
Abordagem Psicanalítica das Problemáticas Alimentares: uma introdução

O curso ocorrerá em plataforma online
Este curso, proposto por membros e ex-membros do Projeto de Pesquisa e Clínica Psicanalítica das Problemáticas Alimentares que funciona no Departamento de Psicanálise e da Clínica Psicológica do Sedes Sapientiae desde o ano 2000, tem por objetivo apresentar ao aluno como a psicanálise compreende a constituição das problemáticas alimentares que se apresentam no corpo, mas se articulam com constituição do psiquismo e com as formas contemporâneas de vínculo e de alimentação. Bem como, visa capacitar o aluno a identificar uma patologia alimentar e desenvolver uma escuta que o permita lidar com esse paciente a partir da especificidade de sua profissão articulada à perspectiva psicanalítica. Por se tratar de um curso aberto a diferentes áreas de formação, não exige conhecimentos prévios de Psicanálise; esses serão introduzidos as primeiras aulas do curso.

Camila Junqueira - coordenadora (psicóloga, psicanalista, doutora e pós-doutora pelo IPUSP)
Débora P. R. Felgueiras (socióloga e psicanalista)
Liliane de B.V.G Mendonça (psicóloga e psicanalista)
Mabel Casakin (psicanalista e terapeuta familiar)
Maria M. B. Castanheira (psicóloga e psicanalista, colaboradora, pesquisadora e especialista em transtornos alimentares pelo PROATA/Unifesp)
Maria Cristina Petry B. Martinha (psicóloga e psicanalista)
Nanci de Oliveira Lima (psicanalista, Membro do Grupo de Transmissão e Estudos de Psicanálise)
Renata Gaspar (psicóloga, psicanalista, mestre em administração)
Rose Rossetti Miranda (psicóloga e psicanalista)
Todas as professoras são Membros do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e são membros ou ex- membros do Projeto de Pesquisa e Clínica Psicanalítica das Problemáticas Alimentares do Departamento de Psicanálise e da Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae.

- A alimentação e os vínculos na sociedade contemporânea.
- Introdução ao pensamento psicanalítico e seus conceitos básicos.
- A constituição do psiquismo em Freud, Winnicott e Lacan.
- Introdução à nosologia psicanalítica (neurose, psicose, perversão e funcionamento-limite).
- Corpo.
- Adolescência.
- Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar.
- Transgeracionalidade e o trabalho com a família.
- Manejo Clínico das problemáticas alimentares.
ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas, discussão de textos, de filmes e de casos clínicos.

Profissionais da área da Saúde (psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, médicos, etc), da Educação (professores, educadores físicos e coordenadores pedagógicos, etc.) e do Serviço Social. Estudantes de Psicologia a partir do 4º ano.

Duração:
27/03/2021 a 19/06/2021.
Horário
sábados das 09h00 às 13h00.
Informações para inscrições
O curso do 1º semestre 2021, no formato online, será ministrado ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. (Google Meet). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.
Carga horária: 40 horas.
Nº vagas: 27 (vinte e sete).
Matrícula até: 25 de março de 2021.
INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 1.560,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).
Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...
2.0 - © Instituto Sedes Sapientiae - Todos os direitos reservados.
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP/SP
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br