Jung e Corpo

Jung e Corpo

Curso de Jung e Corpo do Sedes

São Paulo - 2018

Altura:

Largura:

Nº de Páginas:

A revista “Jung & Corpo” surgiu em 2001, juntamente com a entrada do século XXI, como um veículo de comunicação do Curso “Jung & Corpo – Especialização em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal”, do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, numa iniciativa das professoras Maria Helena M. Guerra e Neusa Sawaya, editoras da revista durante quase 20 anos.

Na nota editorial da primeira edição, as editoras fizeram menção à importância da pessoa de Petho Sándor, a quem sucedemos no Curso “Jung & Corpo”, e que influenciou profundamente a formação de muitos psicoterapeutas, inclusive a atual geração de professores do curso. Referiram que, para Sándor, “a conexão entre a Psicologia Analítica e o trabalho corporal era fundamental e indispensável, frisando sempre que corpo e mente são inseparáveis”, enfocando em seu trabalho a totalidade do ser humano. Ressaltaram ainda que, mais do que todo o conhecimento que ele nos transmitiu, foi o seu exemplo como ser humano a influência mais importante que pudemos receber.

Na mensagem editorial, Maria Helena e Neusa referiram que “os alicerces deixados por Sándor permanecem conosco”, e que o “I Encontro Jung & Corpo” de reencontro de alunos e ex-alunos, realizado em outubro de 2000, se constituiu como um marco muito importante, quando foram apresentados trabalhos sensíveis e de muita qualidade, tornando-se “imperiosa” a sua publicação. Foi desta forma que a revista “Jung & Corpo” surgiu, de acordo com as editoras, visando favorecer “o intercâmbio e a divulgação dos trabalhos de profissionais que tivessem realizado parte de sua formação em nosso curso”. Esta motivação se mantém conosco, agora na expectativa da realização do “XX Encontro Jung & Corpo”.

Deste modo, a revista “Jung & Corpo” permanece como canal de comunicação, onde prioritariamente os seus alunos, ex-alunos e professores podem publicar seus trabalhos; ao mesmo tempo em que está também aberta a outros autores interessados em divulgar sua produção, na orientação da temática seguida pela revista, da Psicologia Analítica e Corpo ou Abordagem Corporal.

Edições anteriores… 

Instruções para autores
mailto:sedesjungecorpo@gmail.com


Jung e Corpo 18 – 2018

ÍNDICE

EDITORIAL

OS SONHOS, JUNG E A ESPIRITUALIDADE
João Bezinelli

O BRILHO DO MALANDRO: o trickster enquanto complexo cultural do brasil
Luiza Assumpção Alves

CORPO E JUNG: apontamentos em direção à pós-modernidade
Paulo Toledo Machado Filho

SOMBRA E HUMOR
Maria Helena R. Mandacarú Guerra

ESTUDO SOBRE OS SÍMBOLOS E PRODUÇÕES SIMBÓLICAS DA OFICINA DE ESPIRITUALIDADE EM CUIDADOS PALIATIVOS
Luis Alberto Saporetti

RESILIÊNCIA E TRABALHO – Reflexões sob a Perspectiva da Psicologia Analítica com Abordagem Corporal
Érica Cazol Rodrigues

“UM GOLPE DO DESTINO” – Quando o doente é o profissional da saúde
Bruna Arakaki, Marcela Alice Bianco, Marcia Berman Neumann