boletim online

jornal de membros, alunos, ex-alunos e amigos de psicanálise

Foto de Paulo Bueno
Foto de Paulo Bueno

Editorial

É 2025 e é do amor livre de beguina e do cinema feminista experimental, é de cães e de lutos, de pétalas e de facas, de apresentações públicas e de representações latinoamericanas, é de transmissões afiadas e de convites inquietos, de Eros e de civilidade em nosso campo, de expressão ética vigorosa e de análise política implicada que o Departamento de Psicanálise e seus amigos vêm falar através do seu boletim online.

É a abertura aos 40 anos de história, de cultura e de psicanálise brasileira que festejamos, nos caprichosos escritos que lhes apresentamos.

Se não é de democracia plena, é em todo caso do começo do fim da ditadura civil-militar que contamos nosso tempo. Parafraseando Millôr Fernandes, àquele tempo, 1985, éramos nós ao amanhecer. Ainda estamos aqui: nas vozes poéticas de Rubia Delorenzo e de Déborah de Paula Souza; na renovada parceria que marca a passagem da coordenação do curso Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma, do qual Ana Maria Sigal se despede; nas eloquentes comunicações de grupos e seus dispositivos, de comissões e seus inventivos eventos; de saltos, da intersubjetividade doméstica para a social.

É de promessa e de vida que vamos fechando o verão. Boas leituras, feitas de abraços gostosos em nosso reencontro de ano novo!

Equipe editorial

Escritos

Escritos
Foto de Carmen Alvarez
Cinema

Cinema

Conflito e Sintoma

Num vigoroso artigo, Ana Sigal reafirma a ética da psicanálise, diferenciando o conceito de abstinência da ideia de isenção frente às atrocidades do mundo.
Ao apostar num certo tensionamento, aula inaugural marca posição ética em relação a uma política de leitura. Por Daniela Danesi.
Conflito e Sintoma
Aula inaugural de Conflito e Sintoma. Foto de Ana Maria Sigal
Notícias do Departamento 1
Evento Psicanálise e algoritmos. Foto do acervo do evento

Notícias do Departamento 1

O que pode a psicanálise diante da algoritmização do mundo e do sujeito contemporâneos? Instigante relato de Marina Bialer sobre evento do Departamento de Psicanálise.
A inventividade e a atualidade do pensamento clínico de Ferenczi, em relato vigoroso sobre evento em torno da psicanálise contemporânea, por Viviane Hercowitz.

Notícias do Departamento 2

Notícias do Departamento 2
Foto do acervo do Grupo de grupo
Notícias do Campo Psicanalítico

Notícias do Campo Psicanalítico

FLAPPSIP

FLAPPSIP
O Mundo, Hoje
Foto de Nanci de Oliveira Lima

O Mundo, Hoje

Leitura

Leitura
Foto de Déborah de Paula Souza

uma palavra, um nome, uma frase e pressione ENTER para realizar sua busca.