REDE MATRAGA SEDES

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUBJETIVIDADES

 Manipulação de subjetividades por aparatos e processos baseados em IA - Inteligência Artificial

São Paulo, março de 2022.

A expansão acelerada do mundo digital despertou, em um conjunto de profissionais da psicologia, preocupações com a intensidade e virulência existente em processos e aparatos baseados em Inteligência Artificial, especialmente no que se refere à manipulação de subjetividades. A partir de iniciativa do Instituto Silvia Lane ( www.compromissosocial.org.br ) formou-se uma Rede (meados de 2020), na qual se juntaram cerca de 30 entidades e institutos, além de centenas de participantes. O Instituto Sedes foi convidado a integrar-se nessa articulação, que culminou na realização do III Simpósio Nacional PSICOLOGIA E COMPROMISSO SOCIAL, em dezembro/2020. Nos meses que o precederam, ocorreram diversos eventos preparatórios, agregando as contribuições de pesquisadores do tema, de profissionais da psicologia, de jornalistas, de ativistas e hackers. Disto resultaram quase 30 vídeos, disponíveis no site do Instituto Silvia Lane. A Rede lançou um manifesto- https://sedes.org.br/site/entidades-da-psicologia-fazem-alerta-a-sociedade-brasileira/ - no qual são apontados riscos de uso antiético dos conhecimentos da psicologia pelos aparatos de IA,  ameaças à democracia, à saúde mental, à convivência social. O manifesto reconhece os benefícios do desenvolvimento tecnológico, mas alerta para o imperativo do processo de humanização e do controle social desses meios.

SEDES E REDE

No Sedes foi criado um grupo,  denominado inicialmente Inteligência Artificial e Subjetividades. A diretoria do instituto designou dois representantes junto à Rede: Beatriz Lorecini (CNRVV) e Márcio Silva (CEFIS). Ao longo de 2021, nossa articulação maior passou a ser chamada REDE MATRAGA. Esse  nome  foi escolhido em reconhecimento ao psicólogo, professor e militante Marcus Vinícius de Oliveira – o Marcus Matraga  https://www.memorialmatraga.com.br/  – assassinado em 04/02/2016, quando atuava no Recôncavo Baiano a favor da preservação ambiental, juntamente com as populações ribeirinhas.

A REDE MATRAGA SEDES é composta por representantes de centros (CNRVV, CEFIS), núcleos (NAS , funcionários), departamentos (Psicopedagogia, Psicossomática, Psicanálise), e demais pessoas interessadas, pertencentes à nossa comunidade mais ampla. Se reúne mensalmente, na  2ª sexta-feira do mês, 13hs, online. O próximo encontro será em 08 de abril.

Entendemos que nossa adesão à Rede deve ser efetivada por  ações. Nesse sentido, temos refletido sobre algumas possibilidades:

- abordagem do tema  em programações de aulas nos cursos de especialização, de aperfeiçoamento e de expansão cultural.  Oferecemos no Sedes o curso  “Inteligência Artificial e Subjetividades”, no primeiro semestre de 2022;

- criação de acervo relacionado ao tema na Biblioteca Madre Cristina;

- realização de eventos com foco e IA e subjetividades, no âmbito dos núcleos, centros e departamentos. O CNRVV, em articulação com a SaferNet Brasil, realizou em fevereiro/2021 o Fórum de Debates “Experiências exitosas online para navegar com segurança: o que você tem a ver com isso?”. Em 2022, o Fórum teve como tema “Inteligência Artificial: proteger para garantir os direitos humanos digitais”.

- amplo apoio na divulgação das atividades da Rede Matraga para todos os segmentos da Comunidade Sedes. O instituto tem disponibilizado seus canais digitais, no Facebook e Youtube, para a transmissão simultânea de eventos.

- possibilidades de problematização do tema de forma transdisciplinar com as escolas que, juntamente com o Sedes, integram a Rede Alix. Temos participado de encontros com gestores e docentes das escolas, criando aproximações e trocas de experiências.

 - atividades internas de estudo e formação, abertas a todos os interessados (funcionários, professores, alunos). A Rede Matraga SEDES mantém um GRUPO DE ESTUDOS (GE), que se reúne quinzenalmente, com encontros online, na 1ª e 3ª  sexta-feira do mês, das 13h às 14h30. Realizamos 7 encontros em 2021, nos quais foram abordados os seguintes temas:

- vertentes filosóficas utilizadas pelos teóricos que problematizam a IA em diferentes aspectos: a cosmovisão de Nietzsche (a teoria das forças,  o perspectivismo e o experimentalismo);

- características da Sociedade Disciplinar (Foucault) e a emergência da Sociedade de Controle (Deleuze);

- a Sociedade do Desempenho (Byung-Chul Han) e a psicopolítica;

- estratégias e práticas de resistência à manipulação das subjetividades: internet segura, Safernet, letramento digital, o cuidado com crianças e adolescentes;

Em 2022 retomamos o GE em março, com 2 encontros sobre   letramento corporal  e os desafios do  mundo digital.

PERSPECTIVAS EM 2022

A Rede Matraga geral instalou-se em  plataformas no Instagram, Facebook, Twiter e YouTube, utilizando-as como ferramentas de comunicação e articulação. Basta colocar em um buscador de internet o nome Rede Matraga que serão encontradas imagens de diversas atividades de formação, abertas ao público em geral.

 Após decisão conjunta de seus participantes, a Rede geral entrou para o Telegram, permitindo a entrada de pessoas físicas  num grande grupo. Para os interessados em participar  basta clicar em http://t.me/joinchat/6h5Qn8-mpNo3ZmMx .

A Rede  geral se concentra no momento em promover transmissões quinzenais; em estruturar grupos de estudo que implantem e consolidem áreas  temáticas e  linhas de pesquisa nos ambientes acadêmicos, vinculadas às preocupações da Rede; em capilarizar, através do sistema conselhos de psicologia e da ABEP (Associação Brasileira de Ensino de Psicologia), a atenção e cuidado com os impactos negativos da expansão digital.

As preocupações políticas e éticas da Rede MATRAGA  convergem com os princípios basilares de nosso Instituto. Destacamos o paradigma dos Direitos Humanos, a luta por justiça social, a defesa intransigente da autonomia e liberdade dos sujeitos.

Nós, da REDE MATRAGA SEDES, estamos disponíveis para dialogar com todos que se interessam pelo tema. A participação nos encontros mensais da rede e/ou do grupo de estudos está aberta aos que desejarem.

Acreditamos na potência política de nossa Rede e na importância da problematização do tema. A manipulação de subjetividades por aparatos de IA nos desafia, mas também estimula nossas resistências.

Aguardamos os contatos.

REDE MATRAGA SEDES

Beatriz Lorencini    beatriz.lorencini@gmail.com

Márcio Silva       profmarcio@uol.com.br

Compartilhar com: