
INSTITUTO SEDES SAPIENTIAE
Departamento Psicanálise com Crianças
Somos um espaço de formação, produção e interlocução no campo da psicanálise com crianças. Apresentamos aqui, nossas atividades, organizadas nos setores Cursos, Extensão, Eventos, Clínica e Pesquisa e Divulgação.
CURSOS
Psicanálise Com Crianças
Consideramos também essenciais à formação a análise pessoal, a atividade clínica, a supervisão individual e a participação em espaços de interlocução. A pertinência do curso ao Departamento Psicanálise com Crianças possibilita aos alunos diversas modalidades de inserção e de participação em projetos de discussão e pesquisa clínica (Sustentar: psicanálise, infâncias e saúde pública, Gemelar: gemelaridade e reprodução assistida, novos desafios para a psicanálise, e Acesso: crianças e famílias separadas de seus núcleos de origem), em publicações, em grupos de estudo e em eventos (Colóquio e Jornadas).
Duração: Três anos
Carga horária: 582 horas
Olhar psicanalítico e continência na prática profissional: Observação pais-bebê
A experiência de observação psicanalítica de acompanhar um bebê na relação familiar durante o período de 2 anos tem se mostrado importante para o aprimoramento de olhar e escuta psicanalítica na prática profissional em saúde e educação.
O Método de Observação Pais-Bebê, criado pela psicanalista Esther Bick em 1948, é ferramenta potente para o desenvolvimento da capacidade de tolerar os estados mentais em todas as suas variações, sobretudo em níveis arcaicos de extremo desamparo e vulnerabilidades. Observar e conter afetos, podendo serem transformados em pensamentos.
Cursos de Expansão
Sentir com os Bebês: Continência e Olhar Psicanalítico na Formação Profissional
Refletir sobre situações de trabalho em contextos de saúde e educação a partir da Observação Psicanalítica.
Leituras Psicanalíticas do Brincar
Apresentar e refletir sobre as contribuições mais importantes da psicanálise sobre o brincar.
Clínica Psicanalítica com Crianças: A Configuração de um Campo
Introduzir o campo da psicanálise com crianças a partir dos principais conceitos formulados pela teoria freudiana.
A Criança e a Palavra: Questões Sobre Leitura e Escrita na Clínica Interdisciplinar
Introduzir as questões de leitura, escrita e lógica que comparecem como entraves nos processos de aprendizagem nas crianças a partir de uma perspectiva interdisciplinar.
Nossos Colóquios anteriores:
Buscar no site
MEMBROS
Os membros do Departamento são vitais para a construção do nosso projeto coletivo. Somente com o engajamento de cada um é possível inventarmos e fomentarmos os diversos espaços da nossa pequena comunidade, de modo a mantê-la viva e atuante, refletindo os interesses e as necessidades daqueles que a compõem.