boletim

INFORMATIVO ONLINE SOBRE AS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO
PSICANÁLISE COM CRIANÇAS DO INSTITUTO SEDES SAPIENTIAE

ANO VI | Número 10 | edição de janeiro a junho 2019
SOBRE|SITE DO DEPARTAMENTO|facebook

editorial

Nossa assembleia, ao final de 2018, não somente elegeu os coordenadores da gestão 2019/2020, mas foi um importante encontro para afirmarmos, coletivamente, qual o projeto dessa gestão para os próximos dois anos. Em um momento no qual o país sofre graves ameaças de desmonte das políticas públicas de saúde mental, em especial aquelas que concernem a criança e seu meio, pensou-se, fundamentalmente, que o Departamento deve desempenhar papeis e propor ações que produzam trabalho psicanalítico, que remetam a uma psicanálise implicada com seu entorno, num entendimento que a transmissão também se dá dessa forma, e não somente nas salas de aula.

No entanto, no início, nos primórdios do que hoje temos como o Departamento, havia somente as salas de aula, e o curso, que se chamava Psicodinâmica Infantil (acesse aqui para saber). A Psicanálise era somente mais uma de suas facetas; ainda não havia a preocupação com a transmissão do saber psicanalítico, dimensão que foi construída pouco a pouco, com as mudanças que o curso foi sofrendo ao longo dos anos, nas entradas e saídas do grupo de professores, nas demandas da instituição. Hoje, assim como nos posicionamos como um Departamento pluralista, não ligado a autores e linhas em particular, sabemos que a história que nos constitui também é plural, que não há uma única versão dos fatos. Há, sim, histórias vividas por cada um daqueles que aqui estão há tempo suficiente para falar das marcas e dos marcos que nos constituíram ao longo das décadas. E é com esses que queremos conversar, no projeto Nossas Origens - A História Oral do Departamento. Nesta edição, Juliana Devito, nova integrante da equipe do Boletim, foi a interlocutora das histórias contadas por Mary Ono, nossa primeira entrevistada, a quem muito agradecemos pela generosa contribuição.

Trazemos ainda outra conversa, recheada também de relatos históricos, com Marie-Claude Thomas, psicanalista francesa, em torno da qual se organizou o evento "Repensando a Psicanálise: Conversando com Marie-Claude Thomas", que aconteceu em junho desse ano, no Departamento. Marie-Claude foi analisanda de Lacan, e frequentou seus seminários. Em um bate-papo com Adela Stoppel, Ricardo Goldenberg e Lia Rudge, ela falou sobre seu precioso contato com o mestre francês, sobre a psicanálise com crianças, e trouxe um olhar intrigante sobre o brincar como oficina da metáfora, em um entrecruzamento das ideias de Pascal e Aristóteles.

Um bom semestre a todos!


Alessandra Cassia Leite Barbieri
Editora do Boletim Eletrônico do Departamento Psicanálise com Crianças

Equipe editorial
Alessandra Cassia Leite Barbieri e Juliana Devito


 
  Notas
 

nota 1
Informe do Evento “Insistir, Resistir e Existir – A Tragédia do Contemporâneo”
Em 2019, o Núcleo de Departamentos do Instituto Sedes Sapientiae foi reativado, tendo como proposta inicial organizar um evento que contasse com ampla participação de todos os departamentos. Na linha do evento que aconteceu no ano passado, "Diversidade Sexual e Cidadania", a ideia que tem mobilizado o Núcleo de Departamentos é a de continuarmos pensando transversalmente os desafios que o momento político atual impõe. Chegou-se, assim, ao tema do evento: "Insistir, Resistir, Existir – A tragédia do contemporâneo"; que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro de 2019.

Através de Adela Gueller e Lia Rudge – representantes do Departamento de Psicanálise com Crianças no Núcleo de Departamentos – três propostas de nosso Departamento foram encaminhadas para compor o evento: uma do Núcleo Acesso, outra do Grupo Sustentar e um filme de Paulina Ghertman. Tais propostas ainda estão sendo discutidas no Núcleo, assim como as demais sugestões de outros departamentos, pois a composição do evento só será definida em agosto. Assim que a divulgação ficar pronta, os membros da comunidade Sedes serão convidados a comparecer. De todo modo, agende a data!

nota 2
Informe NAS
Nos dias 09 e 10 de agosto aconteceu o evento de inauguração da Casinha do NAS (Núcleo de Assistência Social do Instituto Sedes Sapientiae). Acesse para saber mais: http://sedes.org.br/site/projetos/nas-nucleo-de-assistencia-social-do-instituto-sedes-sapientiae/

Desde 2016, o NAS desenvolve projetos voltados para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social e agora expandirá suas atividades atendendo também idosos e refugiados. O objetivo do NAS é contribuir para a defesa e efetivação de direitos, para a promoção da cidadania e para o enfrentamento das desigualdades sociais. O NAS é composto por 1 representante de cada departamento, da diretoria, dos centros (CNRVV, Clínica, CEPIS) e de alguns cursos que desejaram participar (atualmente: Gerontologia, Atenção Grupal e Letramento).

Em 2019, Lia Rudge passou a representar o Departamento Psicanálise com Crianças no NAS. Qualquer membro do Departamento que deseje ter mais informações sobre esse espaço será muito bem vindo neste evento de inauguração da Casinha do NAS e também poderá entrar em contato com Lia Rudge, enviando mensagem para o e-mail lia@trudge.com.brDepartamento. A iniciativa deve continuar no próximo ano, com contornos ainda a serem decididos pelo grupo.

 
Resenha
Resenha do livro As crianças de Asperger, de Edith Sheffer, escrita por Elisabeth Roudinesco para o Le Monde Des Livres, suplemento do jornal Le Monde, publicada em 29 de março de 2019, e traduzida para o português por Lia Navegantes.

Em seu livro As crianças de Asperger, a historiadora Edith Sheffer apresenta Hans Asperger como nazista e assassino de crianças.

 
Entrevista

Marie-ClaudeMarie-Claude Thomas

"Não há psicanálise de criança. Há psicanálise."
A afirmação contundente é de Marie-Claude Thomas, em uma entrevista para o site Acheronta – Revista de Psicoanalisis e Cultura. Marie-Claude esteve conosco em junho último, no evento Repensando a Psicanálise: Marie-Claude Thomas em São Paulo, no qual ministrou um mini-curso, um seminário temático cujo tema foi “autismo”, e um seminário clínico, com material apresentado por Julieta Jerusalinsky.

Marie-Claude é doutora em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise, membro da École Lacanniene de Psychanalyse e ministrou, durante muito tempo, aulas na Unidade Paris VII Denis Diderot. Fez análise com Jacques Lacan por dez anos.

O Boletim esteve presente em um bate-papo entre a psicanalista francesa, Ricardo Goldenberg, Lia Rudge, e Adela Stoppel, em uma manhã que se seguiu ao evento. Nessa conversa, Marie-Claude conta um pouco mais da sua experiência com Lacan, fala sobre a saúde mental da infância na França, e retoma suas hipóteses sobre o jogo como oficina da linguagem.

Evento
junho 2019

Marie-Claude esteve conosco em junho último, no evento Repensando a Psicanálise: Marie-Claude Thomas em São Paulo, no qual ministrou um mini-curso, um seminário temático cujo tema foi "autismo", e um seminário clínico, com material apresentado por Julieta Jerusalinsky.

entrevista


Somos alunos, professores, membros, colegas que trabalham em torno do projeto coletivo que é o Departamento Psicanálise com Crianças. São nossas trajetórias aqui que constituem esse grupamento e que dão as direções aos seus movimentos. O Boletim trará, ao longo de suas próximas edições, entrevistas e bate-papos com aqueles que, entre nós, têm trajetórias mais longevas no Departamento, para dar ouvidos a como nos contamos. E, dessa forma, contribuir com a construção de projeto futuro do Departamento. A estréia do Nossas Origens foi uma conversa com a professora e supervisora do curso Psicanálise com Crianças, Mary Ono.

ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019
 

Relação Mãe-Bebê na Família - Conversa com Marisa Mélega
fevereiro 2019


A equipe de professores do Curso Relação Pais-Bebê: Da Observação a lntervenção convidou a psicanalista Marisa Mélega, pioneira, em nosso meio, na realização de trabalhos com bebês e seus pais, no campo da formação, observação, intervenção e pesquisa.
Os temas que foram abordados:

- Esther Bick e a descoberta de sua técnica;
- A formação do Observador Psicanalítico;
- A evolução e complexidade da construção de uma mente simbólica;
- Aplicações da técnica de Bick: na famma (intervenções terapêuticas pais filhos), em pesquisa, em novas teorizações da ciência-arte psicanalítica
.

Interlocuções
Introdução à Obra de Peter Sloterdijk
abril 2019

Juliano Pessanha fez uma introdução da obra de Peter Sloterdijk, ancorado no livro Esferas 1 - Bolhas, considerando a hipótese que ele é o primeiro grande filósofo a incorporar os achados clínicos de Winnicott.

Encontro Sobre a Clínica com Crianças:
"O que o diagnóstico cala no sujeito"
conversa com Luciana Pires
Maio 2019

interlocucoes2Encontros Sobre a Clínica com crianças é um espaço de escuta de colegas, do nosso departamento e de outras instituições. Foram relatadas suas experiênclas na Clínica psicanalítica com crianças - ou em outros espaços atravessados pela psicanálise-, possibilitando trocar reflexões, abrir questões e pensar a partir das diferenças, enriquecendo nosso processo de formação continuada.


O Amor para a Filosofia

junho 2019

interlocucoes2
O amor pode ser dito de várias maneiras: É fília, ágape e páthos. A filosofia investiga o amor enquanto conceito. Adriana Novaes tratou dos significados do amor. referin­do-se especialmente ao livro recém lançado de Francis Wolff. Não existe amor perfeito. É aprimeira obra de Hannah Arendt. O conceito de amor em Santo Agostinho.

As Crianças da Psicanálise:
Scholomo, Hans, Arpad, Hilda e Fritz

junho 2019
paisbebe
O Curso Relação Pais-Bebê: Da Observação, lntervenção convidou a psicanalista lzelinda Garcia de Barros para conversar conosco sobre as crianças da psicanálise a partir de seus 50 anos de experiência clínica e formação de novos analistas.

cursos2019
cursos2019
Conheça melhor os cursos do Departamento e ajude a divulgá-los!
Site do Departamento | SOBRE | REDES SOCIAIS facebook
  Departamento Psicanálise com Crianças | Instituto Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484, Perdizes, São Paulo fone: (11) 3866-2730
E-mail: psicanalisedacrianca.sedes@gmail.com