OBJETIVOS:
- Discutir as questões de fala e linguagem nas crianças a partir da clínica interdisciplinar.
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Apresentar diferentes perspectivas sobre a linguagem: psicanálise, foniatria, neurologia e fonoaudiologia.
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Refletir sobre os impactos dos diagnósticos na infância a partir da discussão de casos atendidos na abordagem interdisciplinar.
CORPO DOCENTE: Adela Stoppel de Gueller, Ana Clélia de Oliveira Rocha, Julieta Jerusalinsky, Lia Rudge, Marta Gonçalves Gimenez Baptista, Mariana Lopes Fávero e Vera Helena Cury.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Do infans à criança: a linguagem na psicanálise e na fonoaudiologia.
• A linguagem: perspectiva neurológica.
• A linguagem: perspectiva foniátrica.
• Do balbucio à fala articulada: lalangue e linguagem compartilhada.
• O brincar: laboratório da metáfora.
• O silêncio e o tempo: impactos do diagnóstico na infância.
• Silêncios / A criança sem fala. Afasia e Apraxia.
• Ritmo e fala: gagueira e taquefemia.
• A desarticulação na/da fala.
• Muitas línguas para uma criança A linguagem nos gêmeos.
• Da fala a escrita: Disgrafia e Dislexia.
ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas com fonoaudiólogos, médico foniatra, neurologista, psicanalistas e discussões de casos clínicos.
DESTINADO A: Psicanalistas, médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros e trabalhadores da área de saúde mental infantil.
HORÁRIO: sextas-feiras, das 15h às 17h.
DURAÇÃO: Um semestre. De 21 de agosto a 27 de novembro de 2019.
CARGA HORÁRIA: 26 horas.
VAGAS: 25 vagas.
MATRÍCULAS: Até 22 de agosto de 2019 às 12hs.