Como um espaço de formação, estudo e pesquisa, oferece os seguintes cursos:

ESPECIALIZAÇÃO: 

Desenvolver o pensamento e a prática psicodramática de acordo com a teoria de JL Moreno habilitando profissionais para atuar com indivíduos ou grupos psicoterápicos e socioeducacionais (educação, capacitação e desenvolvimento em empresas e instituições, políticas públicas, hospitais, comunidades, terceiro setor etc.).

Fornecer os pressupostos históricos, filosóficos, éticos e políticos que permeiam o pensamento e a ação psicodramática.

Disponibilizar, orientar e incentivar o desenvolvimento de recursos metodológicos e técnicos do Psicodrama de forma a contribuir nas transformações sociais.

Saiba mais e faça sua inscrição online clicando aqui...


APERFEIÇOAMENTO: 

  • Psicodrama Integrado: Formação Continuada (não acontecerá em 2024...)

O curso realiza-se por intermédio da interação complementar entre alunos que cumpriram diferentes etapas de desenvolvimento do papel de psicodramatistas e são aspirantes aos títulos de Didata, Didata e Psicoterapeuta de Aluno ou Didata Supervisor e Orientador. Visa:

- Proporcionar a troca entre profissionais psicodramatistas de diferentes áreas de atuação que resulte em produção de conhecimento a partir da interação de papeis complementares estabelecidas no aqui e agora das aulas.

- Desenvolver o pensamento e a prática psicodramática, de acordo com a singularidade da titulação pretendida.

- Problematizar os pressupostos históricos, filosóficos, epistemológicos, éticos, políticos, conceituais e metodológicos que permeiam o pensamento e a ação psicodramática, à luz da experiência.


 

Há mais de 35 anos o Departamento de Psicodrama (DPSedes) forma profissionais para atuação em diversos campos: educacional, saúde, social e organizacional.

Sua missão é a excelência e ética na formação básica e continuada de profissionais para o trabalho com pessoas, grupos e relacionamentos humanos por meio da metodologia socionômica.


Sobre o Psicodrama

O que é?

O Psicodrama é um método de ação profunda e transformadora, que trabalha tanto as relações interpessoais como as ideologias particulares e coletivas que as sustentam. Sua aplicação permite uma das mais eficientes e criativas formas de intervenção nos campos da saúde, da educação, das organizações e dos projetos sociais.

É orientado pela emoção, pelo grupo e pela cocriação, pois busca promover estados espontâneos, discriminar e integrar, com certa harmonia, o individual com o coletivo, o mundo interno com a realidade compartilhada. Produz catarse emocional e insights cognitivos. Para isso, usa tanto a ação dramática, como a comunicação verbal e a não verbal.

Nasceu do Teatro de Improviso., tendo sido criado por Jacob Levy Moreno (1889-1974) um psiquiatra romeno que viveu na Áustria e nos Estados Unidos. Em 1921 ele fundou o Teatro da Espontaneidade, no qual, ousadamente, convidava o público a criar sua própria história, teatralizando-a de forma espontânea, no melhor estilo dos espetáculos da Commedia dell’Arte realizados, no séc. XVII, nas ruas da Itália, naquela época multifacetada e rica em dialetos.


Como funciona?

A partir de um conflito ou de uma questão o Diretor do Psicodrama propõe aos participantes, seja  um grupo ou apenas uma pessoa, a busca de possíveis soluções por meio  da ação dramática. Esta é  realizada em um contexto diferenciado,  no qual instala-se um tipo especial de  realidade o como se. Desta forma o conflito pode ser vivido em um campo relaxado e lúdico, sem as tensões inerentes ao conflito. Isto permite a construção de um repertório de novas  soluções, beem  como o desenvolvimento da criatividade e da espontaneidade  frente às  questões da vida.   

A ação dramática ocorre em um palco ou cenário, nos quais  um personagem  protagônico, catalisa o foco da ação. O coordenador dos trabalhos e diretor da ação dramática pode ser auxiliado por outros profissionais, chamados egos auxiliares, que têm por principais funções: encarnar pessoas ausentes importantes na estruturação dos conflitos, assumir o lugar dos personagens  explicitando sentimentos ocultos, criar novas ressonâncias e contrapontos às experiências causadoras de sofrimento, além de acolher a dor e o conflito de um ponto de vista do fraterno, em uma  relação simétrica, diferente  de uma relação assimétrica  com o terapeuta, professor, coordenador etc.

Assim, tal método de ação encena histórias, encarna personagens internos ou míticos, desenvolve enredos, cria realidades suplementares. No aqui e agora são representadas cenas que podem retratar lembranças do passado, situações vividas de maneira incompleta, conflitos, sonhos, e até, formas de lidar adequadamente com acontecimentos futuros. Nesse processo ficam evidentes modos singulares de ser, sentidos sociais e culturais do vivido, que podem ser transformados.

Os termos personagem protagônico ,solilóquio, cena, cenário, diretor, papel mostram não só a origem teatral do Psicodrama, como também a permanência intrínseca da possibilidade revolucionária e popular das Artes Cênicas no centro da intervenção psicodramática. Com a diferença que no Psicodrama o resultado estético pode ser bom, mas não deve orientar o processo, como acontece no teatro convencional.

Por outro lado, os termos locus e  placenta social, evidenciam  como o Psicodrama trabalha com a construção da subjetividade: na  interface  entre a sociologia e a psicologia,  em um   campo onde se dá a construção teórica e metodológica do Psicodrama.


Como se tornar psicodramatista?

A formação em Psicodrama permite obter o título de psicodramatista e portanto coordenador de grupos, coach de grupos, sociodramatista, socionomista, ego-auxiliar. Além de permitir com esse pré- requisito passar para o nível II que é o de terapeuta de aluno em psicodrama e docente na área.

A pesquisa em Psicodrama ocorre em seu próprio fazer, pois o referencial teórico-metodológico-prático moreniano apoia-se no aqui e agora dos indivíduos e do grupo.

Por liberar a espontaneidade-criatividade do Ser Humano, esse locus de cocriação pede dois movimentos complementares: o primeiro permite o fluir da intuição e da ação espontânea; o segundo persegue um pensar que permite a compreensão do que ocorre no jogo intersubjetivo.

Neste sentido, não só o Diretor de Psicodrama é um investigador participante como todos os envolvidos acabam tendo o estatuto de pesquisador. A pesquisa psicodramática é precursora da Pesquisa-Ação, pois é uma modalidade de pesquisa humana, para e com a população.

Para realizar seus objetivos, o método apoia-se num pressuposto de Homem, em sólido campo teórico e em um poderoso arsenal de técnicas, que são percorridos no Curso de Formação em Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae, que forma profissionais para a atuação nos focos Psicoterápico e Sócio-Educacional.


O que mais o DPSedes oferece?

O DPSedes empenha-se na criação e implementação de projetos que estimulem a participação de seus professores, alunos e demais associados em atividades que favoreçam a interlocução, reflexão, parcerias, intercâmbio de conhecimentos teórico-práticos e produção científica, acesso a publicações entre outros aspectos, visando a formação continuada e a atualização em Psicodrama.

O Projeto Polos de Atendimento: Serviços e Pesquisa foi criado em 2015 e é uma parceria interinstitucional entre DPSedes e Setor de Saúde Mental do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, coordenado pela doutora Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler. Estão sendo atendidos grupos de funcionários e mães da hemodiálise pediátrica, assim como grupo de adolescentes do Setor de Saúde Mental. Atendimento e Supervisão constituem-se como uma iniciativa em pró às transformações sociais e educação continuada. O  Projeto Polos de Atendimento: Serviços e Pesquisa tem mais um braço: a parceria com o CAPs Perdizes, onde fazemos Psicodrama com os usuários, às sextas-ferias, quinzenal.

Aulas abertas, Palestras, Discussões Clínicas, Cursos Breves, Sociodramas, Teatro Espontâneo, Seminários, Jornadas, Congressos, Workshops, e-groups de discussões, Treinamentos, Consultorias, Oficinas de Redação Científica, são exemplos de atividades oferecidas aos associados.

O DPSedes é dirigido pela equipe EFEITO CARDUME, Gestão DPSedes 2019-2021:
  • Cordenação Geral
    • Milene Féo
  • Coordenação de Relacionamento
    • Birgit Möbus
    • Fernando De Vincenzo
  • Coordenação de Representação
    • Claudia Fernandes
    • Mairton Bezerra
  • Coordenação Sociocultural
    • Noam Kramer
    • Sebastião Braga
  • Coordenação Científica
    • Dirce Fátima Vieira
    • Maria Cristina Fonseca
  • Coordenação de Comunicação:
    • Lucila Camargo
  • Coordenação de Ensino
    • Rosane Rodrigues
    • Saulo Ciasca
  • Coordenação de Administração e Financeira
    • Blevio Zanon
    • Daniela S. Rozados
  • Colaboradores
    • Amauri Prates
    • Elaine Vicente
    • Flávia Prado
    • Janaina Baréa
    • Mariana Couri
    • Samantha Mezzacapa
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