Código: 7229
Objetivo

O curso ocorrerá no formato presencial

  • Refletir sobre o processo ensino/aprendizagem e sua complexidade.
  • Vivenciar alguns recursos psicopedagógicos (histórias, linguagem plástica e jogos) que ajudam a potencializar aprendizagens mais significativas.
  • Conhecer e compartilhar estratégias que favorecem o papel do educador como mediador do conhecimento.
  • Ampliar a reflexão sobre a relevância do trabalho em grupo no espaço escolar.
  • Desenvolver um olhar que não foque apenas nas faltas e dificuldades, mas que também enxergue recursos, talentos e facilidades.
Corpo Docente

Cristina Teresa del Nero Ferreira (Psicóloga com especialização em Psicopedagogia, docente de cursos de Psicopedagogia).

Izilda Freitas Rolim (Pedagoga com especialização em Psicopedagogia e Arte Terapia, docente e coordenadora do curso de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae).

Linda Derviche Blaj (Mestre em Letras pela USP, Pedagoga com especialização em Educação Infantil e Psicopedagogia, especialista em Cuidados Integrativos pela Unifesp, MBA Gestão de Museus).

Maria Beatriz Ribolla (Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, Psicóloga com especialização em Gestalt, especialista em Arteterapia, Psicopedagogia e Neuropsicologia).

Paulo Sérgio de Oliveira Júnior (Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, licenciado em Letras e Pedagogia, professor de Língua Portuguesa, Psicólogo e revisor de textos).

Conteúdo Programático

Autor como Edgar Morin reflete sobre a necessidade de se rever o paradigma educacional, para podermos avançar nas transformações necessárias que o mundo contemporâneo exige, para que o homem das futuras gerações desenvolva mais solidariedade, empatia e compreensão da humanidade. Sob o referencial teórico desse autor o curso se propõe a refletir sobre a educação de ontem, hoje e amanhã.
A teoria de Alicia Fernández, psicopedagoga argentina, nos fornece elementos para maior reflexão e compreensão da complexidade do processo de ensino e aprendizagem: fatores que favorecem e dificultam o aprender.
E sobre o Letramento Racial, traremos Aparecida de Jesus Ferreira, onde trata do uso da escrita para se pensar raça, racismo e a identidade negra.
Haverá espaço para discussões de casos do curso como: “Ele se recusa a ir à escola; como reagir às notas baixas”? – Para elaboração e reflexão de ações possíveis.
Propostas de experiências de aprendizagem por meio de diferentes linguagens para a reinvenção e construção personalizada do conhecimento:

  • Linguagem Plástica: O fazer artístico contempla muitos significados. “Criar é próprio do artista onde não há criação, a arte não existe…” Henri Matisse.
  • Tecnologia e Educação: parceria possível: “É possível, para você, viver sem a mediação tecnológica?”
  • As Histórias como recurso de novas aprendizagens. Elas dizem algo que nos reconhecemos: a criação de imagens após a leitura de um conto tibetano de tradição oral, muitas aprendizagens podem surgir…
  • O Jogo que constrói a grupalidade. O jogo: Como trabalhar no agora? Trabalhar o jogo como instrumento de diagnóstico, avaliação e desenvolvimento de habilidades.

ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas e práticas envolvendo vivências de diferentes recursos psicopedagógicos e reflexões sobre as abordagens levantadas.

Destinado a

Psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, educadores, profissionais da área.

Duração/Horário

Duração:

18/03/2024 a 24/06/2024.

Horário

Segundas-feiras, das 15h00 às 17h00.

Informações para inscrições

O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.

Carga horária: 30 horas.

Nº vagas: 20 (vinte).

Matrícula até: 14 de março de 2024.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 1.170,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Compartilhar com: