Código: 7343
Objetivo

O curso ocorrerá no formato presencial

Refletir sobre o que é inclusão escolar.
Discutir os processos de escolarização de crianças com entraves na sua constituição psíquica a partir da produção teórica que fundamenta a psicanálise.
Desenvolver estratégias para a reorganização de práticas educativas.
Corpo Docente

Nana Corrêa Navarro (psicóloga, psicanalista pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, Mestre em Psicanálise e Educação pela FE/USP e Assessora de Práticas Inclusivas).

Conteúdo Programático
  • Da Educação Especial à Educação para todos – contextualizar os referenciais que fundamentam a atual Política Nacional de Educação e o conceito de Educação Terapêutica.
  • O discurso que engloba a família, a criança e a escola.
  • A psicanálise com crianças.
  • Constituição do sujeito.
  • As psicoses e os autismos.
  • O encontro de crianças autistas e psicóticas com a escrita formal.
  • Estratégias possíveis nos processos de escolarização de crianças graves.
  • Intervenções no ambiente escolar: com família e com equipe escolar.
ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas, uso da linguagem cinematográfica e discussões de situações do cotidiano escolar.
Destinado a

Profissionais e universitários da área de Educação e Saúde.

Duração/Horário

Duração:

03/04/2025 a 26/06/2025.

Horário

Quintas-feiras, das 20h00 às 22h00.

Informações para inscrições

O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.

Carga horária: 20 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 01 de abril de 2025.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 780,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Compartilhar com: