quinta-feira, 14 de janeiro de 2016 - 15h37

EM MEMÓRIA – Prof. Dra. Elvira da Conceição Abreu e Mello Wagner
14 jan 2016

EM MEMÓRIA – Prof. Dra. Elvira da Conceição Abreu e Mello Wagner

36Mestra muito querida

No dia 6 de janeiro faleceu a Profa. Dra. Elvira da Conceição Abreu e Mello Wagner, uma das pioneiras de Gerontologia Social no Brasil. Uma grande perda…todavia deixou um legado importante para a o estudo do envelhecimento.

Elvira foi uma mulher extraordinária: inteligente, dinâmica, batalhadora, sempre disposta a realizar um pouco mais para a construção da Gerontologia Social no Brasil. Como praticamente não havia livros e revistas publicados sobre a disciplina, escreveu textos e traduziu artigos de revistas e livros especializados no exterior, preparando apostilas para os cursos realizados no Sedes Sapientiae. Creio que foi uma das primeiras assinantes brasileiras de Gerontologist; sempre fazia questão de participar em Congressos Internacionais de Gerontologia, de onde trazia novas idéias e material didático. Visando possibilitar a formação de alunos e alunas de outros municípios e estados, organizou também cursos intensivos de verão.

Pode-se afirmar que a Gerontologia Social no Brasil nasceu no Instituto Sedes Sapientiae. A participação de Elvira foi importante para a criação do Departamento de Gerontologia na Sociedade Brasileira de Geriatria, hoje, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

O curso de Gerontologia Social do Instituto Sedes Sapientiae foi percussor na área da gerontologia, quando no país a população idosa ainda era reduzida e tinha pouca visibilidade. O programa foi implantado em 1979 pelas psicólogas Raquel Vieira da Cunha e Lea Rosenberg, aberto a profissionais de diferentes formações. De 1980 a 2002 foi coordenado pela Dra. Elvira, com contribuições importantes para o estabelecimento da gerontologia em nosso país tendo como assistente Tomiko Born, assistente social. Nos  últimos anos sua colaboradora foi a psicóloga Dra. Maria das Graças Sobreira Leal atual coordenadora do curso.

O curso possibilita atuação qualificada, ações preventivas e programas inovadores dos profissionais junto à população idosa. Tem como proposta: estudar o processo do envelhecimento, da velhice e dos idosos; informar sobre temas e postulados fundamentais da gerontologia e capacitar profissionais de diferentes áreas para atuarem em Gerontologia.


(Graça Leal e Tomiko Born)

Compartilhar com: