RELAÇÃO PAIS-BEBÊ: DA OBSERVAÇÃO À INTERVENÇÃO

ESTE CURSO SERÁ OFERECIDO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E ONLINE. O CURSO É EXCLUSIVAMENTE ONLINE PARA ALUNOS NÃO RESIDENTES NA CIDADE DE SÃO PAULO.

Os cursos no formato online do Instituto Sedes serão ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Coordenação
Denise de Sousa Feliciano

Corpo Docente
Audrey Setton Lopes de Souza, Cristiane da Silva Geraldo Folino, Denise de Sousa Feliciano, Mariângela Mendes de Almeida, Maria Cecilia Pereira da Silva, Maria da Graça Palmigiani e Tereza Marques de Oliveira.

Objetivo Geral

  • Oferecer subsídios teórico-clínicos para a prática da Intervenção nas Relações Pais-Bebê/Criança a partir da Observação Psicanalítica (Método Esther Bick).
  • Exercitar a capacidade de conter e tolerar estados emocionais, sem julgamentos ou noções pré-determinadas e acompanhar o desenvolvimento do bebê em um contexto relacional.
  • Propiciar o aprimoramento de posturas profissionais a partir de Discussões de Situação de Trabalho em contextos de saúde e educação.

Conteúdo Programático

  • Observação de bebês a partir do método Esther Bick.
  • Introdução à Psicanálise com Crianças e desenvolvimento emocional primitivo – Freud, Klein, Winnicott e outros.
  • Psicopatologia do bebê e da criança: – o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na primeira infância; os sintomas psicofuncionais da criança.
  • Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em psicoterapia mãe-bebê/ criança e pais-bebê/criança.
  • Intervenção nas relação mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança: – observação das dinâmicas interativas mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança.
  • Indicadores de transtornos de desenvolvimento e saúde mental.
  • Etnopsicanálise; Transgeracionalidade e Parentalidade.

Estratégias

  • Seminário em pequenos grupos com atenção individualizada sobre a observação de um bebê em seu ambiente, atividade individual realizada extraclasse pelo período de uma hora semanal.
  • Aula teórica com discussão de textos previamente sugeridos para leitura.
  • Tendo concluído o primeiro ano, há a possibilidade de extensão para um segundo ano de Observação de Bebês e/ou Discussão de Situação de Trabalho com destaque para Intervenção nas Relações Pais-Bebê/Criança.

Destinado a
Profissionais das áreas de Saúde e Educação.
Pré-requisito: é recomendável a realização de processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contextos de Saúde e Educação.

Duração
Um ano (com segundo ano facultativo).

Carga-horária
80 horas/ano.

Horário
Quintas-feiras, das 18h às 20h30.

Maiores informações e inscrições:
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Para a modalidade online, clique aqui.