quinta-feira, 16 de maio de 2019 - 12h10

Apresentação Pública – Grupo Escuta Sedes Projeto – Rodas de Conversa
16 maio 2019

Apresentação Pública – Grupo Escuta Sedes Projeto – Rodas de Conversa

Frente a tempos de crise política e social vividos no Brasil e no mundo, atentos ao crescente mal estar social, à fragilização das instituições e, principalmente, ao esgarçamento de relações sociais e afetivas, um grupo de profissionais da área da Saúde Mental criou, no período eleitoral de 2018, o Escuta Sedes, grupo destinado a oferecer escuta, por meio de Rodas de Conversa, à população afetada por esse contexto.

Atualmente, o grupo é constituído por psicanalistas ligados ao Instituto Sedes Sapientiae, instituição conhecida pelo ensino, pela intervenção clínica e social no campo da psicologia e da psicanálise, pela defesa da democracia e do respeito aos direitos da pessoa humana.

Nossa ação teve início no período das eleições em função do aumento da intolerância que atingiu de forma contundente o espaço público, os núcleos familiares, os grupos de amigos e as relações de trabalho. A intervenção se deu na forma de um serviço gratuito, aberto, não partidário, proposto como
espaço de circulação da palavra e acolhimento das angústias advindas da situação política, a partir de uma posição ética de respeito ao outro em sua singularidade.

Hoje o momento político é outro e igualmente nos impulsiona a seguir construindo e ampliando o trabalho iniciado em 2018, certos de que as elaborações e conquistas democráticas dependem das nossas ações, posicionamentos e laços construídos.

Nossa proposta é dirigida a um público amplo e heterogêneo no que diz respeito à idade, à inserção profissional e social, ao pertencimento ou não a diferentes entidades, isto é, a todos e a cada um que de algum modo se sintam indagados, inquietos ou em sofrimento psíquico devido ao momento político, econômico e ao esgarçamento do tecido social.

Assim, convidamos você ou instituições, entidades e movimentos interessados, a vir conhecer o projeto do Escuta Sedes na apresentação pública que acontecerá no dia 01 de junho de 2019, sábado, das 10h30 às 12h30, na sala 82 do Instituto Sedes Sapientiae, para compartilhar conosco sua experiência e a possibilidade de indicar pessoas que possam se beneficiar desse espaço de escuta e reflexão.
__________________

Já é possível também, participar de uma das Rodas de Conversa: a partir de 17 de maio elas acontecerão às 6as feiras, das 17h às 19h, no Instituto Sedes Sapientiae.

Endereço: Rua Ministro de Godói, 1484 – Perdizes, São Paulo. SP tel. (11) 38662730
Transporte público: Próximo à Estação de Metrô Barra Funda ou Sumaré

Atenciosamente,

Grupo Escuta Sedes
Ana Lucia Gondim Bastos, Carmen Alvarez da Costa Carvalho, Celina Giacomelli, Débora Andrade, Dedé Oliveira Ribeiro, Fernando Amaral, Lindilene Shimabukuro, Lúcia Helena Rodrigues Navarro, Luciana Chauí, Luciana Mannrich, Márcia de Mello Franco, Maria Rita Gordin, Maria Silvia Borghese, Nayra Ganhito, Silvia Lopes de Menezes, Sílvia Nogueira de Carvalho, Simone Pugin

Share on FacebookTweet about this on Twitter