Objetivo

Especialização


CURSO NO FORMATO PRESENCIAL * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"

Promover a formação de psicanalistas que tenham como foco de interesse o trabalho com crianças, propiciando condições para o desenvolvimento de uma escuta analítica sustentada na reflexão teórico-clínica. Considerando a singularidade da clínica psicanalítica com crianças, o curso se propõe a:

  • Pensar o lugar da infância, do infantil e da especificidade da clínica psicanalítica com crianças a partir do estudo dos textos freudianos e dos autores significativos deste campo;
  • A partir da metapsicologia dos diversos autores, trabalhar diferentes respostas a questões fundamentais da clínica com crianças, tais como as características da linguagem da criança, o brincar, enquadres e manejo, a especificidade da transferência, a interpretação e outras intervenções, o lugar dos pais, a relação com outros profissionais e contextos (educação, saúde, etc.);
  • Sustentar espaços de discussão clínica e de supervisão.
Corpo Docente

Adela Judith Stoppel de Gueller, Audrey Setton Lopes de Souza, Alessandra Barbieri, Elsa Vera Kunze Post Susemihl, Lia Pitliuk, Marcia Regina Porto Ferreira, Maria Dias Soares do Amaral, Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar, Maria José Porto Bugni, Mary Ono, Marília Velano e professores convidados.

Conteúdo Programático
Eixo Freud – Seminários teórico-clínicos nos temas: Divisão do sujeito, Formações do inconsciente, Teoria da sexualidade, Pulsões e Constituição do psiquismo, Narcisismo e Édipo, Método psicanalítico, Psicopatologia psicanalítica.
Eixo Psicanálise com Crianças – seminários teórico-clínicos a partir das obras de Melanie Klein, Winnicott, Lacan e outros que se dedicaram às particularidades desta clínica.
Supervisão clínica.
Consideramos também essenciais à formação a análise pessoal, a atividade clínica, a supervisão individual e a participação em espaços de interlocução. A pertinência do curso ao Departamento Psicanálise com Crianças possibilita aos alunos diversas modalidades de inserção e de participação em projetos de discussão e pesquisa clínica (Sustentar: Psicanálise, Infâncias e Saúde Pública; Gemelar: gemelaridade e reprodução assistida, novos desafios para à psicanálise e Núcleo Acesso: crianças e famílias separadas de seus núcleos de origem), em publicações, em grupos de estudo e em eventos (Colóquio e Jornadas).
A pertinência do curso ao Instituto Sedes Sapientiae permite ainda que os alunos possam se candidatar ao Aprimoramento da Clínica Psicológica do instituto, que consiste em uma experiência institucional com prática clínica, mediante participação em processo seletivo específico.
Destinado a

Psicólogos e outros profissionais com graduação universitária interessados na formação em clínica psicanalítica com crianças, com alguma trajetória em psicanálise.

Duração/Horário

Duração:

Três anos. Carga horária do curso: 582 horas.

Horário

Seminários teóricos - às sextas-feiras, das 8h00 às 12h00. Supervisão - duas horas semanais, às sextas-feiras, a partir das 13h30, e horário opcional na quarta-feira de manhã, se houver quórum.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 21 (vinte e uma).

Inscrição até: 04 de fevereiro de 2022.

Processo seletivo: Realização de duas entrevistas individuais com professores do curso e participação em atividade de escrita na sexta-feira, dia 11/02/2022, às 10h30 da manhã. Levar curriculum vitae e foto 3X4 em cada uma das entrevistas. As entrevistas deverão ser marcadas com antecedência com os professores indicados pela secretaria e ocorrer até o dia 10/02/2022.

- Publicação dos resultados: 16 de fevereiro de 2022, às 14h00.

Início do ano letivo: 04 de março de 2022.

Anuidade de 2022: matrícula - R$ 1.246,00 mais 10 parcelas de R$ 1.246,00.

Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...


O CURSO É PRESENCIAL - Em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS - Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.



Share on FacebookTweet about this on Twitter