sexta-feira, 18 de maio de 2018 - 15h35

ACONTECEU NO SEDES: Encontro com Marilia Aisenstein – «Em carne viva»
18 maio 2018

ACONTECEU NO SEDES: Encontro com Marilia Aisenstein – «Em carne viva»

Como parte das comemorações dos 25 anos da Especialização em Psicossomática Psicanalítica – Corpo e Clínica Contemporânea do Sedes e do primeiro aniversário do Departamento de Psicossomática Psicanalítica, tivemos o prazer de receber em 28/04/2018 a psicanalista francesa Marilia Aisenstein, ex-presidente da Sociedade Psicanalítica de Paris, membro da Sociedade Helênica de Psicanálise, do Instituto de Psicossomática de Paris (IPSO) e do conselho editorial da Revue Française de Psychanalyse e autora de inúmeras obras e artigos no campo da Psicossomática Psicanalítica.

Com a participação de cerca de 70 colegas, membros de nosso Departamento, alunos e ex-alunos da Especialização bem como de colegas convidados de departamentos do Sedes e da Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP, o encontro contou com uma apresentação inicial das principais ideias de Marilia, situando-as em relação aos principais autores da psicanálise francesa, e destacando suas contribuições para a psicossomática psicanalítica.

Seguiu-se uma discussão clínica de um caso apresentado por Vanderlei Camargo Freitas (Psicólogo e Membro Fundador do Projeto de Atendimento e Pesquisa em Psicossomática do Sedes), acompanhado no Projeto de Atendimento e Pesquisa em Psicossomática, que permitiu a ela descrever e aprofundar elementos clínicos e conceituais necessários para a compreensão das manifestações das dinâmicas mais primitivas da economia psicossomática, bem como para o manejo transferencial e contratransferencial dessas manifestações.

A grande participação do público, por meio de comentários e questões em torno do caso e dos conceitos apresentados, enriqueceu ainda mais o encontro e as trocas com Marília e com os colegas presentes.

A mesa foi coordenada por Ana Maria Soares (Naná – Professora da Especialização em Psicossomática Psicanalítica – Corpo e Clínica Contemporânea, membro do Departamento de Psicossomática Psicanalítica e membro Fundador do Projeto de Atendimento e Pesquisa em Psicossomática do Sedes) e contou com a tradução de Rubens M. Volich (Professor da Especialização em Psicossomática Psicanalítica – Corpo e Clínica Contemporânea e Membro do Departamento de Psicossomática Psicanalítica).

Um café de “Boas Vindas” marcou desde o início do Encontro o clima caloroso e festivo de reencontros, comemorações e o ambiente produtivo de trocas e discussões observadas ao longo de toda a manhã.


Departamento – Psicossomática Psicanalítica

 

Share on FacebookTweet about this on Twitter