QUEM SOMOS

Somos um coletivo interdisciplinar de reflexão, pesquisa, atuação formativa e de intervenção nas questões relativas à vida, à saúde e aos direitos humanos de trabalhadores e trabalhadoras. Nossa constituição inicial teve por objetivo atender à demanda formulada por estudantes do curso de Extensão "Saúde Mental Relacionada ao Trabalho" que, vinculados às áreas da Saúde Pública, Educação, Empresarial, Previdência Social e Justiça do Trabalho, almejavam um espaço de reflexão que possibilitasse o aprofundamento das temáticas desenvolvidas no curso. Posteriormente, esse grupo se ampliou e hoje é composto por pesquisadores/as, docentes e profissionais com atuações relevantes nesse campo, advindos da comunidade Sedes, de Universidades e outras instituições.

O NÚCLEO SEMENTE se propõe a fortalecer e ampliar o conhecimento do campo da Saúde Mental e Direitos Humanos relacionados ao Trabalho, bem como apoiar as diversas ações e intervenções desencadeadas nesta área.

Coordenação:

Titulares: Edith Seligmann-Silva, Eliana Ap. da S. Pintor e Maria Laurinda R. de Sousa.

Suplentes: Damares Vicente, Lucieneida D. Praun, Pedro Mascarenhas e Vera L. Salerno.

HISTÓRICO

Em 2016, em atendimento à demanda de estudantes que finalizaram o curso de Extensão, constituiu-se um GT (Grupo de Trabalho) sobre Saúde Mental e Direitos Humanos Relacionados ao Trabalho, agregando além dos/as estudantes, pesquisadores/as e profissionais com trabalhos, pesquisas e produção acadêmica na temática.

Os encontros mensais se organizaram em torno do compartilhamento de pesquisas, debates sobre políticas públicas, análise de situações de vida, trabalho e direitos humanos de grupos específicos de trabalhadores/as, relatos de experiências, bem como a realização de eventos abertos à comunidade, a saber:

- “Efetivação dos direitos fundamentais e sociais e a realização do direito ao trabalho"

- “Reforma  Previdenciária  e os Direitos dos  Trabalhadores”

- “Reforma Trabalhista, impactos e resistência”

- “Rupturas das  Barragens Mariana e Brumadinho - Os Impactos  Humanos”

- “Renda, Trabalho, Saúde” (seminário realizado em conjunto com o Departamento de Psicanálise do Instituto).

- “Errâncias” Discussão do  documentário “Que  língua você fala” – apresentado por sua  diretora, a artista e educadora Elisa Bracher.

Esses desdobramentos e toda a crise política do país, com propostas que desconsideravam as conquistas trabalhistas e os direitos humanos, acentuaram a necessidade de se constituir um espaço de referência, um núcleo, formalizado institucionalmente e capaz de:

  • responder às demandas de palestras, cursos e eventos;
  • acompanhar os trabalhos e pesquisas realizados nessa área;
  • realizar intervenções no espaço público em defesa dos/as trabalhadores/as;
  • propor outras formas possíveis de organização do trabalho;
  • apoiar as lutas pela sustentação dos direitos fundamentais, consagrados na Constituição Federal de 1988.

Em 2022, o Instituto Sedes Sapientiae, reconheceu oficialmente a criação do Núcleo Semente – Saúde Mental e Direitos Humanos Relacionados ao Trabalho.

PROPOSTA

O NÚCLEO SEMENTE se propõe a fomentar, fortalecer e ampliar o conhecimento e as ações no campo da Saúde Mental e Direitos Humanos Relacionados ao Trabalho, bem como apoiar as diversas ações e intervenções desencadeadas nesta área por grupos, coletivos, movimentos, sindicatos e demais instituições de luta pela conquista e garantia de direitos.

Constitui-se como espaço coletivo e democrático de resistência, capaz de acolher o sofrimento cotidiano de trabalhadores/as, perseverando no propósito de luta em prol da saúde e direitos humanos, contribuindo para análise e compreensão das contradições e conflitos que se expressam no mundo contemporâneo do trabalho.

Pretende tornar-se um centro interdisciplinar e multiprofissional de reflexão, intervenção e de produção de conhecimento sobre o lugar do trabalho na vida e na saúde de trabalhadores e trabalhadoras, bem como de difusão das experiências de organização e resistência, buscando contribuir para o fortalecimento das lutas históricas da classe trabalhadora  pelo reconhecimento de seus direitos.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Nossas propostas serão organizadas de acordo com demandas e necessidades manifestadas por trabalhadores e trabalhadoras vinculados/as a empregos formais, organizados/as (ou não) em coletivos, sindicatos, associações ou movimentos,  bem como por aqueles/as que se encontram em trabalhos informais ou desempregados.

No momento, o Núcleo Semente formalizou Grupos de Trabalho com as seguintes propostas de atuação:

Formação Continuada

Tem como objetivo fomentar discussões, estudos e pesquisas na área de SMRT (Saúde Mental Relacionada ao Trabalho), bem como a atualização dos temas abordados no curso de aperfeiçoamento de SMRT.

