![](https://sedes.org.br/site/wp-content/themes/sedes/img/icon-curso.png)
A Criança e a Palavra: Questões Sobre Leitura e Escrita na Clínica Interdisciplinarformato online
![Objetivo](https://sedes.org.br/site/wp-content/themes/sedes/img/tag-objetivo.png)
O curso ocorrerá em plataforma online
Introduzir as questões de leitura, escrita e lógica que comparecem como entraves nos processos de aprendizagem nas crianças a partir de uma perspectiva interdisciplinar.
Apresentar as diferentes abordagens sobre a linguagem e a aprendizagem propostas pela psicanálise, foniatria, neurologia, pela psicopedagogia e pela fonoaudiologia de modo a pensar numa abordagem clínica em equipe que evite a fragmentação do sujeito e sua família por especialidades.
Refletir sobre os impactos dos diagnósticos e da medicalização na infância a partir da discussão de casos clínicos.
Pensar sobre os efeitos das telas e da inteligência artificial nos processos de aprendizagem na atualidade. Integrar a ideia de escrita como ferramenta de elaboração do traumático na clínica com crianças.
![Corpo Docente](https://sedes.org.br/site/wp-content/themes/sedes/img/tag-corpo-docente.png)
Adela Stoppel de Gueller, Ana Clélia de Oliveira Rocha, Ariane Zanelli de Souza, Daniele John, Julieta Jerusalinsky, Renata Guarido, Marta Gonçalves Gimenez Baptista, Mariana Lopes Fávero e Vera Helena Cury.
![Conteúdo Programático](https://sedes.org.br/site/wp-content/themes/sedes/img/tag-conteudo-programatico.png)
- Abordagem interdisciplinar das questões de lógica, leitura e escrita.
- Incidência da medicalização nas questões de aprendizagem.
- Problemas de aprendizagem: a fonoaudiologia conta a história.
- A instância da letra na aprendizagem.
- A lógica pelo olhar da psicopedagogia.
- Foniatria: sua intervenção nas questões de aprendizagem.
- Escrita, trauma e elaboração. Uma contribuição da psicanálise.
- A perspectiva da neurologia na avaliação das questões de leitura e escrita.
- O esvaziamento da palavra e a epidemia de diagnósticos: interfaces entre fonoaudiologia e educação.
- A incidencia das Intoxicações eletrônicas nas questões escolares.
ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas com fonoaudiólogos, médico foniatra, neurologista, psicopedagogo e psicanalistas e discussões de casos clínicos.
![Destinado a](https://sedes.org.br/site/wp-content/themes/sedes/img/tag-destinado.png)
Psicanalistas, médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicopedagogos e trabalhadores da área de saúde mental infantil.
![Duração/Horário](https://sedes.org.br/site/wp-content/themes/sedes/img/tag-duracao-horario.png)
Duração:
23/08/2024 a 29/11/2024.
Horário
Sextas-feiras, das 15h30 às 17h30. (Não haverá aula nos dias: 06/09, 11/10, 01/11, 15/11 e 22/11)
Informações para inscrições
O curso será no formato online, ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.
Carga horária: 20 horas.
Nº vagas: 30 (trinta).
Matrícula até: 21 de agosto de 2024.
INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 780,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).
Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...
2.0 - © Instituto Sedes Sapientiae - Todos os direitos reservados.
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP/SP
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br