Objetivo

Aperfeiçoamento


CURSO NO FORMATO PRESENCIAL * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"

  • Oferecer subsídios teórico-clínicos para a prática da Intervenção nas Relações Pais-Bebê/Criança a partir da Observação Psicanalítica (Método Esther Bick).
  • Exercitar a capacidade de conter e tolerar estados emocionais, sem julgamentos ou noções pré-determinadas e acompanhar o desenvolvimento do bebê em um contexto relacional.
  • Propiciar o aprimoramento de posturas profissionais a partir de Discussões de Situação de Trabalho em contextos de saúde e educação.
Corpo Docente

Denise de Sousa Feliciano - coordenadora, Cristiane da Silva Geraldo Folino, Mariângela Mendes de Almeida, Maria Cecilia Pereira da Silva, Maria da Graça Palmigiani e Tereza Marques de Oliveira.

Conteúdo Programático
  • Introdução à observação de bebês a partir do método Esther Bick.
  • Introdução à psicanálise de crianças e desenvolvimento emocional primitivo – Freud, Klein, Winnicott e outros.
  • Psicopatologia do bebê e da criança: – o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na primeira infância; os sintomas psicofuncionais da criança.
  • Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em psicoterapia mãe-bebê/ criança e pais-bebê/criança.
  • Intervenção nas relações mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança: – observação das dinâmicas interativas mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança.
  • Indicadores de transtornos de desenvolvimento e saúde mental.
  • Etnopsicanálise; Transgeracionalidade e Parentalidade.

ESTRATÉGIAS:

  • Seminário em grupos de 5 a 8 participantes com atenção individualizada sobre a observação de um bebê em seu ambiente, atividade individual realizada extraclasse pelo período de uma hora semanal pelo período mínimo de 30 semanas.
  • Aula teórica com todos os alunos inscritos, para discussão de textos previamente sugeridos para leitura.
  • Tendo concluído o primeiro ano teórico e pelo menos iniciado a atividade extraclasse de observar um bebê com sua família em seu ambiente (Método Esther Bick de Observação da Relação Pais-Bebê), há a possibilidade de extensão para um segundo ano de Observação de Bebês e/ou Seminário de Discussão de Situação de Trabalho com destaque para Intervenção nas Relações Pais-Bebê/Criança.
  • Os alunos que não tiverem cumprido o mínimo de 30 horas de observação durante o primeiro ano, precisarão se inscrever ao menos no seminário de Observação de Bebês para o segundo ano, a fim de concluírem essa atividade prática.

Primeiro ano: 18h00 às 19h15 – Seminário de Observação de Bebês; 19h15 às 20h30 – Aula teórica.
Segundo ano opcional: 19h15 às 20h30 – discussão de situação de trabalho.

Destinado a
Profissionais das áreas de Saúde e Educação.
Pré-requisito: é recomendável a realização de processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contextos de Saúde e Educação.
Duração/Horário

Duração:

Um ano (2º opcional caso sejam cumpridos os pré-requisitos do primeiro ano). Carga horária do curso: 80 horas.

Horário

Quintas-feiras, das 18h00 às 20h30.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 20 (vinte).

Inscrição até: 30 de janeiro 2023.

Processo seletivo: Análise de curriculum vitae. Entrevista.

- Publicação dos resultados: 10 de fevereiro de 2023, às 14h00.

Início do ano letivo: 09 de março de 2023.

Anuidade de 2023: matrícula - R$ 1.109,00 mais 10 parcelas de R$ 1.109,00.

Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Para informações sobre cotas raciais, clique aqui...


O CURSO É PRESENCIAL - Em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS - Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.