quinta-feira, 11 de abril de 2024 - 15h50

Cine Psicossoma em 05-04-2024
11 abr 2024

Cine Psicossoma em 05-04-2024

No dia 05/04/2024 realizamos mais uma edição do Cine Psicossoma, promovido pelo Departamento de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae.

A gravação do encontro está disponível no YouTube do Departamento: https://tinyrl.com/2s4m99cv

Considerando que no cenário atual, o ideal difundido para os corpos – sobretudo o corpo feminino – é o da magreza excessiva e o uso recorrente de medicamentos para o emagrecimento, como Ozempic, se tornou algo banal e preocupante, o tema escolhido para esse encontro foi As Problemáticas dos Transtornos Alimentares e o Feminino, tendo como ponto de partida o filme Mínimo Para Viver (2017), disponível na Netflix, que conta a história de Ellen, uma jovem de 20 anos que sofre de anorexia.

Como podemos pensar a anorexia? Quais são os ingredientes para se produzir uma anorexia? Seria o culto a magreza mais uma forma de escravizar e subjugar o corpo feminino? Como cuidar dessas pessoas? Qual o lugar da família nesse processo?

Para nos guiar nessa conversa contamos com três convidadas:

Aline Eugênia Camargo: Psicanalista, mestre em Psicologia Social pela USP, membro do departamento de Psicossomática Psicanalítica e do departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Professora do curso de especialização Psicossomática Psicanalítica Corpo e Clínica Contemporânea do mesmo Instituto.

Renata Alves Monteiro: Psicóloga e Nutricionista. Pós-doutorado em atenção multiprofissional nos transtornos alimentares e obesidade pela UFBA. Doutorado em Psicologia Social, mestrado em Nutrição Humana e Especialista em Saúde Coletiva – Educação em Saúde todos pela UnB. E em Políticas Públicas – Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela UNICAMP. Professora do Departamento de Nutrição e pesquisadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da UnB.

Ananda Honorato Silva: Psicóloga, Supervisora e Psicanalista. Especialista em Psicossomática Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae.

A gravação do encontro está disponível no YouTube do Departamento: https://tinyrl.com/2s4m99cv


Compartilhar com: