Prática Psicopedagógica na Escola e na Clínica: Intervenção e aprendizagem com diferentes abordagensformato presencial
O curso ocorrerá no formato presencial
- Refletir sobre o processo ensino/aprendizagem e sua complexidade.
- Vivenciar alguns recursos psicopedagógicos (histórias, linguagem plástica e jogos) que ajudam a potencializar aprendizagens mais significativas.
- Conhecer e compartilhar estratégias que favorecem o papel do psicopedagogo/educador como mediador do conhecimento.
- Trabalhar com as Histórias para instrumentalizar o psicopedagogo para a intervenção em leitura e escrita.
Izilda Freitas Rolim (Pedagoga pela PUCSP com certificado de Especialista da Educação Reg. N. 23.200. Psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae. Arte terapeuta pela Universidade Potiguar/Alquimy Art. Aperfeiçoamento em: Um percurso na obra de Winnicott pelo Instituto Sedes Sapientiae e Introdução a psicanálise para educadores pelo Espaço de Educação Winnicott. Docente, supervisora e coordenadora do curso de Formação em Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae. É membro do Departamento de Formação em Psicopedagogia).
Linda Derviche Blaj (Mestre em Letras pela USP, MBA Gestão de Museus; Psicopedagoga, Especialista em Cuidados Integrativos pela Unifesp, Pedagoga com especialização em educação Infantil).
Paulo Sérgio de Oliveira Júnior (Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, licenciado em Letras e Pedagogia, professor de Língua Portuguesa, Psicólogo e revisor de textos. É membro do Departamento de Formação em Psicopedagogia).
Existe a necessidade de revermos o paradigma educacional, para podermos avançar nas transformações necessárias que o mundo contemporâneo exige. E, ampliando as discussões acerca das Relações Étnico-raciais na escola, apresentaremos conceitos relacionados ao “Letramento Racial”, refletindo sobre racismo e a identidade negra e sua relação com o aprendizado.
Propostas de prática de intervenções e aprendizagem com diferentes abordagens:
- O Jogo que constrói a grupalidade: Como trabalhar no agora? Instrumento de diagnóstico, avaliação e desenvolvimento de habilidades.
- Oficina de bonecos: como desenvolver um texto na prática clínica.
- As Histórias como recurso de aprendizagens: Elas dizem algo que nos reconhecemos? Em que esta história pode nos ajudar: Na aprendizagem? Qual conteúdo? E com valor terapêutico?
- A Linguagem Artística como expressão não verbal com fundamentação Junguiana.
- Recursos audiovisuais no processo de aprendizagem.
ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas e práticas envolvendo vivências de diferentes recursos psicopedagógicos e reflexões sobre as abordagens levantadas.
Psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, educadores, profissionais da área de educação e estudantes de graduação.
Duração:
19/08/2024 a 25/11/2024.
Horário
Segundas-feiras, das 15h00 às 17h00.
Informações para inscrições
O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.
Carga horária: 30 horas.
Nº vagas: 20 (vinte).
Matrícula até: 15 de agosto de 2024.
INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 1.170,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).
Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...
Matrículas encerradas.
2.0 - © Instituto Sedes Sapientiae - Todos os direitos reservados.
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP/SP
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br