A Arte de Contar e Ouvir Histórias na Contemporaneidadeformato online
O curso ocorrerá em plataforma online
"Os Contadores de Histórias cuidam para que o bem maior dos seres humanos, a capacidade para se humanizarem, não se perca."
Dan Yashisnk
Propiciar conhecimento e reflexão sobre as diversas formas de se trabalhar com a Palavra.
Contos de fadas, contos sufis, contos orientais e contos contemporâneos.
Enfocar o ato de contar histórias como uma das possibilidades de se romper o confinamento cultural e facilitar a imaginação criadora.
Propiciar vivência de processos de criação e expressão de quem conta e de quem ouve, facilitando a descoberta do contador de histórias que reside em cada um de nós.
Enfocar o ritual de contar histórias como um rico instrumento de transformação e cura.
Informar sobre o contar histórias para bebês, crianças, adultos e convalescentes.
Enfatizar a cultura de ensinamentos e sabedoria do passado que nos vale aprendizagens e domínio das nossas relações, no presente.
Oferecer um instrumento capaz de desenvolver e formar pessoas com desejo de compartilhar a vida pautada em valores éticos, sociais, morais e espirituais.
N. Alessandra M. R. V. Giordano (Estudou Psicologia, filosofia, pedagogia. É especialista em contos de Fadas, Psicodrama e arteterapia. Mestre em Ciências das Religiões e Doutora em Psicologia. Traz em sua bagagem contos antigos, lida com artefatos sagrados, meditações e silêncio. Adepta das medicinas da terra, carrega consigo, contos, histórias, mistérios, memórias e saberes de um tempo onde a palavra era sagrada e tinha o poder de curar. Autora dos livros: Contar Histórias: um recurso Arteterapeutico de Transformação e cura SP. Artes Médicas, 2007 e Contos que Curam: o conto tradicional nos processos arteterapeuticos. São Paulo, Ed. WAK, 2020).
-
Panorama histórico: origens e evolução da literatura infanto-juvenil.
A importância de contar e ouvir histórias em todas as idades; contando histórias para bebês, crianças, adolescentes, adultos e terceira idade.
O trabalho de capacitação de um contador de histórias. Ética dos narradores.
Contos de Fadas- Contos Sufis- Contos Orientais -Contos Tibetanos. Histórias que transformam.
Os vários contextos de utilização: terapêutico – meditação – metáforas de ensinamento superior – educativo – entretenimento – hospitais – asilos e para meninos com vivência de rua.
A escolha das histórias – por que essa história? – Segredos e Técnicas do contar histórias.
Como contar histórias? A narrativa oral (a palavra) Histórias desenhadas, Histórias com panos e lenços; Histórias com dobraduras e Histórias lidas (c/ livros).
ESTRATÉGIAS: Narrativa Oral. Criação e Reflexões a partir dos contos utilizando as diversas linguagens da arte: momentos mágicos do contar, cenário, narrador/personagem, sensibilização na ciranda de roda, trabalho com artes como facilitador auxiliar para a memória narrativa.
Todos que se ocupem do cuidado com a palavra e aqueles que gostariam de capacitar-se como contadores de histórias. Educadores. Professores, Psicólogos, Médicos, Assistentes Sociais, Pedagogos. Pais, Mãe, Avós.
Duração:
22/08/2024 a 24/10/2024.
Horário
Quintas-feiras, 19h30 às 22h30.
Informações para inscrições
O curso será no formato online, ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.
Carga horária: 30 horas.
Nº vagas: 20 (vinte).
Matrícula até: 20 de agosto de 2024.
INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 1.170,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).
Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...
Matrículas encerradas.
2.0 - © Instituto Sedes Sapientiae - Todos os direitos reservados.
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP/SP
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br