REDE MATRAGA SEDES

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUBJETIVIDADES

 Manipulação de subjetividades por aparatos e processos baseados em IA - Inteligência Artificial

A expansão acelerada do mundo digital despertou, em um conjunto de profissionais da psicologia, preocupações com a intensidade e virulência existente em processos e aparatos baseados em Inteligência Artificial, especialmente no que se refere à manipulação de subjetividades. A partir de iniciativa do Instituto Silvia Lane  (www.compromissosocial.org.br)  formou-se uma Rede (meados de 2020), na qual se juntaram cerca de 30 entidades e institutos, além de centenas de participantes. O Instituto Sedes foi convidado a integrar-se nessa articulação, que culminou na realização do III Simpósio Nacional PSICOLOGIA E COMPROMISSO SOCIAL, em dezembro/2020. Nos meses que o precederam, ocorreram diversos eventos preparatórios, agregando as contribuições de pesquisadores do tema, de profissionais da psicologia, de jornalistas, de ativistas e hackers. Disto resultaram quase 30 vídeos, disponíveis no site do Instituto Silvia Lane. A Rede lançou um manifesto- https://sedes.org.br/site/entidades-da-psicologia-fazem-alerta-a-sociedade-brasileira/ - no qual são apontados riscos de uso antiético dos conhecimentos da psicologia pelos aparatos de IA,  ameaças à democracia, à saúde mental, à convivência social. O manifesto reconhece os benefícios do desenvolvimento tecnológico, mas alerta para o imperativo do processo de humanização e do controle social desses meios.

Ao longo de 2021, nossa articulação maior passou a ser chamada REDE MATRAGA. Esse  nome  foi escolhido em reconhecimento ao psicólogo, professor e militante Marcus Vinícius de Oliveira – o Marcus Matraga  https://www.memorialmatraga.com.br/  – assassinado em 04/02/2016, quando atuava no Recôncavo Baiano a favor da preservação ambiental, juntamente com as populações ribeirinhas.

A Rede Matraga geral instalou-se em  plataformas no Instagram, Facebook, Twiter e YouTube, utilizando-as como ferramentas de comunicação e articulação. Basta colocar em um buscador de internet o nome Rede Matraga que serão encontradas imagens de atividades de formação, abertas ao público em geral. Entre essas, destacam-se as transmissões dos Aulões, que visam inserir a preocupação ética com as questões do mundo digital  na formação de graduandos de psicologia.

SEDES E REDE

A REDE MATRAGA SEDES é composta por representantes de centros (CNRVV, CEFIS), núcleos (NAS, funcionários), departamentos (Psicopedagogia, Psicossomática, Psicanálise), e demais pessoas interessadas, pertencentes à nossa comunidade mais ampla. Se reúne mensalmente, na  2ª sexta-feira do mês, às 13hs, online. A diretoria do instituto designou dois representantes junto à Rede geral: Beatriz Lorecini (CNRVV) e Márcio Silva (CEFIS).

Entendemos que nossa adesão à Rede deve ser efetivada por  ações. Nesse sentido, temos refletido sobre algumas possibilidades:

- abordagem do tema  em programações de aulas nos cursos de especialização, de aperfeiçoamento e de expansão cultural.  Oferecemos no Sedes o curso  “Inteligência Artificial e Subjetividades”, semestralmente.

- realização de eventos com foco em IA e subjetividades, no âmbito dos núcleos, centros e departamentos. O CNRVV, em articulação com a SaferNet Brasil, realiza anualmente um de seus fóruns de debate em torno da prevenção no mundo digital. Em 2021, propuseram o tema: “Experiências exitosas online para navegar com segurança: o que você tem a ver com isso?”. Em 2022, o Fórum teve como tema “Inteligência Artificial: proteger para garantir os direitos humanos digitais”. Em 2023, tratou-se do “Protagonismo em ação: prevenção e proteção das crianças, adolescentes e jovens na Era Digital.”

  • apoio na divulgação das atividades da Rede Matraga para todos os segmentos da Comunidade Sedes. O instituto tem disponibilizado seus canais digitais, no Facebook e Youtube, para a transmissão simultânea de eventos.
  • possibilidades de problematização do tema de forma transdisciplinar com as escolas que, juntamente com o Sedes, integram a Rede Alix.
  • atividades internas de estudo e formação, abertas aos interessados (funcionários, professores, alunos). A Rede Matraga SEDES mantém um GRUPO DE ESTUDOS (GE), que se reúne mensalmente com encontros online, na  3ª  sexta-feira do mês, das 13h30 às 15h. Desde agosto de 2021, foram abordados os seguintes temas:
  • vertentes filosóficas utilizadas pelos teóricos que problematizam a IA em diferentes aspectos: a cosmovisão de Nietzsche (a teoria das forças,  o perspectivismo e o experimentalismo);
  • características da Sociedade Disciplinar (Foucault) e a emergência da Sociedade de Controle (Deleuze);
  • a Sociedade do Desempenho (Byung-Chul Han) e a Psicopolítica;
  • estratégias e práticas de resistência à manipulação das subjetividades: internet segura, Safernet, letramento digital, o cuidado com crianças e adolescentes;
  • letramento corporal  e os desafios do  mundo digital.
  • as concepções de Yuk Hui (cosmotécnicas e tecnodiversidade).
  • segurança digital e políticas públicas.
  • IA, tecnologias e os impactos no mundo do trabalho: riscos psicossociais.
  • Colonialismo de Dados  x pensamento decolonial.
  • as questões do Multiverso.
  • As concepções de Yuval Harari.
  • Em 2023 temos tratado dos desafios das regulamentações das Big Techs, das linguagens gerativas (ChatGPT), entre outros assuntos. Buscamos destacar ideias e práticas de resistência à modulação digital de subjetividades, e alternativas ao império de dados neoliberal das Big Techs.

Perspectivas  e fluxos

As preocupações políticas e éticas da Rede MATRAGA  convergem com os princípios basilares de nosso Instituto. Destacamos o paradigma dos Direitos Humanos, a luta por justiça social, a defesa intransigente da autonomia e liberdade dos sujeitos.

Nós, da REDE MATRAGA SEDES, estamos disponíveis para dialogar com todos que se interessam pelo tema. A participação nos encontros mensais da rede e/ou do grupo de estudos está aberta aos que desejarem.

Acreditamos na potência política de nossa articulação e na importância da problematização do tema. A manipulação de subjetividades por aparatos de IA nos desafia, mas também estimula nossas resistências.

Juntem-se aos  fluxos.de nossa Rede!

REDE MATRAGA SEDES

Beatriz Lorencini    beatriz.lorencini@gmail.com

Márcio Silva       profmarcio@uol.com.br

2ª aula - Projeto AULÕES - Extrativismo Psíquico e o Imperativo do Engajamento

Data: 18/08/2022, às 19h00

Em sua segunda aula, o projeto Aulões contará com a participação da psicóloga Ana Bentes que abordará o tema do Extrativismo Psíquico e o Imperativo do Engajamento. Venha conferir!

O Projeto Aulões é promovido pela Rede Matraga e conta com o apoio das seguintes instituições: - Instituto Sedes Sapientiae; - Instituto Silvia Lane; - Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRPMG); - União Latino Americana de Entidades da Psicologia (ULAPSI).

Cana Rede Matraga: https://youtu.be/EvnfSoUflDk

Canal do Sedes: https://youtu.be/ZSbzQ1lSQ8E

Será transmitido também através das páginas do Facebook da Rede Matraga e Instituto Sedes Sapientiae.

Compartilhar com: