boletim

INFORMATIVO ONLINE SOBRE AS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO
PSICANÁLISE COM CRIANÇAS DO INSTITUTO SEDES SAPIENTIAE

 
ANO VI | Número 11 | edição agosto, setembro, outubro, novembro de 2019  
SOBRE | SITE DO DEPARTAMENTO |facebookInstagram  
< voltar
 
XII Jornadas Internas: Construções do Departamento
Novembro 2019
   

 

No dia 30 de novembro, aconteceu nossa XII Jornada Interna: Construções do Departamento, um encontro diferente dos habituais desse gênero: somente os grupos de trabalho e seus membros contaram um pouco do que tem sido feito nesses espaços. A iniciativa partiu da ideia de compartilhar com os integrantes do Departamento sobre o quê esses grupos têm pesquisado e pensado. 

A abertura foi realizada pela coordenação geral, Adela Stoppel de Gueller e Márcia Porto Ferreira, e pela coordenação do setor clínica e pesquisa, composta por Angela May e Monica Lazzarini Valente. Na primeira mesa, Lydia Vampré Humberg e Alice Warschauer falaram sobre o trabalho realizado no Interlocuções, do Espaço Potencial Winnicott. Em seguida, Afrânio de Matos Ferreira contou um pouco da história do Espaço Potencial Winnicott. Lia Pitliuk, coordenadora do grupo de estudos e pesquisa A perspectiva relacional em psicanálise, apresentou  o trabalho "Uma dimensão política do pensamento de Winnicott". Ana Cristina Gomes, integrante do EPW, fechou essa mesa com o título "Psicose e o epicentro do menino Terremoto".

Compondo a segunda mesa de apresentações, Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar (Lila) foi a responsável por falar sobre o  “Ciranda” - Laboratório de Psicanálise com Crianças. Maria Dias Soares, compondo a mesma mesa, contou sobre o grupo que coordenou, chamado “A constituição psíquica e a especialidade da clínica com crianças”. Márcia Porto Ferreira, uma das fundadoras do Grupo Acesso, foi quem trouxe notícias sobre esse grupo de trabalho, que acaba de virar um núcleo no Sedes. Representando o Grupo Acesso, Camila Perez apresentou seu trabalho "Uma criança em processo de adoção: reverberações psicanalíticas".

Na terceira mesa, Ada Morgenstern e Adela Gueller nos atualizaram sobre o "Gemelaridade e reprodução assistida: novos desafios para a psicanálise", e Renata Guarido, sobre o grupo de estudos que coordenou, intitulado Escola Francesa de Psicanálise. Concluindo a Jornada, Pryscila Okuyama e Marina Rodrigues representaram o grupo de supervisão "Sustentar: a clínica com crianças na rede pública" e apresentaram o trabalho "O dispositivo da supervisão: elaboração ou retraumatização da experiência clínica?"




Lygia Vampré Humberg apresentando o Interlocuções.
 
Alice Warschauer, pelo Interlocuções. Lia Pitliuk apresentou o trabalho "Uma dimensão política do pensamento de Winnicott", representando o grupo de estudos relacional do Departamento.
   
Afrânio de Matos Ferreira, apresentando sobre a história do Espaço Potencial Winnicott. Ana Cristina Gomes falou sobre seu trabalho "Psicose e o epicentro do menino Terremoto", representando o EPW.

Maria do Carmo Vidigal M. Dittmar (Lila) contou sobre o Ciranda - Laboratório de Psicanálise com Crianças.

Maria Dias Soares contou sobre o grupo de estudos
"A constituição psíquica e a especialidade da clínica com crianças".

 

Marcia Porto Ferreira, apresentando o Núcleo Acesso.

Camila Perez, participante do Núcleo Acesso, contou sobre seu trabalho "Uma criança em processo de adoção: reverberações psicanalíticas" .

 
Ada Morgenstern e Adela Stoppel, falando sobre Gemelaridade e reprodução assistida: novos desafios para a psicanálise. Marina Rodrigues e Priscyla Okuyama, na apresentação do Sustentar: a clínica com crianças na rede pública.
   

Renata Guarido, sobre o grupo de estudos Escola Francesa.

 
Site do Departamento | SOBRE | REDES SOCIAIS facebook Instagram
  Departamento Psicanálise com Crianças | Instituto Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484, Perdizes, São Paulo fone: (11) 3866-2730
E-mail: psicanalisedacrianca.sedes@gmail.com