Instituto Sedes Sapientiae

boletim online

jornal de membros, alunos, ex-alunos e amigos de psicanálise

boletim 70, departamento de psicanálise, Instituto Sedes Sapientiae
boletim 70, departamento de psicanálise, Instituto Sedes Sapientiae

Editorial

Com alegria lançamos a edição 70 deste boletim online – nosso jornal digital aberto à participação de todas e todos, dentre os quais saudamos novas e novos articuladores no Conselho de Direção 2024-2025 e integrantes da Comissão de Admissão, desejando-lhes bom trabalho!

Começamos por compartilhar alguns links interessantes para o momento: a inspiradora playlist sob a qual nossa equipe editorial desenvolveu o trabalho inaugural deste ano, no enfrentamento sensível dos interrogantes que atravessamos em nosso cotidiano sócio-político local, nacional e mundial. Tal como em dias perfeitos, o filme (Wim Wenders, 2023), esperamos que leitoras e leitores acompanhem as trilhas aqui abertas pelos testemunhos que vêm ocupando mídias diversas no marco de 60 anos do golpe civil-militar em nosso país: porque a violência, desde a fundação, marca as relações no Brasil mas toda palavra deixa rastro e nunca ninguém deve lutar sozinho

A seguir, bem perto de nós, encontramos o registro poético de Rubia Delorenzo em torno das experiências interiores de perda que tão frequentemente habitam nosso trabalho clínico; a devida homenagem ao centenário de Helio Pellegrino (1924-2024) na intensidade da escrita de Heitor O’Dwyer de Macedo, atualizada para esta publicação; os precisos artigos científicos de analistas em formação às voltas com a ilusão do corpo negro, com as identificações que constituem nossa vida singular e coletiva e com o trabalho público com jovens usuários de substâncias; notícias da elaboração e do lançamento do Guia do Departamento, da última Assembleia de membros, da chegada de novos colegas a ela, do concurso de estudantes da FLAPPSIP – que teve em abril seu dia paulistano -, da nova equipe gestora da Clínica do Sedes e do colóquio Ubuntu, ocorrido ao final de 2023 em Belo Horizonte; renovadas leituras de Donald Winnicott por Fernanda Almeida e de Nastassja Martin por Déborah de Paula Souza; reflexões sobre a formação de psicanalistas no século XXI, sobre o trabalho de envelhecer e, por fim, sobre os eventos rememorativos do papel do Instituto Sedes e de sua história na luta pela democracia. Afinal, a 4a caminhada cidadã ao monumento em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos, ocorrida em 31 de março da rua Tutoia até o Parque Ibirapuera, é a única forma de silêncio com a qual podemos consentir. Silêncio respeitoso e eloquente, mais tremor que temor.

Por acréscimo, a seção Serviços apresenta nosso levantamento dos livros publicados por membros do Departamento de Psicanálise que se encontram à disposição na Biblioteca Madre Cristina. Em tempo, convidamos autoras e autores a ampliarem esta lista!

Que sejam frutíferas as leituras.

Abraços da

Equipe editorial

História da Psicanálise

Testemunho de uma prática de pensamento e de paixão que se manteve do lado da vida. Por Heitor O’Dwyer de Macedo.
História da Psicanálise
Foto de Daniela Athuil
Escritos
Foto de Sílvia Nogueira de Carvalho

Escritos

Rubia Delorenzo lê os tempos inscritos em Interior de pobres II, de Lasar Segall.

Psicanálise e Política

Psicanálise e Política
Foto de Daniela Athuil
O Mundo, Hoje
Foto de Sílvia Nogueira de Carvalho

O Mundo, Hoje

Notícias do Departamento

Notícias do Departamento
Impressão do Guia do Departamento
Saúde Mental
Foto de Fernanda Almeida

Saúde Mental

A nova equipe gestora convida a conhecer o cotidiano e personagens que animam esse espaço tão fundamental para a saúde mental na cidade de São Paulo.

Notícias do Campo Psicanalítico

Notícias do Campo Psicanalítico
Fernanda Almeida e colegas no Congresso FLAPPSIP
Leitura
Foto de Daniela Athuil

Leitura

O que nos falam os sonhos, o fogo e a floresta sobre outras formas de coexistir no mundo? Um chamado à leitura, por Déborah de Paula Souza.
Luciana Mannrich compartilha os estudos sobre o envelhecimento trazendo a presença da ausência de quem precisa lidar com as demências.

Serviços

Serviços
Foto de Sílvia Nogueira de Carvalho

uma palavra, um nome, uma frase e pressione ENTER para realizar sua busca.