Código: 130
Objetivo

Especialização


CURSO NO FORMATO PRESENCIAL


O curso vem há 46 anos formando profissionais, muitos dos quais ocupam hoje cargos de liderança e destaque nas áreas social, clínica e de educação. O curso possibilita vivenciar e refletir sobre o desenvolvimento do papel do psicopedagogo e construir uma abordagem psicopedagógica integrando reflexão e prática.
São objetivos do curso:
Objetivo Geral:
Formar profissionais especializados para atuar em processos ensino - aprendizagem e nas dificuldades de aprendizagem e de ensinagem.
Objetivos Específicos:

  • Desenvolver postura psicopedagógica em profissionais que atuem na área da Educação, aprimorando a percepção de si mesmo e do outro enquanto ser individual, social e cultural.
  • Instrumentalizar o psicopedagogo nas diversas áreas do conhecimento, em uma visão interdisciplinar, para atuação nas dificuldades de aprendizagem.
  • Refletir criticamente a prática do psicopedagogo, ampliando a visão do processo de ensino aprendizagem, integrando teoria e prática na construção do seu papel.
  • Ampliar os recursos dos profissionais para lidarem com as diferentes inclusões no campo da educação, desenvolvendo o uso de diferentes recursos e tecnologias.
  • Desenvolver pesquisas na área, construindo novos conhecimentos.
Corpo Docente

Ana Luiza Colagrossi
Carla Sachs
Claudia Perrotta
Eloisa Quadros Fagali
Georgia Vassimon
Izilda Freitas Rolim
Márcia Maria Ferrari Ortiz
Maria Bernadette Casali,
Maria Christina de Magalhães Silvestre
Marilda Nogueira Costa de Almeida
Marlene Coelho Alexandroff
Rogerio Farias
Silvia Aparecida Santos de Carvalho
Vera Maria Rossetti Ferretti
Professores convidados

Conteúdo Programático

O curso aborda os seguintes temas:

  • Fundamentos da Psicopedagogia I: e Visão histórica da Psicopedagogia.
  • Fundamentos da Psicopedagogia II: A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget.
  • Teorias Psicogenéticas e suas possibilidades de intervenção; Vygotsky e Wallon.
  • Formação do papel do psicopedagogo e ética profissional I, II, III.
  • Formação do papel do psicopedagogo e a didática para o trabalho em grupo.
  • Psicopedagogia e linguagem: Processos e produções em linguagem e escrita I, II e III.
  • Problemas de aprendizagem I, II.
  • Psicanálise e Educação – Uma aproximação.
  • Fundamentos da Psicopedagogia: Contribuições de Jung e enfoque fenomenológico Psicopedagógico.
  • Intervenção Psicopedagógica – Contos e Narrativas como mediações clínicas psicopedagógicas.
  • Psicopedagogia Clínica com abordagem analítica contemporânea: “estilos cognitivos sócio afetivos”, símbolos, narrativas, prática psicopedagógica-arteterapêuticas.
  • Diagnóstico Psicopedagógico: Introdução ao diagnóstico Psicopedagógico, Contribuições da Psicanálise para a Anamnese e Linguagens Não Verbais.
  • Psicopedagogia e Educação Matemática I, II.
  • Neurologia e Educação.
  • Tecnologia e Educação.
  • Intervenção Psicopedagógica: Abordagem corporal e recursos de arteterapia I, II.
  • Psicopedagogia Institucional: Mediações psicopedagógicas da aprendizagem em grupo, em diferentes contextos e instituições: abordagem analítica, psicanalítica e fenomenológica.
  • Psicopedagogia nas Instituições: Novos Espaços de Aprendizagem.
  • Metodologia da pesquisa científica e Orientação de Monografia em Psicopedagogia.
  • Supervisão de prática clínica (estágio): introdução, supervisão I, II, III.
  • Orientação individual de monografia.

Atividades do Curso: O curso estrutura-se a partir de uma concepção de interligação entre teoria, prática e vivência pessoal. Além de aulas teóricas e seminários, são utilizadas nas aulas a metodologia psicodramática, sensibilizações e vivências de grupo.
A atividade prática obrigatória consta de atendimento com supervisões: diagnóstico e atendimento psicopedagógico de crianças, adolescentes e adultos realizados na Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae e/ou em instituições de saúde, educação e associações comunitárias, individualmente e/ou em grupo.
Observação: Os alunos deverão prever sua disponibilidade para estas atividades: aproximadamente três horas semanais (com flexibilidade na escolha dos horários), a partir do segundo semestre do curso.

Destinado a

Pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais afins, graduados em cursos superiores reconhecidos pelos órgãos federais competentes de acordo com a legislação vigente.

Duração/Horário

Duração:

Dois anos*. Carga horária do curso: 398 horas.
Observações: * O curso oferece um quinto semestre optativo, como complementação e aprofundamento. A formatação do curso responde às orientações da Associação Brasileira de Psicopedagogia.

Horário

Segundas e quartas-feiras, das 18h45 às 22h00.