Cursos 2018 Psicanálise com Crianças
Psicanálise da Criança
Clique aqui para se inscrever
saiba mais

OBJETIVO: Refletir sobre a singularidade da clínica com crianças a partir do estudo dos textos freudianos e de autores significativos da psicanálise, assim como através de supervisões e encontros clínicos. Problematizar as diferentes respostas encontradas a questões fundamentais tais como: a linguagem, o brincar, a transferência, a interpretação e o lugar dos pais na análise com crianças. Consideram-se atividades inerentes à formação: análise pessoal, atividade clínica, supervisão individual e participação em espaços de interlocução.

CORPO DOCENTE: Ada Morgenstern, Adela Judith Stoppel de Gueller, Audrey Setton Lopes de Souza, Elsa Vera Kunze Post Susemihl, Lia Pitliuk, Marcia Regina Porto Ferreira, Maria Dias Soares do Amaral, Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar, Maria José Porto Bugni, Mary Ono, Renata Guarido, Daniele John e professoras convidadas: Luciana Pires e Alessandra Cassia Leite Barbieri.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Os três eixos do curso são:
1) Estudo Teórico:
SEMINÁRIO “FREUD” – Formações do Inconsciente, Teoria da Sexualidade, Constituição do Psiquismo, Método Psicanalítico e Psicopatologia Psicanalítica; b) SEMINÁRIO “PSICANÁLISE DA CRIANÇA” – Estudos sobre a Clínica Psicanalítica com crianças, a partir dos textos de Melanie Klein, Winnicott, Mannoni, Dolto, Lacan e outros. 

2) Supervisão Clínica: visa acompanhar e desenvolver as singularidades do profissional em sua atividade clínica.

OBSERVAÇÃO: os alunos podem candidatar-se à atividade prática que é oferecida pela Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae (que conta com processo seletivo específico). 

3) Participação em Espaços de Interlocução: com o intuito de fomentar a formação, a participação em eventos do Departamento será considerada parte integrante do conteúdo programático.

DESTINADO A: Psicólogos e médicos interessados na formação psicanalítica com crianças, que estejam em processo de análise pessoal ou que se comprometam a iniciá-lo, e profissionais de outras áreas, que já tenham um percurso em psicanálise.

DURAÇÃO: três anos

HORÁRIO: 
Seminários teóricos – sextas-feiras, das 8h às 12h.
Supervisão – duas horas semanais (sextas-feiras a partir das 13h30 e horário opcional na quarta-feira, se houver quórum)

CARGA HORÁRIA: 618 horas


Winnicott
Clique aqui para se inscrever
saiba mais

OBJETIVO: O objetivo geral do curso é fazer uma trajetória pela obra do autor, desde o desenvolvimento emocional primitivo da criança e a constituição do Self, à vida cultural adulta e compartilhada, na saúde e no sofrimento psíquico. As aulas acompanham a teoria do amadurecimento emocional em Winnicott a partir de conceitos básicos sobre ilusão, transicionalidade, espaço do brincar, da criação e da cultura, tendo especial atenção à clínica winnicottiana, às psicopatologias e aos aspectos técnicos que a compreendem. Além disso, são abordados temas contemporâneos, tais como adições, identidade e gênero e reflexões sobre a sociedade e um trabalho de oficina de escrita com enfoque psicanalítico.

CORPO DOCENTE: é composto por membros do Departamento de Psicanálise com Crianças e professores convidados. Professores: Afrânio de Matos Ferreira, Claudia Perrotta, Lygia Vampré Humberg, Lucila de Jesus Mello Gonçalves, Sandra Tschirner, Tania Aiello Vaisberg e Tereza Marques de Oliveira.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • O autor e a obra: formação e influência
  • Desenvolvimento Emocional Primitivo
  • A Clínica da Relação mãe-bebê
  • Integração Psique – Soma
  • Transcionalidade
  • O Brincar e a Criatividade
  • A Experiência Cultural. Consultas Terapêuticas e Jogo do Rabisco
  • A família e a busca pela integração
  • Adolescência
  • Os Processos de Maturação
  • Sonhos e Comunicação Silenciosa
  • Psicopatologia na infância
  • Regressão
  • Clínica do Setting e caso Piggle
  • Angústias Impensáveis
  • A Clínica Intercultural
  • Agressividade
  • Tendência Antissocial
  • Adições
  • Integração Psique – Soma
  • Identidade e gênero
  • Reflexões sobre a sociedade
  • Oficina de Escrita com Enfoque Psicanalítico

TRABALHO DE FINAL DE CURSO: serão ministradas 02 oficinas de escrita, uma em cada semestre, com o objetivo principal de compartilhar orientações para a produção de textos com enfoque psicanalítico – artigos, ensaios, relatos de caso clínico, articulação teórica a partir de filmes, contos, etc. O objetivo é que os participantes busquem emoldurar, através da escrita, temas que se mostraram mais significativos durante o curso, articulando com seus percursos profissionais e/ou pessoais. A ideia é que sejam exercícios de reflexão e integração de conteúdos. Os trabalhos serão apreciados e comentados pelo corpo docente.

COMO ATIVIDADE OPTATIVA
oferecida pelo curso, os alunos matriculados terão direito de frequentar gratuitamente os encontros do Interlocuções, organizado por uma comissão do Espaço Potencial Winnicott.

ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas, seminários clínicos e oficina de escrita.

DESTINADO A: Psicólogos, pediatras, psiquiatras e a profissionais com formação universitária nas áreas de saúde e educação.

DURAÇÃO: um ano.

CARGA HORÁRIA: 68 horas obrigatórias e 8 horas optativas.

HORÁRIO: segundas-feiras, das 19h30 às 21h30.

Nº DE VAGAS: 20 (vinte).

INSCRIÇÃO ATÉ: 5 de fevereiro de 2020.

PROCESSO SELETIVO: Os candidatos devem enviar uma carta de intenções ressaltando qual é o seu interesse pelo curso, um Curriculum Vitae com sua formação escolar e profissional e marcar uma entrevista com um dos professores do curso. -

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS:
12 de fevereiro de 2020, às 14h.

INÍCIO DO ANO LETIVO: 2 de março de 2020.

 

Pais bebe
Clique aqui para se inscrever
saiba mais

CORPO DOCENTE: Denise de Sousa Feliciano (coordenadora), Audrey Setton Lopes de Souza, Mariângela Mendes de Almeida, Maria Cecília Pereira da Silva e Tereza Marques de Oliveira. Mariângela Mendes de Almeida, Maria Cecília Pereira da Silva e Tereza Marques de Oliveira.

OBJETIVO GERAL: desenvolver junto ao aluno a Observação Psicanalítica, refinando a atenção a detalhes interativos e aspectos emocionais por meio do Método de Observação da Relação Mãe-Bebê de Ester Bick. Exercitar a capacidade de conter e tolerar estados emocionais, sem julgamentos ou noções pré-determinadas, e acompanhar o desenvolvimento do bebê em um contexto relacional, o que permitirá desenvolver competências para reconhecer indicadores de transtornos de desenvolvimento na criança em sua primeiríssima infância ( 0 a 3 anos). Oferecer instrumental teórico-clínico para os trabalhos que envolvem as relações pais-bebê-criança pequena. A Observação Psicanalítica auxilia no aprimoramento de posturas profissionais nas demais situações de trabalho em contextos de saúde e educação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Introdução à Observação de bebês a partir do Método Esther Bick;

• Introdução à Psicanálise de crianças e desenvolvimento emocional primitivo (Freud, Klein, Winnicott e outros);

• Psicopatologia do bebê e da criança: o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na 1ª infância e os sintomas psicofuncionais da criança;

• Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em Psicoterapia Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança: Indicadores de transtornos de desenvolvimento; Intervenção precoce na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança: observação da dinâmica interativa mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança; questões da técnica de Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança; as questões transgeracionais e a parentalidade.

ESTRATÉGIAS:

  • Seminário em pequenos grupos com atenção individualizada sobre a observação de um bebê em seu ambiente, atividade individual realizada extraclasse pelo período de uma hora semanal.
  • Aula teórica com discussão de textos previamente sugeridos para leitura.
  • Tendo concluído o primeiro ano, há a possibilidade de extensão para um segundo ano de Observação de Bebês e/ou Discussão de Situação de Trabalho com destaque para Intervenção nas Relações Pais-Bebê/Criança.

Primeiro ano: 18h00 às 19h15 – Seminário de Observação de Bebês; 19h15 às 20h30 – Aula teórica.
Segundo ano opcional: 19h15 às 20h30 – discussão de situação de trabalho.

DESTINADO A: Profissionais das áreas de Saúde Materno-Infantil e Educação como: psicólogos, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicopedagogos, doulas, educadores e afins.

PRÉ-REQUISITO: É recomendável a realização de processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contextos de Saúde e Educação.

DURAÇÃO: um ano (2º ano facultativo).

CARGA HORÁRIA: 80 horas (primeiro ano).

HORÁRIO: Quintas-feiras, das 18h às 20h30.

INSCRIÇÕES: até dia 31 de janeiro de 2020.

PUBLICAÇÃO DO RESULTADO: 14 de fevereiro de 2020, às 14h.

INÍCIO DO CURSO: 5 de março de 2020.


Documentos necessários e outras informações para inscrição no site ou na secretaria do Sedes.

 

leituras
Clique aqui para se inscrever
saiba mais

OBJETIVOS: Apresentar e refletir sobre as contribuições mais importantes da psicanálise sobre o brincar.

CORPO DOCENTE: Ada Morgenstern, Alessandra Cassia Leite Barbieri; professoras convidadas: Clarissa Martins, Fernanda Arantes, Julia Eid.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Natureza e funções do brincar: aspectos históricos do brincar

  • As leituras psicanalíticas: Freud e as primeiras formulações sobre o brincar , o espaço psíquico do brincar, segundo Melanie Klein; Winnicott e o brincar na transicionalidade; o brincar e o significante, de Lacan a Dolto

  • O brincar dos bebês – primórdios da simbolização

  • O brincar em diferentes espaços: escola, instituições, judiciário e outros

  • O brincar e a virtualidade.

    DESTINADO A: Psicólogos, médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicomotricistas, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais.

    HORÁRIO: quartas-feiras, das 18h15 às 20h15.

    DURAÇÃO: um semestre.

    CARGA HORÁRIA: 30 horas.

Instituto Sedes Sapientiae
www.sedes.org.br | sedes@sedes.org.br
[11] 3866-2730
Rua Ministro Godoy, 1484
Perdizes | | São Paulo