No dia 30 de novembro, aconteceu nossa XII Jornada Interna: Construções do Departamento, um encontro diferente dos habituais desse gênero: somente os grupos de trabalho e seus membros contaram um pouco do que tem sido feito nesses espaços. A iniciativa partiu da ideia de compartilhar com os integrantes do Departamento sobre o quê esses grupos têm pesquisado e pensado.
A abertura foi realizada pela coordenação geral, Adela Stoppel de Gueller e Márcia Porto Ferreira, e pela coordenação do setor clínica e pesquisa, composta por Angela May e Monica Lazzarini Valente. Na primeira mesa, Lydia Vampré Humberg e Alice Warschauer falaram sobre o trabalho realizado no Interlocuções, do Espaço Potencial Winnicott. Em seguida, Afrânio de Matos Ferreira contou um pouco da história do Espaço Potencial Winnicott. Lia Pitliuk, coordenadora do grupo de estudos e pesquisa A perspectiva relacional em psicanálise, apresentou o trabalho "Uma dimensão política do pensamento de Winnicott". Ana Cristina Gomes, integrante do EPW, fechou essa mesa com o título "Psicose e o epicentro do menino Terremoto".
Compondo a segunda mesa de apresentações, Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar (Lila) foi a responsável por falar sobre o “Ciranda” - Laboratório de Psicanálise com Crianças. Maria Dias Soares, compondo a mesma mesa, contou sobre o grupo que coordenou, chamado “A constituição psíquica e a especialidade da clínica com crianças”. Márcia Porto Ferreira, uma das fundadoras do Grupo Acesso, foi quem trouxe notícias sobre esse grupo de trabalho, que acaba de virar um núcleo no Sedes. Representando o Grupo Acesso, Camila Perez apresentou seu trabalho "Uma criança em processo de adoção: reverberações psicanalíticas".
Na terceira mesa, Ada Morgenstern e Adela Gueller nos atualizaram sobre o "Gemelaridade e reprodução assistida: novos desafios para a psicanálise", e Renata Guarido, sobre o grupo de estudos que coordenou, intitulado Escola Francesa de Psicanálise. Concluindo a Jornada, Pryscila Okuyama e Marina Rodrigues representaram o grupo de supervisão "Sustentar: a clínica com crianças na rede pública" e apresentaram o trabalho "O dispositivo da supervisão: elaboração ou retraumatização da experiência clínica?"