Destina-se a alunos/as e ex-alunos/as do curso SMRT, membros do Núcleo SEMENTE que se interessarem pelos temas e representantes do Fórum Entidades Nacional de Trabalhadores/as da Saúde- FENTAS

Trabalho, Território e Saúde

1.Direitos Humanos, Trabalho e Saúde

Desenvolvimento de um espaço político-pedagógico articulado com os movimentos sociais, sindicatos e outras associações de trabalhadores/as, enfocando as desigualdades no trabalho, especialmente as de raça, gênero e classe;

Assessoria e consultoria sobre direitos trabalhistas, perícias judiciais e assistência técnica.

Estabelecimento de parcerias com entidades ou serviços pertinentes a essa área, como o CEPIS (Centro de Educação Popular do Sedes Sapientiae), o Instituto Walter Leser e a UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista.

2.Grupo de Escuta/Acolhimento

Destinado a trabalhadores/as em geral – formais, informais e desempregados/as.

Os Encontros podem ocorrer no Sedes e podem também ser itinerantes, possibilitando o acesso a todos, todas, nas comunidades, nas associações ou nos movimentos que manifestarem desejo de escuta ou acolhimento.

O Grupo está aberto a parcerias que possam criar fluxos de encaminhamentos recíprocos e ações conjuntas. No momento, está viabilizada uma parceria com o Escuta Sedes.

3.Comunicação e Difusão do Conhecimento

Tem por objetivo disseminar as temáticas relativas à saúde mental e direitos humanos relacionados ao trabalho por meio de eventos abertos à comunidade, tais como: Seminários, Jornadas, Psicodrama público, Cine-Trabalho: filmes seguidos de debates, Podcasts e outros recursos midiáticos que possibilitem a apreensão, pelo coletivo, das ações desenvolvidas pelo Núcleo.

Pretende, também, divulgar Campanhas e Atos de Solidariedade criados pelos Grupos de Trabalho do Núcleo Semente.

MURAL

Notícias/Informes


AFIPEA PROMOVE O LANÇAMENTO DO LIVRO ASSÉDIO INSTITUCIONAL

A Afipea tem o prazer de convidar a todos para prestigiar o lançamento do livro ASSÉDIO INSTITUCIONAL NO BRASIL: AVANÇO DO AUTORITARISMO E DESCONSTRUÇÃO DO ESTADO. O lançamento ocorrerá em três eventos, uma cerimônia na Câmara dos Deputados (03/05), uma Coletiva de Imprensa (04/05) e um seminário (05/05), que poderão ser acompanhados presencialmente ou online! Confira em:

https://afipeasindical.org.br/noticias/afipea-lanca-livro-sobre-assedio-institucional/


02 DE MAIO - UM DIA NACIONAL DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL

O 2 de maio é também conhecido como Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho e, para que você possa entender melhor o assunto, sugerimos o artigo de Eliana Pintor, psicóloga e mestre em Psicologia da Saúde

#AssedioMoralNão

Veja no site da CUT-SP:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=318773397071896&id=100068177137844


Em defesa da Saúde Mental e do SUS.

Em 6.4.2022, o Núcleo assinou a petição em defesa da Saúde Mental e contra a portaria 596/2022 que corta os recursos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e facilita o retorno de práticas manicomiais, configurando mais um ataque à Reforma Psiquiátrica e ao SUS. Essa petição é, também, um manifesto em favor do Decreto Legislativo 66/22 (PDL), apresentado pelo Deputado Federal Alexandre Padilha para sustar essa portaria.


No dia 15/03/22 o Núcleo Semente encaminhou Ofício à Câmara Legislativa Federal manifestando apoio  pela adesão à Carta de Apoio à ratificação da Convenção 190 da OIT. Esta Convenção versa sobre a eliminação da Violência e Assédio no mundo do trabalho.

Nosso encaminhamento foi uma resposta ao pedido do MPT- Ministério Público do Trabalho – que faz parte da articulação de movimentos, coletivos e instituições que podem contribuir para pressionar deputados e senadores para que o Brasil venha ratificar essa Convenção elaborada em 2019.

Estamos na luta por um mundo do trabalho sem violências!

Acesse o texto da Convenção 190da OIT no site oficial: https://www.ilo.org/brasilia/publicacoes/WCMS_760224/lang--pt/index.htm


Cenas da Vida do Trabalho (pequenos ensaios, poemas, recortes do cotidiano)

“Pedro pedreiro penseiro esperando o trem”

Esperando o aumento para o mês que vem

Esperando o trem, esperando aumento, esperando a sorte,

Que não vem, não vem, não vem, não vem...

Pedro juntou Paulo, juntou Maria, juntou João

Todos juntos não esperam maisnada e ninguém.

Lutam.

Sabem dos direitos que têm e que já vem

Que já vem que já vem, já vem, já vem, já vem...

(Lau com parceria e inspiração de Chico Buarque)

FALE CONOSCO

Endereço: Rua Ministro de Godoi, 1484 – Perdizes – São Paulo/SP.

Telefone: (11) 3866-2754

E-mail: semente@sedes.org.br

“Espaço aberto para enviar mensagem”

Compartilhar com: