A partir da sugestão de uma paciente da Clínica Psicológica do Instituto e com o apoio e participação da Equipe Gestora, a Secretaria da Clínica elaborou e implementou, em maio de 2016, o projeto: “O livro que anda”.

Podemos considerar os livros como uma fonte inesgotável de conhecimento, enriquecimento cultural e entretenimento. O hábito da leitura contribui para tornar as pessoas mais criativas, participantes e atuantes em seu entorno. A leitura também pode possibilitar a ampliação do conhecimento de si e do mundo.

Com o objetivo de facilitar o acesso ao prazer da leitura, disponibilizamos na sala de espera da Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae, uma estante com livros diversos.

O acesso aos livros é aberto a pacientes, seus acompanhantes e familiares, funcionários, terapeutas, voluntários, alunos, enfim, a todos os membros da comunidade Sedes que queiram participar. Os interessados podem retirar um livro de sua escolha e devolvê-lo ou não após a leitura; retirar um livro e doar outro; ou apenas doar, fazendo os livros, seus conteúdos e suas historias “circularem”.

Os livros podem ter temática voltada para adultos, crianças ou podem ser infanto-juvenis.

Até o momento, após três meses de funcionamento, foram doados 204 e retirados 102 livros. Títulos como: Crime e Castigo, E o vento levou, A culpa é das estrelas, O caçador de Pipas, A menina que roubava livros, O menino do pijama listrado, Historia da criança no Brasil, entre muitos outros já circularam.

Além da elevada quantidade de livros, os efeitos da instalação do Projeto podem ser percebidos nas falas ou ações de vários pacientes em atendimento na Clínica, confirmando o alcance de um dos pilares do Projeto Clínico-Ético-Politico da Clínica: ou seja, a aplicação prática do conceito de “clínica ampliada”.

A alta disponibilidade para doar, retirar ou indicar um livro, somada ao olhar maravilhado e curioso das pessoas que freqüentam a Clínica nos indicam a potência da iniciativa realizada.

Membros da Equipe Gestora da Clínica 2014-2016

Cláudia Monti Schonberger e Lindilene Shimabukuro

Equipe da Secretaria da Clínica

Gisele Galichio, Silvana Santana, Silvia Fernanda dos Santos e Regiane Azevedo