Código: 9538
Objetivo

O curso ocorrerá em plataforma online

Apresentar perspectivas históricas e sociais sobre a família desde o seu surgimento até as configurações da atualidade. Abordar mitos e preconceitos que dificultam a construção de vínculos fora do modelo predominante, como a não monogamia, a adoção e os casais e filhos lgbtqiapn+. Discutir formas saudáveis de se relacionar com o outro a partir de contribuições da teoria psicodramática.

Corpo Docente

Rose Otaka - coordenadora (Psicóloga pela PUC-SP, Psicodramatista (Instituto Sedes Sapientiae), Psicodramatista didata (Instituto Sedes Sapientiae), professora do curso Psicodrama: Conceitos Fundantes e suas Várias Aplicabilidades (Instituto Sedes Sapientiae) e Especialista em Sexualidade Humana pela FMUSP).

Andrea Raquel Martins Corrêa (Graduação em Psicologia na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP, 1994). Especialização em Sociopsicodrama pelo Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (IPPGC, 2004). Titulação em Psicodramatista Didata IPPGC (2007). Especialização em Literatura e Outras Linguagens pela UNIMEP (2018). Especialização em Atendimento Clínico das Diversidades Sexuais e de Gênero pelo Instituto de Pesquisa em Psicanálise e Relações de Gênero (IPPERG, 2024)).

Danielle Adelino (Psicóloga, Psicodramatista (Sedes Sapientiae) e Especializanda em Atendimento às Diversidades de Gênero e Sexualidade (IPPERG)).

Mirian Tassinari (Psicóloga, Psicodramatista, Didata pelo IPPGC (Campinas), Especialização em Violência Doméstica contra Crianças e adolescentes (UNISAL - Campinas, SP)).

Conteúdo Programático
  • Os estágios de desenvolvimento social a partir dos meios de produção. As relações entre o surgimento da família monogâmica, do patriarcado e da propriedade privada.
  • Afetos políticos: Perspectivas históricas e psicossociais sobre o sistema monogâmico. Possibilidades de relacionamentos plurais, perpassados ou não pela lógica da não monogamia.
  • Adoção: os mitos construídos historicamente e o desinteresse dos adotantes por crianças maiores e adolescentes. Os desafios na pós-adoção: a reestruturação do átomo social e a construção dos afetos.
  • Gênero e diversidade sexual: novas configurações familiares e novos modos de existir. A cis heteronormatividade em questão. O conceito de espontaneidade e papéis como potência de transformação nas relações.
  • Matriz de Identidade, Tele, e o Encontro como referência de saúde nas relações.

ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas expositivas e discussões a partir das leituras indicadas.

Destinado a

Psicólogos, profissionais da área da saúde e educação, estudantes universitários, pessoas interessadas em trabalhar com relações humanas.

Duração/Horário

Duração:

21/08/2025 a 25/09/2025.

Horário

Quintas-feiras, das 19h00 às 22h00.

Informações para inscrições

curso será no formato online, ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 18 horas.

Nº vagas: 20 (vinte).

Matrícula até: 19 de agosto de 2025.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 702,00 no cartão de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Compartilhar com: