terça-feira, 12 de fevereiro de 2019 - 7h48

Dr. Carlos Amadeu Botelho Byington – (1933 – 2019)
12 fev 2019

Dr. Carlos Amadeu Botelho Byington – (1933 – 2019)

Na manhã de 10 de fevereiro de 2019, recebemos a triste notícia de que o nosso querido Dr. Byington acabava de falecer. Embora sensibilizado pelo inegável vazio que sua ausência provoca em nossos corações, não podemos deixar de lembrar que ele foi uma dessas pessoas a quem podemos chamar de “Portadoras da Luz”. A sua inteligência brilhante aliada à sua profunda sensibilidade tornava para todos nós mais curta a distância entre o Céu e a Terra. A sua luz foi sempre irradiadora e promotora da consciência.

Dr. Byington formou-se em Medicina e fez a sua formação em Psicologia Analítica em Zurique. Juntamente com outros colegas, foi co-fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica e membro ativo na formação de outros terapeutas. Elaborou seu próprio método na área da Psicologia Analítica, que denominou Psicologia Simbólica Junguiana, e que está fundamentada nos muitos livros e artigos que publicou. Sempre muito inquieto, utilizou-se também de outras mídias para a difusão da Psicologia Analítica, através da gravação de suas aulas e palestras, que podem ser acessadas pelas redes sociais.

Com muito carinho, lembramos de sua presença aqui no Instituto Sedes Sapientiae, onde ministrou muitas aulas à convite do curso Jung & Corpo e organizou seus próprios cursos de Psicologia Simbólica Junguiana e Pedagogia Simbólica Junguiana. E não podemos esquecer de mencionar sua afetuosa relação com Maria Helena Guerra, sua esposa, que também é professora do Instituto Sedes Sapientiae, e com quem também nos solidarizamos neste momento dolorido de sua perda.

Ao Dr. Byington, neste momento de sua passagem à eternidade e à dimensão dos arquétipos, nossa gratidão por tudo que nos legou.


Paulo Toledo Machado Filho e diretoria do Instituto Sedes Sapientiae

Share on FacebookTweet about this on Twitter