Objetivo

Aperfeiçoamento


CURSO NO FORMATO PRESENCIAL * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"

  • Oferecer subsídios teórico-clínicos para a prática da Intervenção nas Relações Pais-Bebê/Criança a partir da Observação Psicanalítica (Método Esther Bick).
  • Exercitar a capacidade de conter e tolerar estados emocionais, sem julgamentos ou noções pré-determinadas e acompanhar o desenvolvimento do bebê em um contexto relacional.
  • Propiciar o aprimoramento de posturas profissionais a partir de Discussões de Situação de Trabalho em contextos de saúde e educação.
Corpo Docente

Denise de Sousa Feliciano - coordenadora, Cristiane da Silva Geraldo Folino, Mariângela Mendes de Almeida, Maria Cecilia Pereira da Silva, Maria da Graça Palmigiani e Tereza Marques de Oliveira..

Conteúdo Programático
  • Introdução à observação de bebês a partir do método Esther Bick.
  • Introdução à psicanálise de crianças e desenvolvimento emocional primitivo – Freud, Klein, Winnicott e outros.
  • Psicopatologia do bebê e da criança: – o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na primeira infância; os sintomas psicofuncionais da criança.
  • Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em psicoterapia mãe-bebê/ criança e pais-bebê/criança.
  • Intervenção nas relações mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança: – observação das dinâmicas interativas mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança.
  • Indicadores de transtornos de desenvolvimento e saúde mental.
  • Etnopsicanálise; Transgeracionalidade e Parentalidade.

ESTRATÉGIAS:

  • Seminário em pequenos grupos com atenção individualizada sobre a observação de um bebê em seu ambiente, atividade individual realizada extraclasse pelo período de uma hora semanal.
  • Aula teórica com discussão de textos previamente sugeridos para leitura.
  • Tendo concluído o primeiro ano, há a possibilidade de extensão para um segundo ano de Observação de Bebês e/ou Discussão de Situação de Trabalho com destaque para Intervenção nas Relações Pais-Bebê/Criança.

Primeiro ano: 18h00 às 19h15 – Seminário de Observação de Bebês; 19h15 às 20h30 – Aula teórica.
Segundo ano opcional: 19h15 às 20h30 – discussão de situação de trabalho.

Destinado a
Profissionais das áreas de Saúde e Educação.
Pré-requisito: é recomendável a realização de processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contextos de Saúde e Educação.
Duração/Horário

Duração:

Um ano (2º opcional). Carga horária do curso: 80 horas.

Horário

Quintas-feiras, das 18h00 às 20h30.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 20 (vinte).

Inscrição prorrogada até: 21 de fevereiro 2022.

Processo seletivo para inscritos até o dia 31/01/2022: Análise de curriculum vitae. Entrevista.

- Publicação dos resultados: 16 de fevereiro de 2022, às 14h00. (Veja lista de aprovados clicando aqui...)

Processo seletivo para inscritos a partir do dia 01/02/2022: Análise de curriculum vitae. Entrevista.

- Publicação dos resultados: 23 de fevereiro de 2022, às 14h00. (Veja lista de aprovados clicando aqui...)

Início do ano letivo: 10 de março de 2022.

Anuidade de 2022: matrícula - R$ 790,00 mais 10 parcelas de R$ 790,00.

Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Para informações sobre cotas, clique aqui...

Inscrições encerradas. Interessados no curso entrar em contato com a secretaria pelo telefone (11) 3866-2730 e/ou email: secretaria@sedes.org.br


O CURSO É PRESENCIAL - Em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS - Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.



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