Como principal vertente de atuação, a Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae oferece serviço de atendimento psicoterápico, como um dispositivo importante na perspectiva da clínica ampliada. Como decorrência de suas diretrizes clínico-ético-políticas, o trabalho clínico visa à construção de redes para sujeitos e situações clínicas que indiquem  maior vulnerabilidade pessoal e/ou social, assim como trabalhos de articulação, com as instituições de referência dos sujeitos que procuram o serviço.

A quem se dirige:

Crianças, adolescentes, adultos e idosos, residentes na grande São Paulo, sem restrição por região. Casal, família, instituições de referência e/ou pertinência dos usuários.

Modalidades de atendimento:

  • Atendimento individual, em grupo, casal e família.
  • Atendimento em psicopedagogia.
  • Atendimento no Serviço Social: é um dispositivo de compartilhamento do cuidado que propõe intervenções de reabilitação psicossocial, relacionado ao acompanhamento e indicação clínica dos terapeutas.
  • Atendimento psiquiátrico: a retaguarda psiquiátrica é uma instância de atendimento intimamente articulada com os outros dispositivos da Clínica. O trabalho psiquiátrico está necessariamente vinculado ao acompanhamento terapêutico.

O Instituto Sedes Sapientiae caracteriza-se como uma Instituição Filantrópica, o que, em linhas gerais, significa que:

  • Não recebe verba governamental, nem subsídios provindos do exterior.
  • Está isento do pagamento de alguns impostos, tais como o IPTU, em contrapartida à oferta de serviços de saúde mental e de assistência social a pessoas em risco ou em situação de vulnerabilidade pessoal e social, acompanhada de sofrimento psíquico.
  • O Instituto não obtém lucro com os serviços. Todo o dinheiro recebido é reinvestido na manutenção, incremento e aprimoramento da oferta dos vários serviços, dentre eles a oferta de atendimento psicoterápico e/ou de assistência social às pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social.
  • Parte da verba destinada aos serviços da Clínica, bem como aos outros Centros do Instituto, provém dos pagamentos efetuados pelos alunos dos cursos de Especialização e Aperfeiçoamento. Outra parte da verba provém do pagamento daqueles pacientes da Clínica que têm recursos para custear os atendimentos recebidos.

A Clínica do Sedes é uma Clínica de atendimento à comunidade, que procura oferecer serviços de qualidade a preços acessíveis ou com isenção de pagamento. A decisão pelo pagamento ou pela isenção dependerá de análise conjunta do usuário com o terapeuta

O valor da sessão é indicado para cada usuário no Grupo de Recepção, a contratação final se dará entre o usuário e o terapeuta responsável pelo seu atendimento, balizado pelo Programa de Assistência Social e pela Política Financeira da Clínica em consonância com diretrizes da Diretoria do Instituto.

Obs. – Temporariamente, a partir de abril de 2019, a Clínica oferecerá vagas para ADULTOS, apenas para pacientes pagantes, pois as vagas para isentos já estão todas preenchidas. Crianças e Adolescentes, em situação de vulnerabilidade sócio – econômicas têm suas vagas garantidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Horários de atendimento:

De segunda à sexta feira: das 07h00min às 21h00min.

Sábado: das 08h00min às 12h00min.

Grupos de Recepção a novos usuários:

  1. Adultos – As inscrições são feitas toda TERCEIRA terça-feira do mês, das 08h00 às 08h30, somente por telefone, de acordo com a disponibilidade de vagas.
  2. Adolescentes – As inscrições são feitas por telefone, as recepções em grupo ocorrem todo mês de acordo com disponibilidade de vagas por faixa etária, dos 12 aos 14 anos e dos 15 aos 17 anos.
  3. Crianças – As inscrições são feitas por telefone, as recepções em grupo ocorrem ao longo do ano, de acordo com a disponibilidade de vagas por faixa etária. Estas recepções são isentas de pagamento e a possibilidade de pagamento será conversada com o terapeuta responsável pelo atendimento.
  4. Casal e Família – Recepção do casal ou da família através de entrevistas presenciais às quintas-feiras, sendo necessário chegar entre 08h00 e 08h30. Os pacientes são atendidos por ordem de chegada. (não teremos plantão nos dias 30/05, 29/08 e 31/10/2019)

Obs: não atendemos casos de urgências e/ou emergências.

Contato:

Secretaria da Clínica: (11) 3866-2735  de 2ª a 6ª feira das 08h00 às 21h00 e sábado de 08h00 às 12h00.

clinica@sedes.org.br