
Jung e Corpo

Jung e Corpo
São Paulo - 2022
Altura: 28 cm
Largura: 20 cm
Nº de Páginas: 112
A revista “Jung & Corpo” surgiu em 2001, juntamente com a entrada do século XXI, como um veículo de comunicação do Curso “Jung & Corpo – Especialização em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal”, do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, numa iniciativa das professoras Maria Helena M. Guerra e Neusa Sawaya, editoras da revista durante quase 20 anos.
Na nota editorial da primeira edição, as editoras fizeram menção à importância da pessoa de Petho Sándor, a quem sucedemos no Curso “Jung & Corpo”, e que influenciou profundamente a formação de muitos psicoterapeutas, inclusive a atual geração de professores do curso. Referiram que, para Sándor, “a conexão entre a Psicologia Analítica e o trabalho corporal era fundamental e indispensável, frisando sempre que corpo e mente são inseparáveis”, enfocando em seu trabalho a totalidade do ser humano. Ressaltaram ainda que, mais do que todo o conhecimento que ele nos transmitiu, foi o seu exemplo como ser humano a influência mais importante que pudemos receber.
Na mensagem editorial, Maria Helena e Neusa referiram que “os alicerces deixados por Sándor permanecem conosco”, e que o “I Encontro Jung & Corpo” de reencontro de alunos e ex-alunos, realizado em outubro de 2000, se constituiu como um marco muito importante, quando foram apresentados trabalhos sensíveis e de muita qualidade, tornando-se “imperiosa” a sua publicação. Foi desta forma que a revista “Jung & Corpo” surgiu, de acordo com as editoras, visando favorecer “o intercâmbio e a divulgação dos trabalhos de profissionais que tivessem realizado parte de sua formação em nosso curso”. Esta motivação se mantém conosco, agora na expectativa da realização do “XX Encontro Jung & Corpo”.
Deste modo, a revista “Jung & Corpo” permanece como canal de comunicação, onde prioritariamente os seus alunos, ex-alunos e professores podem publicar seus trabalhos; ao mesmo tempo em que está também aberta a outros autores interessados em divulgar sua produção, na orientação da temática seguida pela revista, da Psicologia Analítica e Corpo ou Abordagem Corporal.
mailto:sedesjungecorpo@gmail.com
Jung e Corpo 22 – 2022
ÍNDICE
IN MEMORIAM MARIA AMÉLIA PINHO PEREIRA
A BUSCA
Maurício Buonano
A PANDEMIA DO TEMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA
REFLEXÕES SOBRE A VIVÊNCIA TEMPORAL NA COVID-19
Cecilia Machado Russo Troiano
O AMADURECIMENTO DA PERSONALIDADE NA ERA DIGITAL:
UMA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA JUNGUIANA
Leonardo Veríssimo Silva, Mônica Perri Kohl Greghi
O COMPLEXO CULTURAL E A CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA
DO RACISMO BRASILEIRO
Adilon Harley Machado da Silva
A SIMBOLOGIA CRISTÃ E SUAS RELAÇÕES COM O
PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO EM HOMENS HOMOSSEXUAIS
Cristiana Saad Castello Branco
ATRÁS DA PERSONA DE UM FEMININO SUBMISSO: A SOMBRA E A LIBERDADE DE SER MULHER – ANÁLISE DO FILME UM DIA MUITO ESPECIAL PELA PERSPECTIVA JUNGUIANA
Ligia Moreira Kinzo
CONTATO IMPROVISAÇÃO: UMA LEITURA JUNGUIANA
Camila Vitule
2.0 - © Instituto Sedes Sapientiae - Todos os direitos reservados.
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP/SP
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br