Psicanálise de Casal e Literaturaformato online
O curso ocorrerá em plataforma online
Oferecer um espaço de estudo e reflexão sobre os problemas vinculares no casal, a partir da leitura de livros e contos de autores consagrados.
Mauro Hegenberg (Médico, Doutor em Psicologia, professor do curso de Psicanálise de casal e família do Instituto Sedes Sapientiae).
Ivan Hegenberg (escritor e doutorando em Literatura - USP).
- Panorama do amor na literatura e na Psicanálise. Leitura: A dama e a santa, in “A dupla chama: amor e erotismo”, Octavio Paz.
- Ideal romântico e paixão. Leitura: Romeu e Julieta, Shakespeare.
- Ciúmes, traição e perdão. Leitura: Nada a dizer, Elvira Vigna.
- Diferenças da terapia individual e de casal: a passagem do intrapsíquico para o vínculo. Leitura: Laços, de Domenico Starnone.
- Tipologia do casal: neurótico, narcísico e analítico. Leitura: Eterno marido, Dostoiévski.
- Violência. Leitura: Um bonde chamado desejo, Tennessee Wiliams.
- Projeção e interfantasmatização. Leitura: Jogo da carona, Milan Kundera.
- Finanças no vínculo do casal. Leitura: O bilhete premiado, Tchekov.
- Sexo no casal. Leitura: Na praia, Ian McEwan.
- Masculino e feminino na constituição do casal. Leitura: Se Deus me chamar, não vou, Mariana Carrara.
- Diversidade. Leitura: Luxúria, Raven Leilani.
- Elaboração final.
Estratégias: A partir da leitura prévia de livros e contos, a discussão em aula visa contemplar os aspectos literários e psicanalíticos de conflitos comuns ao casal na contemporaneidade.
Pedagogos, psicólogos, médicos, psicanalistas e profissionais interessados no tema.
Duração:
21/08/2026 a 06/11/2026.
Horário
Sextas-feiras, das 10h00 às 12h00.
Informações para inscrições
O curso será no formato online, ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.
Carga horária: 24 horas.
Nº vagas: 12 (doze).
Matrícula até: 18 de agosto de 2026.
INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 936,00 no cartão de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).
Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...
Associação Instrutora da Juventude Feminina
Instituto Sedes Sapientiae
CNPJ: 60.533.940/0012-20
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP/SP - 05015-900
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br
2026 © Copyright - Instituto Sedes Sapientiae
