Código: 8579
Objetivo

O curso ocorrerá em plataforma online

Abordar e contextualizar os principais aspectos do movimento político e social das pessoas com deficiência nas áreas: históricas, educacionais, psicológicas e comunicacionais.
Conversar sobre a urgente necessidade do lugar de fala e do protagonismo de profissionais com deficiência em relação aos estudos acadêmicos na área, a partir de relatos das vivências pessoais e profissionais das quatro professoras do curso que são todas mulheres com deficiência!

Corpo Docente

Julia Paladino - coordenadora (educadora e psicopedagoga com deficiência visual).
Leandra Migotto Certeza - professora (jornalista, escritora e consultora em diversidade com deficiência física).
Shirley Menezes - professora (servidora pública da saúde e psicóloga com deficiência física).
Estela Lapponi - professora (vídeo artista e performer com deficiência física).

Conteúdo Programático

Refletir sobre os principais tabus, estigmas, paradigmas, preconceitos e discriminações em relação às questões psicológicas (dentro da visão sistêmica familiar) e sociais da condição de deficiência.
Apresentar os principais conceitos sobre Acessibilidades: física, comunicacional, e atitudinal; Educação para todos e todas, Anti-capacitismo, Processos de: segregação, exclusão, integração, inclusão, anti-inclusão; Identidades, Protagonismos e Direitos Humanos das Pessoas com Deficiências; Legislações internacionais e nacionais vigentes, Terminologias e nomenclaturas corretas; entre outros assuntos.

Estratégias: Atividades participativas com alunas e alunos por meio de aulas ao vivo, compartilhamento de material de apoio com: textos, vídeos e links.

Destinado a

Estudantes de psicologia, profissionais da área de psicologia, pedagogia, educação, cultura, comunicação, artes e público em geral.

Duração/Horário

Duração:

18/03/2025 a 10/04/2025.

Horário

Terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30.

Informações para inscrições

curso será no formato online, ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 16 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 16 de março de 2025.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 30,00 no cartão de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Matrículas encerradas.



Compartilhar com: