Código do Evento: 9502

Data

Sexta

23 de Maio de 2025

18h00 - 21h00

Data

Sábado

24 de Maio de 2025

09h00- 17h00

Organização: Departamento – Gestalt-Terapia

Evento PRESENCIAL

Data:

23 de maio de 2025, das 18h00 às 21h00
24 de maio de 2025, das 09h00 às 17h00

Carga horária: 11 horas

Este curso oferece 3 vagas para alunos beneficiários de políticas de ação afirmativa, matriculados em cursos de Especialização e Aperfeiçoamento do Instituto Sedes Sapientiae. Interessados, entrar em contato com a secretaria em eventos@sedes.org.br

Faça sua inscrição online clicando aqui…


Docente

Mônica Botelho Alvim

Psicóloga, Gestalt-Terapeuta, doutora em psicologia pela Universidade de Brasília e pós-doutorado em filosofia contemporânea pela Universidade Paris 1, PanthéonSorbonne. Vive no Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente em diversos cursos de especialização em Gestalt Terapia no Brasil. Foi presidente da Associação Brasileira de Gestalt-terapia e Abordagem Gestaltica (ABG) no biênio 2020-2022. Pesquisa as dimensões teórico-metodológicas da clínica da Gestalt-Terapia em contextos psicoterápico e comunitário, a partir de um diálogo interdisciplinar com a fenomenologia e a arte contemporânea, tendo Merleau-Ponty como autor principal no campo da filosofia. Coordena o NEIFeCS – Núcleo de estudos interdisciplinares em fenomenologia e clínica de situações contemporâneas, investigando o contemporâneo e fenômenos sociais estruturais, como raça, gênero e classe. Membro do SEGAP – Seminário permanente de Gênero, Afetos e Política, da Universidade de Buenos Aires. É autora do livro A Poética da Experiência: Gestalt-terapia, Fenomenologia e Arte, co-autora do livro Clínica de Situações Contemporâneas: fenomenologia e Interdisciplinaridade, assim como de capítulos e artigos, no Brasil e no exterior.

Objetivos

Neste curso temos como objetivo central discutir a teoria do self da Gestalt terapia como um processo corporal de produção de subjetividades – dado no mundo com o outro – explorando o modo como as forças sociais estruturais atuam nesse processo, visando ampliar nossa perspectiva da prática clinica. -Conhecer as funções do sistema self de contatos; -Explorar a dimensão corporal das funções; -Compreender a noção de Id da situação proposta no livro Gestal-terapia, situando essa noção na teoria do self da Gestalt-terapia e discutindo sua implicação na prática clínica; -Discutir as dimensões raça, classe e gênero como dimensões estruturais, em diálogo com a Fenomenologia crítica; -Explorar a implicação das forças estruturais nos corpos, dialogando com a teoria do self; Discutir a clínica gestáltica como clínica de situações e clínica na fronteira.

Conteúdo Programático 

  • A Teoria do self é a teoria do sujeito da Gestalt-terapia
  • O sistema Self de contatos e a corporeidade;
  • Self da situação, id da situação;
  • Raça, classe e gênero como dimensões estruturais;
  • Self e mundo social: introjetos e confluência;
  • A terapeuta e seu corpo no mundo;
  • Implicações para a prática clínica.

Metodologia de Ensino

Aulas  expositivas, discussão em grupo, vídeos, discussão de casos clínicos e uso de recursos experimentais como vivências didáticas.


Compartilhar com: