boletim

INFORMATIVO ONLINE SOBRE AS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO
PSICANÁLISE COM CRIANÇAS DO INSTITUTO SEDES SAPIENTIAE

ANO VI | Número 11 | edição agosto, setembro, outubro, novembro de 2019
SOBRE|SITE DO DEPARTAMENTO|facebookInstagram

editorial

Inauguramos nesta edição do Boletim a seção Publicações, criada para que os membros do Departamento, principalmente aqueles mais jovens, possam mostrar suas produções que, a princípio, já foram apresentadas em outros espaços psicanalíticos. A ideia é dar voz ao próprio autor, para que ele conte aos colegas sobre o que tem trabalhado (ou o que já trabalhou há algum tempo), em lugares para além do Departamento. Desta vez, quem fala é Talita Tavares, que finalizou o curso Psicanálise com Crianças em 2015, e vem aqui nos contar sobre seu livro, O Brincar na Clínica Psicanalítica de Crianças com Autismo, publicado em agosto desse ano. 

 Talita estuda o conceito e a função do “objeto tutor” para a clínica do autismo. Adianto aqui um trecho do seu texto:  O conceito de objeto tutor foi definido como quaisquer objetos que possa despertar o interesse do bebê, desde que a mãe perceba esse interesse e possa apresentá-los de forma lúdica ao seu filho. Através de sua disponibilidade lúdica, a mãe faz com que aquele objeto possa ganhar um sentido, uma história, uma cantiga, criando uma brincadeira compartilhada com o filho. Diferentemente do objeto transicional, os objetos tutores podem ser muitos e variados e são sempre co-criados pela dupla mãe-bebê.

Ainda sobre a acolhida a jovens membros do Departamento, Vanessa Freitas, que finalizou o curso Psicanálise com Crianças em 2015, recém-entrou para o setor Comunicação. Nessa edição do Boletim, é dela o texto sobre os espaços de psicanálise e as mídias sociais. Vanessa foi quem criou nossa página no Instagram, e é a responsável por mantê-la atualizada.

Boa leitura e boas férias a todos!



Alessandra Cassia Leite Barbieri
Editora do Boletim Eletrônico do Departamento Psicanálise com Crianças

Equipe editorial
Alessandra Cassia Leite Barbieri, Juliana Devito e Vanessa Freitas


  Notas
 
nota 1
VI Colóquio de Psicanálise com Crianças -
100 anos de Além do Princípio do Prazer
18 e 19 de setembro de 2020

Freud abre o terceiro capítulo de Além do Princípio do Prazer, afirmando ao leitor que a Psicanálise, 25 anos depois dos seus primeiros passos, aponta para objetivos inteiramente diferentes daqueles do início. E então, em um texto que dá mostras da habitual vivacidade das suas construções metapsicológicas, faz uma retrospectiva da movimentação dos objetivos da técnica psicanalítica, que começaram com a "arte interpretativa", passaram pelo enfoque das resistências do paciente, até desembocar na compulsão à repetição, o cerne da obra centenária, escolhida como mote para nosso grande evento em 2020.

Preparem seus trabalhos! A comunicação para as inscrições para as apresentações seguem em breve! 

nota 2
Assembleia do Departamento

A coordenação do Departamento está preparando a próxima assembleia do Departamento para o início do ano letivo. A pauta da reunião versará sobre os resultados das discussões realizadas ao longo do ano, dentro de cada setor, sobre nossas expectativas em relação ao Departamento como espaço de transmissão da Psicanálise com crianças. As questões centrais sobre as quais se trabalhou foram: o lugar do curso de formação como eixo do Departamento; a manutenção do caráter pluralista do Departamento, não ligado a autores e linhas específicos; quais as formas possíveis para se fazer a ampliação dos dispositivos de formação continuada, sem necessariamente passar pelo aumento da oferta de cursos, incentivando-se a criação de espaços de pesquisa e de trabalho no campo da psicanálise com crianças.
A data do encontro será definida em breve. Todos os membros estão convocados a participar.   

 
Resenha



Livro TalitaWinnicott, Ricardo Rodulfo e Victor Guerra aprofundam a compreensão de que o desenvolvimento do brincar acontece concomitantemente ao processo de constituição subjetiva do bebê. Mas para entender o lugar que o conceito de objeto tutor desempenhou em minha compreensão do tratamento, convém darmos um passo atrás e retomarmos algumas premissas importantes entre o brincar e a constituição subjetiva e a especificidade da clínica do autismo.

"O brincar na clínica psicanalítica de crianças com autismo"
Talita Arruda Tavares
Editora Blucher

 
Entrevista

Marie-Claude
O Departamento no Instagram


Pensando em expandir a presença do Departamento nas redes sociais, o setor Comunicação criou a página no Instagram nomeada @sedespsicanalisecomcriancas. Nesse espaço, a ideia é publicarmos as atividades, os eventos e os cursos do Departamento. Daremos prioridade também a referências a temas e notícias que gravitam em torno da Psicanálise com Crianças, assim como a atividades das quais nossos membros tomem parte em outros espaços de transmissão da clínica psicanalítica com crianças.
Instagram

Ferramentas que se tornaram parte do nosso cotidiano, as redes sociais atualmente são decisivas para nos fazermos presentes àqueles interessados no campo da psicanálise, de uma forma em geral. Nossa intenção é sempre a de propor uma espécie de convite para que nosso público nos conheça mais a fundo, acessando nossos demais canais (o site e a página no Facebook), e tome parte de nossas atividades presencialmente. Nosso primeiro espaço nesse tipo de mídia, a página no Facebook, criada em 2014, tem hoje mais de 4000 seguidores. Diferente da utilização que temos feito do Facebook, espaço no qual inserimos conteúdos maiores, quer seja no formato de texto, quer seja no formato de vídeo, a página do Instagram visa uma comunicação mais curta e pontual de nossas atividades. Mas, compromete-se, igualmente, com a ética e o trabalho cuidadoso em suas postagens, com o intuito de contribuir para a divulgação das questões do campo da psicanálise com crianças, fundamentalmente aquelas pensadas e trabalhadas no Departamento Psicanálise com Crianças.

LEIA MAIS

ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019

Interlocuções

A espera e o gesto
A importância da esperança a partir da obra de Winnicott
agosto 2019



Winnicott foi um autor que introduziu um novo léxico no vocabulário psicanalítico. Inúmeros conceitos novos são bastante conhecidos em sua obra, como os de ilusão de onipotência, objetos transicionais, regressão à dependência, dentre outros, mas alguns, nem sempre destacados, merecem apreciação e aprofundamento.

Apresentado por Rodolfo José Fenille Ferraz.

LEIA MAIS


Cinema e Psicanálise: a desconcertante aproximação do suicídio com a infância
Outubro 2019

CinemaNo dia 23 de outubro foi exibido o do curta-metragem In Silenzio (Itália, ficção, 15'), dirigido por Rafael Farina Issas, seguida de debate com o diretor do filme e as psicanalistas Alessandra Barbieri e Luciana Pires.

Gemelaridade
Potencialidade traumática e potencialidade empática
outubro 2019

interlocucoesAssim como a dupla face de Janus, a gemelari­dade carrega em si a possibilidade de evocar nossas dores mais intensas, bem como o que há de mais próximo do "sentimento oceânico" que despertou a atenção e a perplexidade de Freud.

XII Jornadas Internas: Construções do Departamento
Novembro 2019


JornadasNo dia 30 de novembro, aconteceu nossa XII Jornada Interna: Construções do Departamento, um encontro diferente dos habituais desse gênero: somente os grupos de trabalho e seus membros contaram um pouco do que tem sido feito nesses espaços. A iniciativa partiu da ideia de compartilhar com os integrantes do Departamento sobre o quê esses grupos têm pesquisado e pensado.

Leia mais

cursos2019
cursos2020
Conheça melhor os cursos do Departamento e ajude a divulgá-los!
Site do Departamento | SOBRE | REDES SOCIAIS facebook Instagram
  Departamento Psicanálise com Crianças | Instituto Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484, Perdizes, São Paulo fone: (11) 3866-2730
E-mail: psicanalisedacrianca.sedes@gmail.com