Código: 7229
Objetivo

O curso ocorrerá no formato presencial

  • Refletir sobre o processo ensino/aprendizagem e sua complexidade.
  • Vivenciar alguns recursos psicopedagógicos (histórias, linguagem plástica e jogos) que ajudam a potencializar aprendizagens mais significativas.
  • Conhecer e compartilhar estratégias que favorecem o papel do psicopedagogo/educador como mediador do conhecimento.
  • Trabalhar com as Histórias para instrumentalizar o psicopedagogo para a intervenção em leitura e escrita.
Corpo Docente

Izilda Freitas Rolim (Pedagoga pela PUCSP com certificado de Especialista da Educação Reg. N. 23.200. Psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae. Arte terapeuta pela Universidade Potiguar/Alquimy Art. Aperfeiçoamento em: Um percurso na obra de Winnicott pelo Instituto Sedes Sapientiae e Introdução a psicanálise para educadores pelo Espaço de Educação Winnicott. Docente, supervisora e coordenadora do curso de Formação em Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae. É membro do Departamento de Formação em Psicopedagogia).

Linda Derviche Blaj (Mestre em Letras pela USP, MBA Gestão de Museus; Psicopedagoga, Especialista em Cuidados Integrativos pela Unifesp, Pedagoga com especialização em educação Infantil).

Paulo Sérgio de Oliveira Júnior (Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, licenciado em Letras e Pedagogia, professor de Língua Portuguesa, Psicólogo e revisor de textos. É membro do Departamento de Formação em Psicopedagogia).

Conteúdo Programático

Existe a necessidade de revermos o paradigma educacional, para podermos avançar nas transformações necessárias que o mundo contemporâneo exige. E, ampliando as discussões acerca das Relações Étnico-raciais na escola, apresentaremos conceitos relacionados ao “Letramento Racial”, refletindo sobre racismo e a identidade negra e sua relação com o aprendizado.
Propostas de prática de intervenções e aprendizagem com diferentes abordagens:

  • O Jogo que constrói a grupalidade: Como trabalhar no agora? Instrumento de diagnóstico, avaliação e desenvolvimento de habilidades.
  • Oficina de bonecos: como desenvolver um texto na prática clínica.
  • As Histórias como recurso de aprendizagens: Elas dizem algo que nos reconhecemos? Em que esta história pode nos ajudar: Na aprendizagem? Qual conteúdo? E com valor terapêutico?
  • A Linguagem Artística como expressão não verbal com fundamentação Junguiana.
  • Recursos audiovisuais no processo de aprendizagem.

ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas e práticas envolvendo vivências de diferentes recursos psicopedagógicos e reflexões sobre as abordagens levantadas.

Destinado a

Psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, educadores, profissionais da área de educação e estudantes de graduação.

Duração/Horário

Duração:

19/08/2024 a 25/11/2024.

Horário

Segundas-feiras, das 15h00 às 17h00.

Informações para inscrições

O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.

Carga horária: 30 horas.

Nº vagas: 20 (vinte).

Matrícula até: 15 de agosto de 2024.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 1.170,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Matrículas encerradas.



Compartilhar com: