamentos criativos.

Conteúdo Programático:

*Gênese dos distúrbios de interrupção do self.
*Clínicas Gestálticas: Opressão, Neurose, Sofrimentos Emocionais Agravados e Psicose.
*As perturbações em cada uma das clínicas no sistema self e seus desdobramentos no fluxo figura fundo.*O lugar do terapeuta em cada uma das clínicas da Gestalt-terapia.
* Os Sofrimentos Emocionais Agravados e suas formas singulares.
* A prática clínica e as possibilidades e limites nas intervenções em algumas formas de Sofrimentos Emocionais Agravados.
*A importância da rede de apoio em algumas formas dos Sofrimentos Emocionais Agravados.

Estratégias: Aulas expositivas dialogadas e discussão no grupo de situações clínicas.

Compartilhar com: