Código: 9525
Objetivo

O curso ocorrerá no formato presencial

O Curso propõe um mergulho no universo do teatro, buscando investigá-lo como facilitador de processos de criação para o desenvolvimento humano. Por uma proposta vivencial-teórica, o curso apresentará a linguagem teatral, através de proposições artístico-pedagógicas que, ao serem transpostas para o trabalho em Arteterapia, podem ser utilizadas como recursos expressivos com a função também terapêutica. Pelo olhar existencial da abordagem gestáltica, o objetivo do módulo é, de modo experiencial, ampliar os repertórios dos participantes e auxiliar na composição de manejos terapêuticos que se utilizem da multiplicidade de processos, formas e conteúdos que as artes do corpo podem oferecer.

Corpo Docente

Júlia Fontes (arte educadora formada pela UFPE (Recife/PE) e arteterapeuta especializada pelo Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo/SP) e, atualmente, cursa graduação em Psicologia pela FMU (São Paulo/SP). Como artista educadora, facilita aulas de teatro e orientação artística para projetos diversos do campo da educação não formal. Como arteterapeuta é idealizadora do Ateliê do Sensível, integra a Coletiva Entreolhares e faz parte do Departamento de Arteterapia no Sedes. Como profissional interdisciplinar compõe a equipe de facilitadores de desenvolvimento de grupos da ONG Manual em Família).

Ligia Kohan (Atriz, arte educadora e arteterapeuta, especializada pelo Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo/SP). Como arte educadora, percorre uma jornada de quase 25 anos, na educação formal e não formal, e há mais de 10 anos agrega a Arteterapia à sua caminhada. Sol-te Ateliê é seu espaço de atuação, em que promove diversos ateliês, partindo especialmente do corpo, e atendimentos individuais e em grupo, com crianças, adolescentes e adultos. Desde sua formação, em 2014, integra o Departamento de Arteterapia do Sedes e já pertenceu à diretoria da AATESP da gestão de 2021 a 2025. Como artista, atuou em mais de 13 espetáculos e desde 2020 está mergulhada em seu solo autoral "Cartas à Mãe", além de outros desdobramentos e trabalhos como contadora de histórias e mediadora de leitura).

Conteúdo Programático
  • Práticas de consciência corporal e educação somática:  aquecimentos físicos e alongamentos, exercícios de pré-expressividade e partituras corporais.
  • Exercícios de criação de personagens.
  • Produção plástica e transposição de linguagem.
  • Jogos de integração e jogos teatrais.
  • Exercícios de apreciação e criação cênica.
  • Explanação teórica de alguns influentes pensadores do teatro, da dança e da performance.

ESTRATÉGIAS: As vivências escolhidas para compor o curso buscam trabalhar as variadas dimensões humanas tocadas pelo fazer teatral, aprofundando algumas temáticas existenciais, como: as histórias de vida, as personagens de si e suas funções, a criança interior, as relações, as emoções e o campo que emerge pelo contexto contemporâneo. Tais conteúdos poderão ser amplificados ao serem materializados através de formas expressivas, emergidas pelo uso dos componentes teatrais, tais como: a educação somática, a exploração do corpo-voz, o espaço cênico, a relação dialética palco-plateia, o jogo relacional entre atores, a imaginação como expressão da fantasia e o diálogo limítrofe entre o ficcional e o real na obra de arte. Compreendendo o trabalho de atuação dramática no Teatro como a ativação de um estado de “intensificação da vida”, pela Arteterapia utiliza-se bastante o exercício de enraizamento do corpo e o olhar focado na presença do aqui e agora como auxiliares no desenvolvimento integral das consciências: corporal, emocional e psíquica.

Durante as aulas, pretende-se sensibilizar os participantes de modo vivencial, pela experimentação de práticas oriundas de diversas vertentes e tradições das artes do corpo. Abordaremos, também, aspectos teóricos de pensadores influentes no teatro e na dança, que sistematizaram caminhos de preparação para a atuação dos profissionais das artes do corpo que se utilizaram do aprofundamento de habilidades humanas presentes nos processos existenciais. Essas práticas investigadas, quando reconfiguradas pelos processos de criação em terapia – comuns tanto na arte, quanto na vida – podem criar novos repertórios de “atuação” na vida dos seus clientes. Para essas referências teóricas levantadas, vida e arte não se separam, assim a prática teatral em terapia pode revelar camadas da vida pelas humanidades partilhadas, experimentando-as pelo fazer da arte dramática. Além dos profissionais da área das terapêuticas (psicólogos, arteterapeutas etc.), as práticas a serem investigadas nesse curso poderão ser experimentadas e, a seguir, multiplicadas por outros profissionais: profissionais da área da saúde e da educação e demais pessoas interessadas

Destinado a

Psicólogos, arteterapeutas (e demais terapeutas), educadores, artistas e pessoas interessadas nessas áreas.

Duração/Horário

Duração:

Datas: 23/08; 06 e 20/09; 04 e 18/10 e 01/11/2025.

Horário

Sábados, das 09h00 às 13h00. (aulas quinzenais)

Informações para inscrições

O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.

Carga horária: 24 horas.

Nº vagas: 20 (vinte).

Matrícula até: 21 de agosto de 2025.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 936,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Compartilhar com: