segunda-feira, 04 de julho de 2022 - 14h11

Aconteceu no sedes o – Encontro Teórico Clínico “O hábito, o atual e a técnica ativa em Ferenczi”
04 jul 2022

Aconteceu no sedes o – Encontro Teórico Clínico “O hábito, o atual e a técnica ativa em Ferenczi”

No último dia 18/05/2022 às 20h30 horas aconteceu no Sedes um Encontro Teórico Clínico híbrido, com alguns lugares no auditório do Sedes, reservados para professores e alunos do curso de Especialização em Psicossomática Psicanalítica e transmissão simultânea pelo YouTube para todos os membros do Departamento de Psicossomática Psicanalítica e demais interessados.

O nome do evento foi O hábito, o atual e a técnica ativa em Ferenczi, apresentado por Décio Gurfinkel, membro do Departamentos de Psicossomática Psicanalítica e Psicanálise do Sedes e doutor pelo IPUSP, com pós-doutorado na PUC-SP. Autor de diversos escritos e livros, tais como Relações de objeto (2017). Sua apresentação foi seguida de comentários Maria Elisa Labaki e a mesa foi mediada por Ana Luísa Cordeiro, ambas professoras da Especialização e membros do Departamento de Psicossomática Psicanalítica.

O tema e conteúdo da apresentação foram muito apropriados para os alunos do curso de psicossomática, uma vez que os analisandos somatizantes expressam um discurso bastante árido e concreto, graças a uma mentalização diferente das neuroses de transferência. Trata-se de discursos derivados daquilo que Marty chamou de pensamento operatório, constituído pelo fazer que permite a pura descarga da angústia não ligada a alguma representação psíquica (comportamento operatório). A narrativa dos pacientes descreve hábitos com muita riqueza de detalhes, mas escassez de sentido. E trata-se de acontecimentos atuais, cotidianos, sem ligação a uma história pessoal. Portanto, o analista precisa recorrer a uma técnica diferente daquela indicada para analisandos neuróticos. Por isso Décio contempla também em sua apresentação a técnica ativa proposta por Sándor Ferenczi que seria uma alternativa bastante apropriada para a análise das somatizações.

A atividade foi muito rica em termos de teoria e clínica da psicossomática psicanalítica, gerando uma discussão interessante e pertinente ao curso.

A Live foi transmitida no dia 18/05/2022 pelo canal do YouTube do Instituto Sedes: