Código: 9598
Objetivo

Aperfeiçoamento


CURSO NO FORMATO PRESENCIAL


Atualizar e capacitar profissionais para planejar, implementar e avaliar ações educativas de cunho socioemocional e de convivência ética, sensíveis às novas tendências pedagógicas e às especificidades culturais dos contextos educativos, promovendo práticas inclusivas, baseadas em evidências e capazes de transformar ambientes escolares e comunitários.

A educação contemporânea exige a superação da fragmentação entre razão e afeto, reconhecendo que os processos cognitivos, emocionais e sociais são indissociáveis e constituem a base do desenvolvimento humano e da aprendizagem em todas as fases da vida. É notável que o aprendizado se torna mais significativo quando integra emoções, valores e práticas sociais, ao mesmo tempo, as escolas brasileiras enfrentam desafios crescentes: polarização, desigualdades socioeconômicas e estruturais, aumento de transtornos psíquicos crianças, adolescentes e adultos, evasão escolar e violências diversas. Nesse contexto, a educação socioemocional emerge como uma abordagem pedagógica transformadora, capaz de criar ambientes mais seguros, inclusivos e responsivos às necessidades dos estudantes e aos desafios da convivência escolar.

O curso parte da concepção de que o desenvolvimento das competências socioemocionais deve estar integrado ao currículo e ao cotidiano escolar, de forma contextualizada e crítica, isso implica valorizar práticas educativas que:

  • promovam aprendizagem ativa e experiências colaborativas;
  • favoreçam o protagonismo estudantil e a construção de projetos de vida com sentido;
  • incorporem práticas restaurativas e de mediação de conflitos como estratégias de convivência;
  • articulem-se às dimensões da cultura escolar e às parcerias com famílias e comunidades;
  • articulem-se à educação antirracista.

Além disso, o curso reconhece que o desenvolvimento das competências socioemocionais, autoconhecimento, autorregulação, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável, precisa dialogar com temas emergentes como bem-estar docente e discente, criatividade, resiliência, cidadania digital e justiça social. Dessa forma, a proposta formativa pretende capacitar profissionais para planejar, implementar e avaliar ações pedagógicas que potencializem o fortalecimento de fatores de proteção socioemocional no ambiente escolar e ampliem o repertório de convivência ética, contribuindo para a prevenção de riscos como evasão, violência às escolas, ansiedade e depressão. Mais do que preparar indivíduos para se adaptarem à realidade, busca-se formar educadores e educandos como agentes críticos e transformadores, capazes de atuar com ética, empatia e responsabilidade no mundo contemporâneo.

Corpo Docente

Georgia Vassimon
Francila Novaes
Hanna Cebel Danza
Laura Baggio
Professores convidados

Conteúdo Programático

Módulo 1: Fundamentos da Educação Socioemocional

  • Panorama histórico e evidências da aprendizagem socioemocional.
  • Habilidades e competências socioemocionais: contextualização, conceituação e matrizes.
  • Currículo para a convivência ética.
  • Críticas e dilemas éticos: saúde mental e medicalização da infância.

Módulo 2 – Cultura e equidade

  • Educação culturalmente responsiva: considerações sobre raça, classe, gênero e migrações.
  • Práticas inclusivas e antirracistas.

Módulo 3 – Práticas pedagógicas e metodologias ativas

  • Integração curricular: componentes socioemocionais no currículo e cultura escolar.
  • Metodologias ativas, aprendizagem por projeto, e práticas baseadas em evidências.

Módulo 4 – Ambiente socioemocional e gestão escolar

  • Clima escolar, governança e políticas internas.
  • Modelos de coordenação entre equipe pedagógica, apoio psicossocial e família.
  • Estratégias para implementação em redes e criação de protocolos.

Módulo 5 – Práticas restaurativas, regulação e bem-estar

  • Mediação de conflitos, justiça restaurativa e círculos de conversa.
  • Técnicas de regulação emocional, mindfulness (atenção plena) adaptado à sala de aula e atividades corporais curtas.

Módulo 6 – Tecnologias, Inteligência artificial e subjetividades

  • Uso crítico e responsável de tecnologias e inteligência artificial e relações com as habilidades interpessoais de crianças e adolescentes;
  • Cyberbullying, desinformação x oportunidades das redes digitais de aprendizagem;
  • Proteção de dados e consentimento em ambiente escolar.

Módulo 7 – Avaliação, pesquisa e impacto

  • Ferramentas mistas de avaliação socioemocional (observação, autorrelato e autoavaliação, instrumentos padronizados).

Módulo 8: Projetos e intervenções

  • Planejamento de intervenções e implementações reais, indicadores e acompanhamento.
  • Estratégias de escalonamento e sustentabilidade (formação de formadores, redes de apoio) e mobilização de comunidades.

Estratégias: Aulas expositivas, discussões de textos, filmes e obras de arte em geral; discussões de casos; propostas de interlocução e problematizações através atividades práticas e formativas.

Destinado a

Educadores, psicopedagogos, pedagogos, psicólogos e outros profissionais das áreas da educação e saúde que atuem com crianças, jovens e adultos em programas de formação, treinamento e/ou capacitação de pessoas.

Duração/Horário

Duração:

Um ano. Carga horária total do curso 60 horas.

Horário

Terças-feiras das 19h00 às 21h00.