Código: 9117
Objetivo

O curso ocorrerá no formato presencial

  • Contribuições teóricas da psicanálise de orientação lacaniana para embasar uma leitura clínica dos casos atendidos nas instituições públicas da Saúde, na rede de atenção psicossocial e da Assistência Social.
  • Contribuir na formação de alunos que se interessam pelo trabalho na rede de atenção psicossocial e da assistência social.
  • Transmitir elementos introdutórios da teoria de orientação lacaniana que possam contribuir para sustentar uma prática voltada ao singular do sujeito no cuidado cotidiano em saúde mental e da assistência social. Trata-se de pensar a passagem das identificações diagnósticas e sociais à clínica do singular do sujeito.
  • Transmitir a especificidade dos discursoso ético e político da Psicanálise de Orientação Lacaniana e da Saúde Mental.
Corpo Docente

Maria Veridiana Sampaio Paes de Barros (Psicanalista de Orientação Lacaniana; Praticante da Psicanálise na cidade de São Paulo; Membro da Escola Brasileira de Psicanálise/Associação Mundial de Psicanálise; Associada e Professora do CLIN-a (Instituto ligado a Escola Brasileira de Psicanálise); Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (UNIFESP); Autora do livro "Supervisão de Orientação Lacaniana na Saúde Mental"; Supervisora Clínica- Institucional de equipes da Saúde Mental e da Assistência Social).

Mirmila Musse (Psicanalista de Orientação Lacaniana; Membro da Escola Brasileira de Psicanalise/Associação Mundial de Psicanálise; Diretora de Cartéis da EBP Seção SP;
Diretora Secretária e Professora do CLIN-a (Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade); Mestre em Psicanálise de Orientação Lacaniana na Université Paris VIII (Paris/França); Praticante da Psicanálise na cidade de São Paulo; Supervisora Clínica- Institucional de equipes da Saúde Mental e da Assistência Social).

Conteúdo Programático
  • O que e como a psicanálise de orientação lacaniana pode contribuir para as políticas públicas de cuidado?
  • A clínica da singularidade e o cuidado em Saúde Mental- entre o sujeito de direito e o sujeito do gozo.
  • Como se constitui o sujeito do inconsciente para psicanálise lacaniana-  neurose e psicose.
  • Diagnóstico e manejo, construção do caso e manejo clínico.
  • Direção do Tratamento e construção do PTS ou PIA.
  • Toxicomania- clínica de álcool e outras drogas.
  • Urgência Subjetiva / Crise.
  • Os sintomas contemporâneos.

Estratégias: Aulas expositivas presenciais, discussões teóricas e clínicas.

Destinado a

Profissionais de Saúde Mental e da Assistência Social, estudantes universitários que tenham interesse pelo tema.

Duração/Horário

Duração:

01/09/2025 a 03/11/2025.

Horário

Segundas-feiras, das 20h30 às 22h00.

Informações para inscrições

O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.

Carga horária: 15 horas.

Nº vagas: 20 (vinte).

Matrícula até: 28 de agosto de 2025.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 585,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Matrículas encerradas.