Caros colegas! No próximo dia 9 de novembro teremos nosso último encontro do Espaço de Estudo do Ensino de Lacan do Instituto Sedes Sapientiae para o ano de 2019. Conversarei com vocês sobre o tema: “O sujeito lacaniano e a topologia da banda de Moebius”. Trata-se de diferenciar e dar especificidade psicanalítica ao conceito de sujeito tal como desenvolvido por Lacan e, no passo seguinte, interagir com a figura topológica que lhe serve de modelo. O objetivo primordial da discussão é refletir sobre as implicações clínicas que esse conceito nos leva a considerar.

O evento acontecerá na sala 6 do Instituto das 9 até as 12 horas e as inscrições poderão ser feitas pelo site do Sedes ou pessoalmente na secretaria. O custo é de R$70,00 e teremos apenas 20 vagas. O critério para preenchimento das mesmas, será o de observar a ordem de inscrição efetiva, ou seja, mediante a realização do pagamento.

Faça sua inscrição para o encontro do dia 09 de novembro de 2019 clicando aqui…


COORDENADOR: José Carlos Garcia.
Analista participante: Durval Mazzei Nogueira Filho


OBJETIVO: Trata-se de um espaço dedicado ao estudo do ensino de Lacan que visa atender àqueles que tem interesse em se aproximar das ideias fundamentais do campo lacaniano, bem como aos que tem interesse em aprofundar a discussão de temas específicos desse campo. Um dos alcances principais dessa proposta é contemplar um sentido de transversalidade dentro do Instituto, permitindo que pessoas de distintos grupos possam, mediante requisitos mínimos, ter acesso a esse campo do saber que não é contemplado sistematicamente em nenhuma das instâncias do Instituto Sedes. Além disso, aceitaremos também a inscrição de pessoas de fora do Instituto que demonstrem interesse no projeto.


METODOLOGIA: Nossa intenção é sustentar, a partir da leitura do Seminário 1, “Os Escritos Técnicos de Freud”, discussões que permitam apresentar os articuladores de leitura para o texto de Lacan, especialmente, no que diz respeito às aproximações e afastamentos dos campos epistemológicos que sustentam o texto freudiano e o lacaniano, destacando suas especificidades. Também lançaremos mão de outros textos de Lacan para o aprofundamento de temáticas específicas do interesse do grupo.


FUNCIONAMENTO: Estamos propondo encontro semanais com duração de 01h30, durante os quais seguiremos a leitura do texto do Seminário para poder oferecer chaves ou operadores de leitura que permitam que os interessados possam se aproximar da forma de pensar de Lacan. Nossos encontros ocorrerão todas as terças-feiras de 10h45 até 12h15. Haverá também reuniões esporádicas aos sábados, provavelmente duas por semestre, para discussão de temas escolhidos, inclusive com a presença de analistas convidados. Essas reuniões ocorrerão nos seguintes dias: 13/04, 15/06, 14/09 e 09/11/2019, no horário das 09h00 às 12h00.


REQUISITOS MÍNIMOS: Ter formação superior e possuir leitura prévia do texto freudiano. Caso haja um número maior de inscritos as vagas serão preenchidas a partir da avaliação curricular.


Faça sua inscrição para o encontro do dia 09 de novembro de 2019 clicando aqui…